domingo, 23 de setembro de 2012

VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DAS BATALHAS TRAVADAS NO SEU CORAÇÃO?

“...  Sabes, porém, isto: nos últimos dias , sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus “ ( 2 Tim. 3:1-4).

Todos nós cristãos temos algo em comum, somos  alvos dos ataques de Satanás.  A questão é: até que ponto o cristão é vulnerável as investidas de Satanás? As maiores batalhas são travadas no âmbito do coração.  O inimigo sabendo disso, leva em conta cada uma de nossas fraquezas e falhas para tirar proveito.
A Bíblia alerta ao cristão a estar vigilante e atento para não cair em tentação.  Dar maior atenção aos seus pontos fracos, removê-los  de sua vida e não dar brechas para o inimigo atacar. 

O texto Bíblico  ( 2 Tim. 3:1-4) aponta que muitas das batalhas dos  últimos dias serão  travadas  no âmbito do coração.  Esta é a grande cilada de Satanás , corromper o coração das pessoas, de tal  forma, que não conseguirão viver em paz, nem consigo mesmas e nem  com as pessoas.
Vamos destacar  12 áreas que o texto menciona como batalhas que são travadas a nível do  coração:
·           Orgulho – Este pecado leva a todo tipo de ações arrogantes, causando grandes estragos  em todos os níveis de relacionamentos .
·           Blasfêmia   A Bíblia aponta que negar a obra do Espírito Santo,  constitui uma ofensa grave contra Deus e revela um coração escurecido e réprobo.
·           Desobediência aos pais -  Gera o pecado da rebeldia, que gera maldição familiar. Encurta a vida e não prospera na vida.
·           Ingratidão -  Um coração ingrato impede que a pessoa cresça na fé e siga a Deus.  Gera  murmuração,  um dos pecados que impediu uma geração inteira de entrar na terra prometida.
·           Envolvimento mundano   Conformar  com o mundo é uma forma de negar a fé.  O padrão de Deus não é um nível mais elevado do padrão do mundo, mas totalmente oposto. Envolver-se com o padrão do mundo gera uma fé ineficaz e desqualificada.
·           Lascívia e perversão  Essa prática é a mais destrutiva, corrompe o físico, a alma e o espírito.  Destroem  os valores morais, éticos e espirituais; é  a causa principal da desagregação familiar.
·           Quebra de contrato O conceito da verdade vem se tornando relativo. A palavra empenhada deixou de ser honra.  O padrão de honestidade e fidelidade é baseado na conveniência. Esse pecado rompe a aliança com Deus.
·           Caluniadores -   A calúnia é um pecado que a  Bíblia trata com rigor. Os fofoqueiros e os caluniadores  não terão lugar no Reino de Deus. 
·          Falta de autocontrole Importante  indicador de imaturidade.  Gera pensamentos inconstantes, palavras e ações  intempestivas. Além de ser prejudicial aos relacionamentos,  trás prejuízos a sua própria reputação.
·           Abomina  o que é bom  Não está  de bem com a vida.  Vive um falso “eu”. Deixa-se  levar pela opinião e cultura pública que contradiz os padrões da Palavra de Deus. 
·           Não confiável, traidor    Esse é o nível mais deplorável que um ser humano pode chegar.  Por não ser confiável  faz da traição sua arma de sobrevivência.  Esse é  o tipo de pecado que faz  o amor perder o sentido na vida.
·           Amante dos prazeres -  É o pecado que presta culto a sensualidade, ao corpo e as orgias.  É impossível cultuar a dois senhores, Deus e o mundo. 
Para você refletir:
“... Pois nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir,  pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto” ( Rom.7:15).              
- É elogiável um homem da envergadura do Apóstolo  Paulo reconhecer a sua inabilidade em tratar com o seu próprio coração. Estava consciente da batalha que travava dentro de si.  A conclusão que chegou é que por si mesmo era incapaz de fazer o que é certo e incapaz de evitar  o que é errado.

- Esse tipo de conflito e batalha acompanhará  o cristão enquanto viver neste corpo corruptível.

- A Palavra de Deus dá a seguinte instrução para enfrentar as batalhas do coração:
 “ sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor” ( 1 Co 15:13).
" Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrana, prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo malígno e a avareza, que  é idolatria; por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência"( Col. 3:5)

Nossa oração, que você cresça em maturidade e vença todas as batalhas, do coração, do mundo e de Satanás. Amem!

Por amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário