sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

PITADA DE SABEDOR

 

O Mundo dá com uma mão e tira com a outra.

" E tomai o melhor da terra do Egito, e comei a fartura da terra' Gn 45:18

Atenção! 

A Bíblia aponta caminhos e perigos. Passando pela leitura 93 da minha bíblia, fui levado a concordar com Salomão: 'não há nada novo debaixo do sol' Ec 1:9. A história se repete, apenas muda o cenário. José, um hebreu fiel a Deus, tornou-se um grande administrador no Egito. Por causa de sua sabedoria e temor ao Senhor, uma nação pagã inteira foi preservada da fome, e seu povo foi, por um tempo, beneficiado (Gn 44-47). Com o passar de  quatro gerações, o mesmo Egito que acolheu passou a explorar. Aquilo que foi dado, depois foi tirado. O favor virou repressão. A Bíblia alerta: 'Não ameis o mundo... 'I Jo 2:15. O fim desse amor desordenado é sempre frustração.

Cuidado!

Essa reflexão é o cuidado que todo cristão deve ter com sua entrega ao sistema do mundo. Um lembrete aos Josés de hoje -  a todos cristãos que ocupam posições de influência, liderança, gestão e decisão: Prosperar no sistema do mundo sem discernimento espiritual pode levar à perda da identidade, da fé e da liberdarde interior. A história de José e de seu povo é o retrato do sistema do mundo: concede para dominar, abençoa para controlar, prospera para depois explorar. O mundo pode reconhecer a sua competência, mas nunca compartilhará seus valores. Favor sem aliança com Deus é sempre temporário.

Lembrete!

Leve isso em consideração: no mundo moderno duas forças têm marcado o sistema econômico - o capitalismo, que muitas vezes explora em nome da prosperidade, e o socialismo, que frequentemente explora a mão de obra em nome da igualdade. Ambos sistemas embora distintos em discursos já demonstrara em suas práticas tendências de usar pessoas como meios, não como fins. Quando esses sistemas facilitam em excesso, isso sempre resulta em um fatura - espiritual, emocional e, muitas vezes na própria saúde. A Pitada de sabedoria: 'Use os recursos do mundo sem depender deles, Sirva com excelência, mas confie plenamente no Senhor, porque só Ele dá sem depois tirar'. Amém!

Arão e Elzi Salgado   

Um comentário: