quarta-feira, 16 de julho de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Fuja da Ilusão das Facilidades...

" O dinheiro ganho depressa acaba depressa, mas quem junta pouco a pouco terá cada vez mais" Pv 13:11 BLH

Atênção! Não fuja da vida, fuja da ilusão! Não se iluda com 'cases de sucesso'. Não se iluda que as futilidades da vida é sinônimo de sucesso. As gerações Y e Z são atraídas pelo imediatismo e pelo resultado do menor esforço. As redes sociais mostram o palco iluminado, mas não mostram os bastidores da vida real, que não há conquistas sem esforço e planejamento.  

Recado! Jovem! A sua geração corre perigo. Você está vivendo na era da velocidade, dos atalhos e dos 'resultados micro-ondas'. Cuidado! A realidade está mostrando que há uma fuga da vida real na busca de um tesouro de ilusões fantasiosos e fictícios. Você pode está destruindo um tempo precioso nessa faze da vida que dificilmente terá uma segunda chance. Uma segunda oportunidade pode vir numa situação mais difícil. A vida real não é feita de algoritmos que promovem sucesso sem esforço. A ladeira da vida é íngreme.

Lembrete! Direto ao ponto! A verdadeira iluminação não vem dos palcos, dos holofotes ou das redes sociais. Ela nasce no interior - no silêncio das decisões, na constância dos princípios e na busca sincera por um propósito maior. Brilhar diante dos homens não vale nada se você estiver apagado diante de Deus. Cultive uma vida com propósito, integridade e fé. Deus quer te colocar numa posição de destaque: " Você já observou um homem diligente em seu trabalho? Ele estará diante dos reis; não permanecerá numa posição inferior" Pv 22:29

Arão e Elzi Salgado

terça-feira, 15 de julho de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Presunção é o oposto de fé...

" Vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade... em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser..." Tg 4:13-15

Atenção! Cuidado com a presunção é uma falsa crença, uma versão da arrogância. Por quê? 1. Ignora a soberania de Deus; 2) Exalta a autossuficiência humana; 3) Rejeita  submissão a doutrina de convergência ao evangelho de Cristo. É arrogância porque tira Deus do trono e coloca o 'eu' no comando. A presunção é uma atitude sutil, perigosa, que pode estar infiltrada no ambiente cristão com aparência de fé.

Recado! Arrogância age no silêncio, se esconde atrás de boas intenções, de gestos piedosos e até de planos espirituais. É o oposto da fé. A fé se apoia em Deus, a presunção se apoia em si mesmo. A fé consulta, espera e obedece. A presunção decide, apressa e ignora. A fé diz: 'Se o Senhor quiser'. A presenção diz: 'Eu vou fazer, eu posso'. A fé espera o tempo de Deus. A presunção corre na frente de Deus.

Lembrete! Se você anda por fé, o seu futuro está comprometido com a eternidade. Se você anda dominado pela presunção já comprometeu o  seu presente  e o seu futuro será incerto. A fé, ao contrário, ilumina pavimenta o seu futuro sem roubar a energia do presente. Com quem você fica, com a Fé ou com a presunção? Guarde essa Palavra: "Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!" Is 5:21.

Arão e Elzi Salgado



segunda-feira, 14 de julho de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

A Fé Que Gera Esperança...

" Olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da fé. Jesus, ... e está assentado à destra do trono de Deus"

Hebreus 12:2

Atenção! A sua fé é do tamanho de sua esperança? A fé está ancorada naquilo que acreditamos, e a esperança é o metro da nossa fé. Fé pequena esperança pequena. Quando a esperança se agiganta é sinal que sua fé está viva num processo crescente e perseverante. Uma fé pequena não vê horizonte, vê problemas. A fé de Abraão enxergou um horizonte distante: nem todas as promessas se cumpriram em vida, mas creu e viveu por fé; e todas as  promessas se cumpriram no tempo de Deus ( Hb 11:13).

Recado! A sua fé planta sementes de futuro, muitos dos  frutos aparecerão quando você não estará mais aqui. Abraão em vida viu o nascimento do filho da promessa mas não viu a grande nação da promessa se formar. Ele não viu a posse da terra de Canãa, onde foi peregrino. Ele não viu o Messias, mas creu que da sua descendência  viria a salvação (Gl 3:16).

Lembrete! A verdadeira fé não é fruto de nossa vontade. Não é um sentimento vago, mas uma convicção firme que sustenta o propósito, que gera esperança eterna. Uma fé que não é gerada baseada em circunstância, por receber uma graça, um milagre, mas na fidelidade de Deus a seu favor. Essa é a fé que nos faz esperançar no impossível, nos mantém de pé quando os ventos estão contrários: a fé que vence o mundo. Nossos olhos estão fixos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé (Hb 12:2).

Arão e Elzi Salgado


domingo, 13 de julho de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Pequenos Problemas, Grandes Oportunidades...

" Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito' Lc 16:10

Atenção! Você está desprezando pequenos problemas? Saiba, podem se transformar em grandes oportunidades. Você conhece a história de Davi? Tudo começou de um 'pequeno problema'. Deixar as ovelhas que cuidava no campo, para levar comida aos seus irmãos que estavam em serviço militar. Não tinha noção que estava as portas da sua maior oportunidade de lutar com o Golias e mudar a sua história. O que parecia um pequeno dever familiar abraçou como a maior oportunidade até chegar a ser rei de Israel (I Sm 17). Deus provoca pequenos problemas, circunstanciais, para treinar e lapidar os seus heróis. Você está nesse treinamento.

Recado! As vezes, aquilo que parece pequeno problema, irrelevante ou até incômodo pode esconder uma grande oportunidade. A chave está como você enxerga e reage aos detalhes que está te forjando a desfios maiores. Você já percebeu como Deus nos testa nas pequenas coisas? Lc 16:10: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito'. Esse princípio vale para todos. O jeito como lidamos com pequenos conflitos, tarefas que nos incomodam, está nos preparando para algo maior. 

Lembrete! Nada acontece por acaso. Faça o seu próprio teste: 1) Tá com um 'probleminha'? Trate como se fosse o início de uma grande oportunidade; 2) Está vivendo algo 'pequeno'? Faça com amor, excelência, mesmo que não tenha platéia para aplaudir você; 3) Quer ser promovido para o 'muito' de Deus, seja fiel no pouco. Esta frase é para jamais esquecer: " Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito'.

Arão e Elzi Salgado




sábado, 12 de julho de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Ainda que...

"Ainda que a figueira não floresça, não haja fruto na vide...os campos não produzam....todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação' Hc 3:17-18.

Atenção! Não se desespere, mas também não fique  achando que tudo é um mar de rosas. O  'ainda que...' há pessoas que estão passando por alguma situação difícil hoje. Recebeu um diagnóstico ruím, perdeu o emprego, sem crédito, vivendo um divórcio, um luto..... Você pode estar vivendo um vale hoje, mas o vale não é o seu fim. Como Igreja ( PIB de Campo Grande MS) estamos vivendo o nosso vale, acabamos de despedir do nosso pastor presidente, Gilson Breder. O 'ainda que...' de  Habacuque, trás uma palavra de fé e de esperança de esperar e confiar no Senhor. Deus está no controle!

Recado! A Bíblia não esconde as tribulações desta vida, mas também não omite o  socorro e livramento. Jó perdeu tudo e entendeu: 'Receberemos o bem de Deus, e não receberíamos também o mal? (Jó 2:10). Davi escreveu salmos de alegria e também de angústia profunda (Sl 13 e 42). Jesus declarou:" Em tudo somos atribulados, mas não angustiados..." ( 2 Co 4:8).

Lembrete! Jesus ao chamar os seus discípulos foi realista com eles. Não ofereceu  vida fácil, mas uma vida com propósito, cruz e glória eterna. Não se utilizou de palavras suaves ou promessas sem cruz (Mt 16:24). Convidou seus seguidores para uma jornada de renúncia, transformação e missão. Essa batalha será recompensada: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" (2 Co 4:17).  O Céu não será um lugar de consolo para os que sofrem, mas um lugar de recompensa para os que venceram em Cristo ( Ap 3:21; 21:7).

Arão e Elzi Salgado

sexta-feira, 11 de julho de 2025

HOMENAGEM PÓSTUMA...


⚫️ *NOTA DE PESAR* ⚫️


" Em nada tenho a minha vida por preciosa, contato que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus...." Atos 20:24

Homenagem Póstuma ao nosso querido Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Campo Grande, pastor Gilson Breder!

Hoje, essa  data  de  10 de julho ficará indelével, marca  o fim de uma trajetória ministerial robusta e  bem sucedida de nosso querido pastorzão Gilson Breder.

Como Pastor Presidente ( 1991 a 2025), conduziu  a nossa PIB com  muita sabedoria, firmeza e muita paixão. 

Ao longo dessas mais de três décadas, o Pastor Gilson não apenas ocupou a função de pastor presidente — ele viveu  intensamente um chamado. Foi pastor de vidas,  conselheiro de pastores,  mentor de líderes, ponte de reconciliação, e acima de tudo, um servo apaixonado por Cristo. 

Sua liderança e notória influência transcendeu os muros da nossa Igreja,  servindo a nossa denominação Batista a nível Nacional e como presidente da CBSM,  pela sua ativa influência e firme posicionamento  foi reconhecido como  cidadão sul-mato-grossense.

Nosso pastorzão foi uma voz  serena, respeitada, um exemplo de equilíbrio,  com um  carisma cativante e amigo de todos seus colegas pastores. As suas ovelhas distinguiam a sua voz.

Quando assumia o púlpito, cada sermão vinha como maná do céu - cheio de graça e inspiração. 

Um gestor  sábio,  sabia delegar e formar sua equipe ministerial. Seu ponto  forte  o abraço - Inconfundível! sempre carregado de um extravagante e espontâneo sorriso. 

A marca registrada de seu legado pastoral está por todos os ministérios da PIB.  Hoje somos uma Igreja  consolidada com ministérios relevantes: Escola de Discípulos, Escola da Família,  Projetos Sociais, Ministério do MINI, Ministério de Missões, Adoradores, Terceira Idade, Ministerios Pequenos Grupos.  

Agora, não contaremos mais com sua presença física seu legado ecoará por gerações. 

Pastor Gilson  nos ensinou que liderar é servir, que autoridade é sinônimo de humildade, e que o Reino de Deus se constrói de Amar a Deus e Amar Pessoas. 

À família Breder,  representada pela nossa querida pastora Vasti,  registramos nossa gratidão. A PIB  foi abençoada porque a família  Breder  compartilhou  conosco de nossas conquistas. 

A saudade será profunda, mas o consolo é eterno: “Bem-aventurados os que morrem no Senhor... pois suas obras os seguirão” (Apocalipse 14:13).

Nosso pastorzão  Gilson, o seu combate terminou, o seu legado será honrado pelas gerações que por aqui passarão. 

Bravamente Lutaste o bom combate, terminaste a carreira, guardaste a fé. E nós continuaremos a missão — com os olhos no céu, os pés no chão, e a inspiração do teu exemplo viva em nós.


FAMÍLIA PIB E MINISTÉRIOS

🙌🏻❤‍🔥  Representando as suas ovelhas, Arão e Elzi

quinta-feira, 10 de julho de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Prováveis em improváveis....

" A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda" Pv 16:18

Atenção! A vida tem mostrado nem sempre quem tem tudo para dar certo termina bem a carreira. Na Bíblia, dois homens ilustram isso com clareza: Sansão e Saul. Sansão foi separado por Deus desde o ventre, recebeu força sobrenatural e um chamado específico para libertar o seu povo dos filisteus. Foi vencido pela autossuficiência. Saul escolhido ungido por Deus, cheio do Espírito, começou humilde e obediente, foi vencido pelo medo, orgulho e desobediência.

Recado! Que lições você tira desses dois personagens bíblicos? Ter dons, chamado de Deus, unção, pode ser um bom começo, mas não garante como chegará no fim. O provável, o habilitado que preenche todas as condições, só permanece provável quando há humildade, obediência, diligência e vililância contínua.

Lembrete! Três ações práticas para não terminar a carreira como improvável: 1) Confie mais em Deus do que em suas próprias capacidades; 2) Não negocie obediência por conveniência; 3) Permaneça fiel do começo ao fim. Guarde essa frase: " Quem começa com Deus precisa terminar com Ele. O provável só se cumpre quando a fidelidade é constante.

Arão e Elzi Salgado