domingo, 30 de setembro de 2012

O QUE FAÇO COM A MINHA VIDA TEM AGRADADO A DEUS?


“... E não  vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”( Rm. 12:2).


Aprender como agradar a Deus é um aprendizado que se estende por toda vida.  Como saber se o que estou fazendo está agradando a Deus? A questão a refletir é:  não o que faço das coisas, e sim  o que faço da vida, vem agradando a Deus? Esta deve ser a pergunta chave da vida. 

Se você deseja  alinhar a sua vida com o que  a Bíblia diz, então,  avalie-se como está a sua performance cristã:

1-     Tudo que faço glorifica a Deus?
 “ ....   E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai”( I Co 10:31).

Quando a Bíblia diz “ tudo”  é tudo mesmo. Ou seja: tudo que dissermos; tudo que realizamos na vida; a forma como nos relacionamos com o próximo e com Deus; como usamos os  dons e talentos;  e, as  oportunidades que Deus tem nos dado. O tudo, inclui também: as hostilidades que sofremos  das pessoas;  as perseguições que sofremos por causa do evangelho; as renuncias que fazemos para priorizar o Reino de Deus.
. Tudo o  que você  faz  glorifica a Deus?
2-       Tudo o que Faço  é  para agradar a Deus  ou a  mim mesmo?
“... Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.  Porque Cristo não se agradou a si mesmo...” ( Rm. 15:3)
A Bíblia aponta o Senhor Jesus como nossa referência de  conduta.  Tudo que Jesus praticou, na terra, o seu alvo era as pessoas.  Ao ponto de dar a sua própria vida em favor delas.
.   Tudo o  que você faz tem seguido o modelo de Jesus?

3-     Tudo o que  faço é um ato de fé?
 “....  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus ...” ( Hebreus 11:6)

 A fé é uma necessidade incondicional  se quisermos agradar a Deus. Ao examinarmos a vida  dos personagens bíblicos  relatados em Hebreus 11, havia algo em comum na vida deles, andavam por fé;  por isso,  agradaram o coração de Deus. 
.  Tudo que  você faz é movido  por fé ou por circunstâncias?

4-    Tudo o  que faço é um ato de louvor?

“... Oferece a Deus sacrifícios de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo” ....”  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará” ( Sal.50:14,23).

Deus se agrada de um louvor genuíno com ações de graças, vindo de um coração agradecido. Os sacrifícios de animais praticado pelos Israelitas,   nem ofertas generosas, praticadas por cristãos de hoje, comovem o coração de Deus. O que comove e agrada a Deus é um coração grato e quebrantado;  isso inclui,  louvor ao Criador e atos de amor ao próximo.
. Tudo que você faz é um ato de louvor e ações de graças?

5-    Tudo o que faço é um ato de generosidade?
“... Porque,  no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade” ( 2 Co 8:2).

Generosidade é um ato de amor. O exemplo bíblico relata a generosidade de um povo, que vivendo tribulações e profunda pobreza, realçou a verdadeira riqueza, a generosidade. 
. Tudo o que   você faz realça esse espírito de generosidade?

Para sua reflexão:
“... Não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus” ( |Ef. 6:6)
-   Não pare onde paramos. Encorajamos a prosseguir pesquisando  na sua Bíblia e
    você  encontrará outros atos importantes que devem nortear a sua vida.
-   Busque na fonte, na Palavra de Deus, a resposta para a sua pergunta:  Como saber
     se o que estou fazendo está agradando a Deus?
-   Busque  ajuda de pessoas que se interessam por você e desejam o seu crescimento.  -   Se ainda não estiver congregando numa igreja, faça isso.  Você conseguirá colocar
     tudo  isso  em prática, com a ajuda de pessoas comprometidas com Deus.
-    Busque  proteção e ajuda  do    Espírito Santo, que capacitará você a praticar
      atitudes que glorifiquem a Deus, em tudo.  Amem!

Por amor a Cristo!




               

Nenhum comentário:

Postar um comentário