terça-feira, 30 de dezembro de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

A Chave da Permissão e os Pontos Cegos

" Além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel" I Co 4:2

Atenção! 

Antes de colocar em prática técnicas e apelos de marqueteiros que se autointitulam bem-sucedidos financeiramente, pause e confronte tudo à luz das Escrituras. Nem todo método bem sucedido honra a Deus. Pergunte com honestidade: essa prosperidade promove fidelidade, contentamento e generosidade, ou apenas alimenta ambição e autossuficiência? Deus amplia permissão de quem Ele pode confiar. A prosperidade sem vigilância e sem propósito expõe pontos cegos. Sansão usou a permissão, mas negligenciou limites. Princípio cristão: ' Deus não limita a prosperidade; Ele limita a permissão quando o caráter não acompanha o crescimento'.

Cuidado!

A Bíblia não condena o crescimento, mas estabelece um princípio inegociável: somos mordomos, não donos (I Co 4:2). Onde o coração não é examinado, os pontos cegos conduzem decisões que parecem sábias, mas espiritualmente perigosas. Esaú trocou herança por satisfação imediata. O problema não foi a permissão, mas a falta de governo espiritual. A Bíblia diz que o coração é enganoso (Jr 17:9) e, quando não tratado, transforma conquistas em armadilhas. Crescer sem caráter não é avanço, é risco.  A questão não está na permissão nem nos pontos cergos, no governo espiritual. Quem me governa? Já caiu na armadilha de um ponto cego?  

Lembrete!

Prosperidade não é sinal de chegada, é teste de alinhamento. Deus amplia a permissão de quem permite ser tratado. Antes da permissão, pergunte: 'O que ainda não estou vendo em mim? A chave da permissão permanecer nas mãos de quem deixa Deus revelar, corrigir e governar, e até os seus pontos cegos; mantendo o coração firmado na eternidade. Pontos cegos não vigiados transformam conquistas em armadilhas. Onde o caráter é vencido por pontos cegos, a queda se torna uma questão de tempo. O 'não' tem o mesmo peso de maturidade que o 'sim'.  Guarde essa pitada: 'Nem toda porta aberta é aprovação divina - algumas são testes  de discernimento'. Amém!

Arão  e Elzi  Salgado



ESTÁ CHEGANDO A NOVA SÉRIE DEVOCIONAIS:

CHEK-UPE DA ALMA 

 

3 comentários:

  1. Amém. Me ajude a entender e internalizar sobre esse assunto Senhor. E q os cruéis poderosos e corruptos que caiam em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Deus tem a chave da permissão. Confiemos Nele.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Me dê discernimento Senhor, quero ser fiel até o fim

    ResponderExcluir