sábado, 7 de janeiro de 2012

2012 O ANO "D" DO DISCIPULADO NA PIB

0 ano de 2012 será marcado na vida de muita gente. Para uns de desafios e realizações e frustrante para outros. Para nossa igreja o ano de 2012 será marcado como o ano “ D” para o discipulado cristão.

A Expressão dia “D” é usada quando decisões importantes e inadiáveis precisam ser tomadas na vida, como se fosse uma decisão de guerra. O discipulado é uma decisão importante na vida de cada cristão. Não é opcional é mandamento do Senhor Jesus ( Mt. 28:19,20). Para que você membro da PIB, viva o ano “D” do discipulado é preciso que três atitudes importantes aconteçam com você - 3 “ D ’s ”:

(1) “D” - Decidir obedecer a ordem de Jesus;

(2) “D” - Discernir espiritualmente como desenvolver a prática do discipulado á Luz da Bíblia;

(3) “D” – Dedicar o discipulado como prioridade de vida

1) Decidir obedecer é o passo inicial. Para isso, é preciso entender o propósito de Deus, reconhecer que o crente é um discípulo em aprendizado contínuo para servir e não para ser servido. O êxito do discipulado depende do nível de maturidade que almejamos alcançar. Nas epístolas encontramos referências a pelo menos três níveis de crentes: criança no entendimento (1 Co 3:1); em crescimento (Col. 1:9,10) ; carnais ( 1 Co 3:3).

2) Discernimento espiritual é a habilitade conferida pelo Espírito Santo ao crente para distinguir o real do aparente e a verdade da mentira. Um dom indispensável a todo cristão.
Discernimento espiritual habilita o discípulo a se tornar habilidoso, nas questões espirituais, como a um cirurgião que subtrai um tumor sem prejudicar o órgão do corpo, devolvendo a uma vida saudável.

É possível alcançar esse nível espiritual através da busca do conhecimento bíblico, de uma vida de oração e de ações piedosas. São instrumentos indispensáveis que habilitam um discípulo ao tratar com o pecado e as fraquezas do irmão.

A essência do discipulado encontramos nas palavras de Jesus, em João 13:34,35 “ Um novo mandamento vos dou; que vos ameis uns aos outros como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos amais. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

A maneira como muitos de nós cristãos temos vivido o evangelho, da intolerância com o pecador e da tolerância com o pecado, tem levado o mundo a não conhecer o verdadeiro amor de Deus e as verdades sobre as conseqüências do pecado.

A inabilidade em viver um evangelho autêntico, tem aberto brechas para o mundo conceituar pecado por preconceito. Preconceito: “ juízo antecipado, sem fundamento”. Pecado: “ Transgressão às leis divina; culpa; falta”. Quando se condena alguém por uma transgressão, à lei, não está definitivamente praticando atitudes preconceituosas. O que o evangelho propõe, levar a pessoa a entender o grande amor de Deus. A essência do evangelho de Jesus, amar a pessoa sem nenhum tipo de preconceito; mas apontar, amorosamente, que o seu jeito de levar a vida pode não estar agradando a Deus.

Para entendermos toda essa dinâmica de viver a vida cristã, centrada em Cristo, o dom do discernimento espiritual deve ser a busca de todo crente. Conhecer, viver e ensinar as verdades bíblicas, na dosagem certa, no tempo certo , olho no olho. Voltar à prática primitiva de se praticar o evangelho de Jesus. Que 2012, o ano “D” do discipulado cristão, na PIB, alcance o coração de todos os cristãos comprometidos com o Reino de Deus.

3) Dedicar ao discipulado como prioridade de vida. “ Buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” ( Mt. 6:33). Promessas “ as demais coisas serão acrescentadas”: bênçãos no casamento, na família, nas finanças, na saúde, nos estudos, na profissão, na empresa (...). São promessas do Senhor para aqueles que buscam o Reino em primeiríssimo lugar da vida. Deus nos abençoe e nos faça prósperos discipuladores.

Por amor a Cristo!

Um comentário:

  1. Olá!

    Queremos parabenizar Arão e Elzi pela iniciativa de compartilhar suas experiências e estudos neste Blog, que ficou muito bonito. As mensagens com certeza serão abençoadas.

    Desejamos que vocês sejam um Canal de bênção para muitas famílias assim como são na nossa.

    Abraços, Carol e Marcos.

    ResponderExcluir