domingo, 15 de janeiro de 2012

A EXCELENTE VIRTUDE DE OUVIR


A SABEDORIA DOS SÁBIOS

“... O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura saber” 
( Pv. 18:15)

Ouvir com sabedoria é uma virtude de pessoas sábias. Ser um bom ouvinte não é um gesto de olhar para alguém, balançar a cabeça, sinalizando concordância.  É compreender  o que está sendo comunicado e corresponder convincentemente.  

“ Saber ouvir é cultivar a difícil arte de empatia que é a habilidade de se colocar no lugar do outro” (extraído). Quão difícil é a tarefa de ouvir e  compreender 100% do que está sendo comunicado.

Surpreendente essa afirmação  de Mignon Mclang - “ Ouvimos apenas metade do que nos é dito, entendemos apenas metade do que disse, acreditamos apenas em metade do que entendemos, e lembramos apenas metade do que acreditamos “.

Especialistas em terapia, com casais, tem afirmado que pelo menos metade dos divórcios acontece por causa de ruídos na comunicação, entre os cônjuges. Com freqüência as conversas entre casais tendem a ser codificadas, em momentos de tensão  ou a um nível secundário.

Tem sido muito familiar, a muitos lares, diálogos desse  tipo:

Esposa: “ Querido, o encanador não veio consertar o vazamento atrás do aquecedor de água hoje”.
Marido: “ Arrã “
Esposa: “ O cano estourou  e inundou o porão”.
Marido: “ Quieta. O cara do outro time vai bater uma falta”.
Esposa: “ Vários fios molharam, e o cachorro quase morreu eletrocutado”.
Marido: “ “ Droga! Foi gol!”
Esposa: “ O veterinário disse que ele vai  ficar bom daqui a uma semana”.
Marido: “ Me traz um refrigerante?”.
Esposa: “ O encanador me disse que ficou feliz  quando soube que nosso cano estourou, porque agora ele pode se dar ao luxo de tirar umas férias!”.
Marido: “ Você  me ouviu? Eu disse que quero um refrigerante”.
Esposa: “ A  propósito, Stanley, estou abandonando você. Estou indo embora para Bahia com o encanador..
Marido: “ Dá para você parar por favor de tagarelar e me trazer um refrigerante? O problema nessa casa é que ninguém consegue  me ouvir o que eu digo”. ( extraído)

Esse nível de diálogo tem elevado os índices alarmantes de divórcios.  Gera no coração sentimentos de não ser compreendida, de solidão, de rejeição,  de frustração e de  decepção.

Deus ao criar o homem e a mulher não planejou que vivessem nesse nível de relacionamento. A Palavra de Deus em Tiago 1:19b, exorta-nos: “ Meus amados irmãos, tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar...” PTT –

Se você está se  sentindo uma pessoa   injustiçada, incompreendida, a palavra de conforto, ao seu coração, está no Salmos 34: 17 “ Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações”. (NVI)

Deus é um Deus que  ouve e deseja te escutar. Abra o seu coração a Ele,  fale de sua dor, de suas frustrações e receba o livramento do Senhor. E desfrute da vida abundante que Deus tem pra voce e seu casamento.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário