sábado, 24 de março de 2018

A CIDADE DO FUTURO! O QUE FAÇO POR ELA HOJE?

Comunidades, Igrejas, famílias e até mesmo nações, param no tempo por falta de uma clara visão de futuro, a curto, médio e a longo prazo. Enxergar o futuro não é apenas uma visão de fé. A fé vê o invisível e as atitudes constroem o caminho. Temos participado de seminários com instituições sérias que  nos ajudam enxergar o futuro com perspectivas que une a fé com atitudes intencionais. Como seria?:
. Enxergar o futuro é uma estratégia divina:  
"... Dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens"( I Crônicas 12:32). 
Não é obra do acaso que a nação de Israel prospera em todos os sentidos. Isso é algo que veio de Deus para torná-la a nação mais influente dentre todas as nações. A  tribo de Issacar foi a escolhida para servir como  o cérebro da nação. Uma espécie de laboratório cientifico para enxergar o futuro e de desenvolver conhecimentos científicos e estratégicos para toda a nação. Havia uma coordenação  e todos seguiam as ordens e o que Israel devia fazer.  

. Enxergar o futuro é  uma estratégia geracional
A velocidade que ocorrem as mudanças são de nisseis. Há 50 anos o conhecimento demorava 50 anos para dobrar. Hoje estima-se que dobra a cada 18 meses. As armas e os aviões usados na segunda  guerra mundial foram para os museus. Os sistemas de transportes evoluíram. As comunicações avançam assustadoramente, atropelando as legislações que não acompanham esse frenético ritmo. O sistema educacional tradicional não responde  à altura as crianças que mergulham no  mundo virtual com cenários tecnológicos avançados. A Cidade, a Igreja, a Família, uma Nação que não enxergar o futuro nessa perspectiva não sobreviverá. 

. Enxergar o futuro é uma estratégia de competitividade.
O mundo se tornou um grande mercado de troca de produtos, serviços e tecnologia.  Para entrar nessa competitividade é preciso produzir e com qualidade, qualificar profissionais e investir em tecnologia. 
Vivemos numa cultura do quanto barato melhor. Do quanto lucrar melhor. Do quanto pagar menos na mão de obra melhor. Essa cultura é passado. Quem persistir nela, já está fora de qualquer ambiente competitivo.     

. Enxergar o futuro é uma estratégia de liderança influenciadora.  
 A nação de Israel foi projetada por Deus para ser cabeça das nações. Os duzentos homens de Issacar tinham a incumbência de levar a nação de Israel para ser uma promissora nação. O rei Salomão  desfrutou de um período de quarenta anos de liderança influenciadora entre as demais nações de seu tempo. A cidade, a família, a Igreja e a  Nação, que não possui os "Issacar's" em seus quadros jamais exercerão uma influencia de liderança em suas respectivas áreas de atuação.

.  Enxergar o  futuro é uma estratégia que caminha em concordância com Deus.
Todas as boas  ideias humanas tornam-se inócuas se não estiverem em concordância com Deus. Aqui entra o fator espiritual. A  fé que enxerga o que a ciência humana não é capaz de  enxergar. Os duzentos homens  de Issacar eram providos de sabedoria, ciência, dadas por Deus. Eles não fizeram doutorado em nenhuma Universidade famosa  porque não havia. A universidade deles era o deserto, o professor o próprio Deus. Eles uniram a estratégia humana e a convicção de que Deus estava no projeto - : O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor"( Pv. 16:1). Esses homens elaboravam planos estratégicos de como fazer e o povo cumpria  à risca. Vivemos um tempo de total egoísmo, o que prevalece as minhas vontades, o meu projeto. Não há compartilhamento solidário abrangente.O que se vê  uma politica do quanto pior melhor.  Movido pela cobiça de  desejar  estar no lugar do outro a qualquer custo. Por consequência, as Comunidades, Família, Igrejas e Nações estão arruinadas. Deus foi deixado de lado.  

. Um exemplo de Cidade que enxergou o futuro com uma visão de fé e de atitudes intencionais.
Participamos de um seminário de  'visão de futuro ' promovido pela Universidade da Família. Como exemplo de  'projeto de futuro`  a cidade de Pompeia, com 18.000 habitantes, interior do estado de São Paulo, foi apontada como cidade modelo. Veja:
Cidade de Pompeia-SP > A cidade que queremos em  2038.
. Toda criança terá oportunidade de estudar numa escola excelente.
. Moradores exercem cidadania plena, participando na elaboração, execução e
  controle de políticas públicas.
. Mídia imparcial, honesta participativa e construtiva.
. Inovação, criatividade e tecnologia estão presentes nos negócios e também em
  outras áreas da comunidade.
. Criação de ambientes saudáveis e transformadores.
. Criação de ambientes saudáveis e transformadores.
. Sistema integrado de saúde com foco nas pessoas.
. Famílias sólidas e felizes.
. Cidade ambientalmente  responsável.
. Ecos sistema integrando os setores: público, privado e terceiro setor.
. Cidade inteligente.
. Os cidadãos vivem dentro dos mais altos padrões morais, éticos e espirituais.
Refletindo:
"... e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor Está Ali" ( Ezequiel 48:35)
Todo planejamento humano sem Deus é temporário é inconsistente. "Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá ( Pv.19:21). Quem não  desejaria morar numa cidade como a de Pompeia? Dar o nosso melhor onde Deus está no projeto é possível. Pensar, criar e inovar são atitudes responsáveis e sensatas de todos os cidadãos. Construir a cidade do futuro são ações intencionais  onde os valores espirituais se aliam com atitudes de cidadania que promovam, igualitariamente,  o melhor para todos. 

Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário