sábado, 30 de junho de 2018

MAMOM - SENHOR DO MAL!


"... Ninguém pode servir a dois senhores; ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" ( Mateus 6:24).
Pouco se fala sobre esse assunto. Por falta de conhecimento o povo perece e está cada vez mais debaixo de uma entidade demomíaca que passa desapercebido na vida de muita gente. Como identificar e romper esse espírito do mal que está presente na vida de pessoas, empresas e até mesmo em instituições cristãs.

1)  Espírito Dominador.
A estratégia de Mamom que a pessoa não tenha domínio sobre o dinheiro mas que seja escravizado  pelo dinheiro. Por medo muitas pessoas submetem a todo tipo de escravidão. O rico fica escravo do dinheiro para obter mais e mais; o pobre se escraviza com dívidas para obter coisas. O Senhor Jesus alertou que Mamom é um espírito dominador e atua no reino da prosperidade. "... porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males" ( I Tm. 6:10).  O texto bíblico é claro em dizer que o dinheiro em si  não é o problema mas ser dominado por ele, sim. 

2) Espírito Enganador.
Mamom é um espirito mentiroso está debaixo da autoridade de Satanás, o pai da mentira. O que Mamom promete? - segurança, sucesso, identidade, independência, poder  e liberdade. Essas coisas podem até acontecer no plano terreno por algum tempo, não subsistirão ao longo das gerações.  Os exemplos estão a olhos nus no maior escândalo de corrupção do País, envolvendo políticos, empresários, pessoas influentes.  Seus "Castelos' areosos  estão vindo abaixo ao enfrentarem a justiça e a verdade.  Mamom mentiu que iria protege-los: o dinheiro e o poder, seriam  o salvo conduta em todas as situações. 

3) Espírito Contrário dos Princípios de Deus.
Mamom tem o controle absoluto do sistema econômico no mundo. O princípio de Deus é multiplicação. O princípio do mundo e gerar lucros. Mamom diz pra comprar e vender; Deus diz para plantar e colher; Mamom diz para enganar e roubar; Deus diz para dar e receber. A intenção de Mamom é fazer prevalecer a mentira em lugar da verdade, ter domínio absoluto no mundo. Lutará por isso:  "... para que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser quem tivesse a marca, que é o nome da besta ou o número do seu nome " ( Apocalipse 13:17). 

4) Espírito de Idolatria 
Seguramente esse é o espírito que mais provoca a ira de Deus. Idolatria é colocar algo no lugar de Deus para adoração. O dinheiro tem sido objeto de adoração de muita gente. Esse é o objetivo de Mamom. o Anticristo reinará com um grande poder e domínio econômico na terra. Quem servir o Anticristo estará renunciando Deus da vida. Quando Jesus diz que é impossível servir a Deus e a Mamom porque os interesses são opostos. Mamom diz para explorar, tomar, roubar; Deus diz para ter um espírito generoso. O espírito de Idolatria gera um coração  avarento e soberbo.

5) Espírito Persuasivo para  o Mal.
Mamom é um espírito inteligente e persuasivo. Sempre dá um "jeitinho' para "elevar" a moral das pessoas, tipo: " Se você tiver cartões de crédito, roupas de marcas, bonito carro, morar num bom bairro e conhecer pessoas importantes, você será realizado". Essa tem sido a estratégia de Mamom, principalmente para os mais jovens. "Se você tiver dinheiro fará o quiser, ir onde quiser, ter uma vida independente". Que ilusão! As estatísticas apontam um alarmante numero de suicídios de pessoas que creditaram nessa mentira de Satanás. 

6) Espírito religioso.
Mamom infiltra onde não deveria ter nenhuma  possibilidade de acesso, no ceio da igreja de Jesus.  Quanta gente sendo enganada no que tange a prosperidade. Desprezam o ensino de Jesus em aplicar a lei da semeadura (Mateus 13:1-8), preferindo buscar atalhos na busca de milagres ou formas fantasiosas  em acreditar na sorte. O espírito de  Mamom, enganador, engendra mentiras criativas de soluções, do tipo: " Se você  tivesse mais dinheiro poderia ajudar as pessoas". "Você tem pouco dinheiro Deus vai entender não ofertar para missões". Uma indução para o crente murmurar contra  Deus; jogar a responsabilidade à Deus por não ter dinheiro desejado. Esse argumento, cai por terra, ao ser confrontado com o ensino do Senhor Jesus quando observava as pessoas ofertarem, elogiando  apenas a oferta da viúva  da pobre ( Marcos 12:41-44).

7) Espírito Substituto.
De tudo que falamos nos tópicos anteriores o principal alvo do espirito demoníaco de Mamom é tirar Deus do coração. " Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração" ( Mateus 6:21). O grande perigo dos pregadores que podem levar as pessoas  a colocarem o dinheiro no lugar de Deus. Ao invés de levarem as pessoas a dependerem do  Deus provedor  ensinam a pegarem vasilhas vazias para Deus fazer milagres. O exemplo da viúva atendida pelo profeta Eliseu foi algo único e singular. Naquele contexto havia muitas viúvas;  as pessoas precisariam voltar-se para Deus em momentos de situações difíceis ( 2 Reis 4:1-7). Por que Jesus alerta que é difícil um rico entrar no Reino de Deus?" (Mateus 19:24); porque o amor ao dinheiro é um substituto ao Deus provedor. 
Refletindo:
Confesso que essa palavra tocou muito o meu coração. Preciso fazer uma pausa [ ..... ]; reconhecer que em muitos momentos tenho sido induzido pelo espirito de Mamom. Devo confessar sua influência e renunciá-lo de minha vida; reconhecer que o meu Deus é suficientemente capaz de atender todas as minhas necessidades, em Cristo Jesus. Não transferir a Deus, pessoas e circunstâncias, por não semear diligentemente e não colher da forma abundante segundo as promessas de Deus. Faça a sua reflexão, examine se há um desses espíritos de Mamom atuando em sua vida. Confesse o seu pecado a Deus, arrependa-se; deixe o Espírito Santo mudar o destino de sua vida.
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário