domingo, 5 de maio de 2013

A DUPLICIDADE NÃO É RECOMENDADA EM NENHUM ASPECTO DA VIDA






  Aborreço a duplicidade,
mas amo a tua lei ” 
( Sl. 119:13 )


O dicionário define a palavra duplicidade como: “ falso; fingido”, razão  suficiente para não  se praticar na vida.  Deus abomina todo tipo de duplicidade, mas ama aqueles  que  se  submetem as leis que regem as obras de sua criação.

A duplicidade é uma criatividade mundana, uma maneira em querer adulterar as leis naturais de Deus. Querer estabelecer o falso no lugar do verdadeiro.  Portanto, a duplicidade não é recomendada em nenhum aspecto da vida.  Vamos tomar como exemplo a lei da semeadura:

“... Não semearás a tua vinha de diferentes espécies de sementes, para que se não profane o fruto da semente que semeares e a novidada da vinha”   ( Dt. 29:10)

Se usarmos de sinceridade este é um dos desafios mais difíceis da vida:  “não semear  diferentes espécies de sementes”. Na prática,  como se  pegássemos  sementes de soja, milho, feijão, abóbora e semeássemos  todas na mesma cova. Qual dessas sementes sobreviveria? Provavelmente nenhuma delas.
É o que muitas pessoas  fazem com suas  vidas.  Semeiam muitas coisas na vida, algumas desnecessárias, outras falsas, ocupando o lugar daquelas que são necessárias e verdadeiras.
Deus abomina esse tipo de conduta.  É uma maneira     de duplicidade, uma  falsificação  à lei  da semeadura.  Uma   falsificação  que vai  gerar consequências: “ para que se não profane o fruto da semente”.   Profanar significa:    violar ou tratar com irreverência as coisas sagradas; desonrar, aviltar; tornar impuro”.  Alguns exemplos de profanar o fruto da semente:

1-     Profanamos    o fruto da semente “   quando Deus não é exclusivo na nossa vida. 

“... Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servia a Deus e a Mamom.”  ( Mt. 6:24)
O fruto da adoração a Deus  pode ser profanado quando nosso coração está em duplicidade, servindo a Deus e a mamom.  É profanado quando negociamos valores morais, éticos e espirituais, a exemplo de Esaú,  que vendeu a sua primogenitura. Não poderemos ser bem-sucedidos, se separarmos a nossa comunhão com Deus do restante de nossa existência. Ele deve ser o Senhor de tudo.

2-     Profanamos  “ o fruto da semente”   quando se rompe um voto de fidelidade  no casamento. 

“... Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher do teu concerto” ( Ml. 2:14) 

A  quebra de um  voto matrimonial   envolve  a quebra de uma lei divina.  Não deixa de ser   uma profanação ao  “fruto da semente”.  O fruto da semente aqui são as gerações que serão afetadas. Divórcio é uma falsa lei, elaboradas pelos homens,  cujo fim é  destruir gerações.

3.      Profanamos  “ o fruto da semente “ quando  a  concupiscência da carne prevalece sobre a santidade de Deus. 

“... homens amantes de si  mesmos , avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos e profanos....”
( 2 Tm. 3:1-3)
Toda prática carnal é uma profanação ao fruto  da semente.  O  fruto da semente é uma alusão a santidade de Deus.  O nosso corpo é santuário do Espírito Santo, quando usamos práticas pecaminosas estamos profanando a Deus.

4.      Profanamos   “ o fruto da semente “  quando retemos a parte de Deus  e  passamos  uma falsa  imagem de generosidade.

“ ...   e reteve parte do preço, sabendo-o  também  sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos...”  ( Atos 5:2)
O texto  é uma alusão ao que fizeram   Ananias e Safira.  Praticaram uma falsa imitação, ao tentarem repetir o generoso gesto de  Barnabé, que vendera uma vinha e ofertou-a totalmente a Deus. Foram severamente punidos;   porque a desonestidade,  a cobiça e a avareza são destrutivas para  o evangelho.  Toda mentira é reprovável, mas quando mentimos para tentar enganar a Deus e a Igreja , estamos andando na contra mão do evangelho de Jesus Cristo, que é transformação de caráter e mudança de vida. 

Para refletir:
Você tem semeado sementes do Senhor? Tem tido todo cuidado para não semear sementes  que são abomináveis a Deus? Seja autentico, verdadeiro e que a duplicidade não tenha lugar no seu coração. Amem!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário