sábado, 7 de julho de 2018

DAR - UM PRINCÍPIO SOLIDÁRIO!

"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida recalcada, sacudida, e transbordante vos darão;  porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo" (Lucas 6:38).
A Teologia da prosperidade se tornou  a mais cobiçada das teologias. O seu enfoque é fomentar uma prosperidade a qualquer custo, independente da crença e propósitos. Seguindo o ensino prático do Senhor Jesus Cristo  o  "dar" não se trata de uma teologia do dando que se recebe; mas de uma prática no contexto de uma fé cristã eficaz e solidária. Vamos extrair princípios do ensino do Senhor Jesus, perguntando: `Dar - Porque tenho um coração solidário, porque quero receber mais ou ser apreciado?:

1- O `Dar' um principio  sem expectativa  de retorno.
O ensino de Jesus em Lucas 6: 30-35, começa assim: " E dá a qualquer que te pedir; e ao que  tomar o que é teu, não lho tornes a pedir..." (segue...). Esse é o principio do 'dar' ensinado por Jesus. Qualquer outra pratica é mundana. Quando o Senhor Jesus fala: 'quaquer que te pedir', está incluindo  pessoas fora do nosso circulo de amizade e de relacionamentos; pessoas que cruzam em nosso  caminho acidentalmente,  e não   mais veremos. Exemplo, quando ofertamos  para missões transcultural só veremos os resultados na eternidade.

2- O 'Dar' um principio de estilo de vida.
O estilo de vida do cristão precisa ter a  marca da  misericórdia: 'Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso" ( Lucas 6:36). A misericórdia age sem preconceitos, incluem até mesmo pessoas que são hostis e que nos magoam : 'Amai, pois, os vossos inimigos, e fazei o bem, emprestai e nada  esperardes" ( Lucas 6:35). O maior exemplo é o fato do Senhor Jesus Cristo se doar pelas vidas de seus inimigos:  ' Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estamos já reconciliados, seremos salvos pela sua vida"  ( Rm. 5:10). Ainda nos dias de hoje muitos  estão recebendo o perdão de Cristo.

3-  O   `Dar' um principio de equilíbrio social.
Esse princípio é seguramente um dos mais negligenciados. Veja o que Deus recomendou ao povo Hebreu: ' Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas , na terra  que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade..." Dt. 15:7-15). Vamos separar as coisas. Esse é um principio dado por Deus ao povo Hebreu quando tomassem posse da terra de Canaã.  Para os cristãos, da Nova Aliança, o Senhor Jesus aplicou a Parábola dos Talentos ( Mateus 25:14-30). Nesta Parábola o Senhor Jesus  fala do uso do dinheiro com ligação com a eternidade (Mt. 25:31:-46): " Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era  estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitates-me; estive na prisão,e  fostes ver-me" ( vs. 35,36).  Tiago fala da religião verdadeira: " A religião  pura e imaculada para com Deus, o Pai, é: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações  e guardar-se  da corrupção do mundo"( Tg. 1:27). Todos  esses aspectos abordados  envolvem o espirito voluntarioso de doação de recursos.

4-  O 'Dar"um princípio de gratidão. 
Gratidão um princípio muito negligenciado. Uma negligência que pode custar caro negando que Deus é nosso provedor:  ". Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que Ele é o que  te dá força para adquires riqueza; para confirmar a Sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia"(Dt. 8:18). Negar Deus como Provedor é romper um aliança  de prosperidade divina. Em outras palavras abortar as promessas de Deus. É ter um coração ingrato. 

5- .O 'Dar" um princípio de semeadura no Reino de Deus.
Deus é Provedor a Ele tudo pertence. O cristão  é  mordomo daquilo que Deus lhe confia: dons, habilidades, tempo e recursos.  A Bíblia é cheia de informações de como usar os recursos que Deus nos dá. " Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça" ( 2 Co 9:10). A infidelidade a  Deus não  trás  boas notícias: Reflita sobre essa parábola do Senhor Jesus:  E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço, porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste e segas o que não semeaste.22 Porém ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus e sego o que não semeei. Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?  E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas ( Lucas 19:11-24).
Refletindo:
“Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos e irmãs, foi a mim que fizeram”. Mateus 25.40. Reflita sobre essa palavra do Senhor Jesus. O principio solidário cristão tem a marca de Jesus. Nenhum outro padrão ou forma de exercitar solidariedade produzirá efeitos para a eternidade. '"Tudo que fizer, seja por palavras  ou por obras seja pra glória de Deus". Amem!
Por amor a Cristo!

Um comentário: