domingo, 3 de junho de 2018

VIDA NA TERRA - AMEAÇADA À DESTRUIÇÃO.

“ Porque , se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os efeitos do corpo, certamente, vivereis.." ( Romanos 8:13)
A degradação  moral e espiritual da humanidade não é um mal desse século. O que estamos vivendo é um processo acelerado dessa degradação. O texto de Romanos ( acima) é claro em afirmar que o mundo vive sob os efeitos carnais, portanto, o seu fim é morte.  O cristão faz parte de uma outra raça, outra geração, gerada de uma semente incorruptível: “ sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas dá incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece pra sempre” ( I Pe 1:23). Na prática vamos  entender como a Bíblia coloca o fim dos tempos. O mundo num estado corruptível irreversível, a igreja em processo de uma transformação incorruptível.  Como viver uma vida incorruptível na terra, como agente de transformação?

1. Guardar-se  da contaminação do mundo

“... A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” ( Tiago 1:27)

Guardar-se da corrupção do mundo é  uma sábia decisão para quem deseja estar perto de Deus. Acidentalmente uma pessoa pode se queimar, mas jamais decide queimar-se propositalmente. Assim, deve ser o crente diante de um mundo infestado por demônios e contaminado por todo tipo e prática de pecado. Acidentalmente podemos ser alvo de um engano, uma cilada; mas somos capazes, com ajuda do Espírito Santo, da igreja  e das Escrituras,  discernirmos onde deveremos estar e como deveremos  nos comportar. O Salmo primeiro nos dá uma boa dica.

2. Em qualquer situação cometendo prática pecaminosa  arrepender-se e 
    purificar-se de toda  a injustiça.
“... Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos purificar de toda a injustiça” 
      ( I Jo 1:9)
O pecado deve ser acidental na vida do crente. O arrependimento e a confissão  é uma  resposta do coração declarando que repudia toda prática de pecado. É um engano pensar  que não temos nenhuma propensão para o pecado. Outro engano é pensar que não  podemos abandonar  práticas pecaminosas. Precisamos estar vigilantes em oração para não cedermos as tentações; e, como deveremos nos arrepender, confessar e abandonar  os pecados que cometemos. De tal forma, que possamos desfrutar a máxima comunhão e alegria com o Senhor.  A cura do crente passa pela aplicação de Tiago 5:13-16

.
    3. Não Acobertar Pecados  de Outra Pessoa sob Qualquer Pretexto.

“... Queixe-se cada um do seu próprio pecado” Lamentações 3:39b)
A verdadeira prática religiosa, que Deus aprova,  é aquela que se solidariza através de gestos de amor com aqueles que nada podem nos oferecer em troca. Tiago 1:27. O texto dá dois exemplos: as viúvas e os órfãos desamparados. Jamais ser solidário com práticas pecaminosas de  qualquer pessoa, mesmo sendo  pessoas que exercem liderança sobre nós: os pais, os  mestres, pastores, lideres, chefes de serviços, autoridades.... Para Deus não há graduação de pecados nem de pessoas. Todos estamos debaixo, ou  de condenação ou  da graça, questão de escolhas.  


     4. Ser Verdadeiro e Diligente  em Defesa da Verdade

”... Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau  caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei” ( Ezequiel 3:18)
Ser verdadeiro e  diligente deve ser o papel de todo nós cristãos. O pecado da omissão é tão grave quanto o pecado da transgressão. Já vimos que como cristãos deveremos ser puros da contaminação  do mundo, não sermos solidários ao pecado do outro, e por fim, sermos uma voz diligente  em defesa da verdade. Pode ocorrer que a sua voz  em meio a multidão não seja ouvida, nem mesmo por pessoa de sua própria casa; mas Deus está dizendo:  ' que não requererá o sangue daquele que fechou os ouvidos para ouvir a sua mensagem`. Pode não ser tão confortador ver uma pessoa querida indo para o inferno, por não nos ouvir; mas, a consciência de culpa não pesará  sobre aquele não negligenciou o seu testemunho.   


Refletindo:

 "... Ora os Céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, tem sido entesourados para fogo  estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios: ( 2 Pedro 3:7)
Os sinais dos tempos apontam que essa Profecia Bíblica está se aproximando  a cumprir-se. Os sinais mais evidentes o avanço da degeneração humana. Assim foi nos tempos  de Noé,  assim foi no tempo de Sodoma e Gomarra. O mundo muda para pior.  A Igreja está em processo de  santificação para as bodas do Cordeiro ( Apc. 17:7-9). Não mudaremos o destino do mundo, mas  somos  agentes de transformação para mudar o coração e o destino das pessoas.  Você, como cristão, avalie  a sua conduta, testemunhe a sua fé.  Se está precisando de um concerto espiritual, de purificação,  use esta reflexão como uma inadiável oportunidade.  E tempo de Voltar ao primeiro amor. Amem!


Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário