domingo, 28 de abril de 2013

OUVIR A VOZ DE DEUS ANTES QUE A SUA LÂMPADA SE APAGUE


 
 
 
“... e estando Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a arca de Deus”  I SAM 3:3  )



Como é confortador saber que temos um Deus que se preocupa com cada um de nós e comunica-se conosco.  Seja através de sua Palavra revelada, por sonhos, sinais,  prodígios ou mesmo por  provações.

 Com Samuel Deus falou de um modo pessoal, no seu quarto de dormir.  O que nos chama a atenção  não é o fato de Deus falar a Samuel, mas o momento que  teria de  acontecer “ antes que a lâmpada de Deus se apagasse"  . 

Vamos refletir em que áreas de nossa vida estamos  precisando ouvir a voz de Deus antes que a sua  lâmpada se apague: 

1ª - Ouvir a voz de Deus quando o relacionamento com Ele não anda  bem.

“ Por que pisais aos pés os meus sacrifícios  e as  minhas ofertas de manjares, que ordenei  se me fizessem na minha morada?  ( I Sm. 2:29)

Há momentos que Deus comunica-se conosco para repreender-nos.   O texto em referencia é uma severa repreensão ao sacerdote Eli, que não estava nos seus melhores momentos de relacionamentos com Deus.  

Quando o nosso relacionamento não anda bem com Deus, a tendência natural é nos afastar da sua comunhão. O  TSD Tempo a sós com Deus, vai se tornando cada vez mais raro. Os sintomas começam aparecer, como por exemplo retendo  aquilo que é dEle: os dízimos e as ofertas.   A lâmpada de Deus começa se apagar na área da fidelidade, abrindo portas para o devorador,  também nos relacionamentos, no casamento, na família... etc.

2ª- Ouvir a voz de Deus quando começar a faltar o azeite no relacionamento   familiar e  no casamento.

“... mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas ”
( Mt. 25:4)

Quando a família não anda bem,  o casamento a beira do divórcio,  é  hora de ouvir a voz de Deus.  A lâmpada de Deus está se apagando.  As evidências,  de que a lâmpada de Deus está se apagando,  é quando começa a faltar no relacionamento familiar,  o azeite, simbolizando  o amor, o respeito mútuo, a honra, a  obediência a Deus, a submissão.

A experiência tem nos mostrado que a  imprudência tem sido  uma das principais  causas de deixar faltar o azeite de Deus na família e no casamento.  Antes que a lâmpada se apague,  é hora de urgentemente parar e ouvir a Voz de Deus, dando toda direção para a restauração do seu casamento e sua família.

3ª-  Ouvir a voz de Deus quando  as finanças estiverem  sendo atacadas pelo devorador

“ E, por causa de vós, repreenderei o devorador....” ( Ml. 3:11.a)

 Deus não planejou que vivêssemos na falência, na escravidão das dívidas. A promessa dada a Abraão é extensiva as gerações: “ de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome..” ( Gn. 12:2 ).  Abraão não experimentou miséria, tornou-se um dos homens mais rico e próspero de sua geração.

Quantos vivem escravizados pelo devorador “espírito de mamom”.   Deixaram-se contaminar pelos desejos da carne e pela contaminação financeira do mundo.  O devorador entra pela porta da infidelidade. A lâmpada de Deus se apaga na vida dos que vivem a prática da infidelidade.

4ª- Ouvir a voz de Deus quando Ele  chama  para uma tarefa antes que a lâmpada da oportunidade se apague.

“... fala Senhor que o teu servo ouve...” ( I Sm.  3:10)


O jovem Samuel ouviu a voz de Deus antes que a lâmpada se apagasse.  Ao ouvir a Sua voz imediatamente atendeu a sua ordem.  Foi um dos maiores Sacerdotes de Israel.

Quantos de nós tem fechado os ouvidos a voz de Deus.  Quantos de nós ouvimos mais não obedecemos a sua ordem.  A lâmpada da oportunidade pode estar se apagando.  A lâmpada da obediência pode estar se apagando. A lâmpada do compromisso de fidelidade pode estar se apagando.  A lâmpada da restauração do seu casamento e família pode estar se apagando. Para Eli  a lâmpada de Deus estava se apagando  e de uma forma trágica.  Num só dia, morreu Eli, seus dois filhos que auxiliavam no sacerdócio  e sua nora.  Reflita sobre a lâmpada da sua vida... ele está acesa? ou está se apagando?  Ouça a voz de Deus!!!

Refletindo:

“... E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas não se apagam” ( Mt. 25:8)

Como você se vê neste cenário? Em que área de sua vida a lâmpada de Deus está se apagando?  Encha-se do azeite do Senhor.  Sua vida é uma lâmpada  preciosa  que precisa estar acesa e permanentemente cheia do azeite   do amor de Deus.
PARE...PENSE...OUÇA A VOZ DE DEUS FALANDO AO SEU CORAÇÃO.. AMÉM!!!

Por amor a Cristo!

                                                                                                                      

2 comentários: