Deus não abençoa esperteza...
" Assim o homem (Jacó) se tornou extremamente rico, e teve muitos rebanhos, servos e servas, camelos e jumentos' Gn 30:43
Atenção!
Atente para elucidação desse versículo. À primeira vista, o enriquecimento de Jacó parece resultado de uma estratégia 'esperta' ao lidar com seu sogro Labão (Gn 30:37-43). Porém, o relato bíblico deixa claro que a verdadeira causa da sua prosperidade não foi a astúcia humana, mas a promessa divina. Em Gn. 31, o próprio Jacó reconhece: foi Deus quem viu a injustiça e interveio a seu favor. Atenção é o cuidado para não confundir esforço, dedicação e diligência com esperteza. Trabalhar duro é bíblico; manipular para obter vantagem é reprovado por Deus. 'Deus não abençoa atalhos tortos, mas sustenta passos retos'.
Cuidado!
A Bíblia afirma que bênção é fruto de aliança, não de esperteza. Jacó fez uma aliança com Deus quando tinha apenas uma pedra por travesseiro. Deus honra a sua promessa mesmo quando o ambiente é injusto. Na prática, isso nos chama a viver com integridade no trabalho, no ministério, nos negócios e nos relacionamentos. Não precisamos manipular pessoas ou situações para que nossos projetos 'deem certos'. Qualquer manipulação a bênção perde força. Labão perdeu força de liderança em relação ao genro Jacó. A esperteza pode gerar resultados rápidos, mas cobra um preço alto na consciência, nos relacionamentos e na comunhão com Deus.
Lembrete!
Para Deus cumprir promessas não precisa de jeitinhos humanos. Jamais compactuará com malícia, nem chancela a esperteza que nasce da desconfiança ou do medo de perder algo. Ainda assim - Deus é Deus. Ele protege Seus servos das injustiças, leva-nos a corrigir rotas distorcidas, mesmo quando estamos inseridos em sistemas desleais. A bênção não vem do 'jeitinho', mas da fidelidade de Deus a Sua Palavra. Deus abençoa quem cedo madruga? Sim - quando a madrugada vem acompanhada de diligência, integridade e dependência do Senhor, não de trapaças. 'Quem anda sob promessas divinas não precisa enganar para prosperar'. Amém!
Arão e Elzi Salgado
Promessas de Deus estão relacionadas a nossa provisão, mas quando estamos No Caminho. Não há garantia e promessas fora do Caminho, há consequências. Mesmo no Caminho não há promessas de Deus que vão além do sustento e do necessário. As conquistas além disso daí frutos da nossa dedicação e eles podem ser bençãos quando não tomam o lugar do Senhor e do seu ministério para nós,
ResponderExcluir