sábado, 16 de junho de 2018

PORTAS ABERTAS - PROVISÃO DE DEUS?

"  Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; 
e há muitos adversários" ( I Co 16:9)
O tema a ser abordado  sugere uma reflexão cuidadosa. Há muita gente falando em nome de Deus profetizando  portas abertas onde nem existe portas. Prática de um "evangelho" que vê mais portas abertas que fechadas. Como saber se uma porta aberta é uma povidência divina?Vamos dar alguns exemplos  bíblicos de pessoas que se deram bem por ouvirem Deus e pessoas que não se deram bem por ouvirem pessoas:

. A Porta que Deus Abre Ninguém Fecha.
"Eis que tenho posto diante e ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar" Ap 3:8b.). Esta palavra profética foi dada a uma das setes igrejas do Apocalipse. Por extensão a todos os filhos de Deus congregados em todas as  Igreja do Senhor Jesus Cristo e em todos os tempos. Não apenas a porta mas a chave dela: "Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá" ( Apc 3:7b). 

. Exemplos de  Portas Que se abriram.
As viagens missionárias  do  Apóstolo Paulo eram bem sucedidas pela sua sensibilidade em discernir se a porta do evangelho  estava aberta ou não. O capítulo 16 de Atos  o Apóstolo Paulo faz um roteiro de viagem: "Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma grande porta e eficaz se me abriu; e há muitos adversários"( Atos 16:8,9).  O rei Davi sempre foi bem sucedido em suas guerras porque consultava a Deus: "E Davi consultou o Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o Senhor a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos"( 2 Sm 5:19).  

. Exemplos de Portas Que não se abriram.
O Apóstolo Paulo foi impedido pelo Espirito Santo de ir a uma determinada região. "E, quando chegaram Mísia, intentaram ir para Bitínia, mas o espirito Santo não lhe permitiu (Atos 16:7).  O rei Davi na sua fuga para não morrer pelas mãos do rei Saul teve oportunidades claras de matar o rei. "Então os homens de Davi lhe disseram: Hoje é dia do qual o Senhor te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo, e far-lhe-ás o que bem te parecer. (....) o Senhor me guarde de que eu faça tal coisa  ao meu senhor, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor" (1 Sm.24"4-6). O rei Acabe se deu mal ao consultar os seus falsos profetas que disseram que seria vitorioso na luta contra Ramote-Gileade.  Disfarçou  como soldado, um soldado inimigo entesou o arco e atirando ao acaso, feriu o rei à morte ( 2 Cr 18:28-33). A porta não se abriu a Moisés quando decidiu matar um egípcio para defender um patrício seu. Custou-lhe uma fuga de quarenta anos 
( Êxodo cap.2).

. Exemplos de Falsas Portas.
O  rei Davi teve a pior de suas experiências. Uma falsa porta se lhe abriu  na sacada de seu palácio em um dia ocioso. Resultou num relacionamento ilícito com Bate-Seba. Essa aventura custou-lhe tragédias familiares.  Sansão outro exemplo que destruiu a sua vida  e as esperanças do povo de Israel ao se entregar a uma falsa porta no casamento ( Juízes cap 16). Citamos exemplos bibicos mais são numerosos exemplos que acontecem a toda hora com muitos de nós. Casamentos desfeitos por falsas profecias, negócios maus sucedidos, frustrações em várias áreas da vida. Achar que é o fim. O rei Ezequias acometido de uma enfermidade recebeu uma palavra do profeta Isaías que arrumasse sua casa que  iria morrer; derramou-se diante de Deus e teve quinze anos a mais de vida ( Isaías 38:1-8).


"... que abre, e ninguém fechará..."( Apocalipse 3:7)

Refletindo:
Para cada porta há uma chave com uma codificação específica.  É perfeitamente certo que Deus abre portas para os seus filhos. Mas é verdade que o valor não está na porta, se está aberta ou fechada, mas no relacionamento com Deus. Em algum momento Deus manda seguir em frente mas não há porta aberta. Deus deu uma ordem a Abraão a sair para um terra que lhe mostraria. Não entregou um mapa e  nenhum roteiro de viagem. Total dependência de Deus, plena fé.  Se as tomadas de decisões fossem baseadas unicamente em profecias e em portas supostamente abertas, não precisaríamos ter um relacionamento com Deus. Nos tornaríamos "especialistas em portas". 
Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário