domingo, 10 de junho de 2018

JUSTIÇA JUSTA - É POSSÍVEL?

“... O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado" ( I Sm. 2:7-8) 
O tema proposto nasceu  de um experimento  numa sala de aula. Leia com atenção a parte I - dessa reflexão. A segunda parte buscaremos respostas nos registros bíblicos. Reflita conosco: " Justiça  -  é  Possível, em um mundo desigual e mergulhado erm pecado?  

1- Experimento de um Professor Numa Sala de Aula.
“Um professor de Economia em uma Universidade Americana realizou um inédito experimento entre seus alunos.  Tudo começou quando os alunos defendiam o sistema socialista, alegando que realmente funcionava com um governo assistencialista intermediando a riqueza. Ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
 Então o professor sem provocar nenhum questionamento, convidou a classe a fazer um experimento. Ao invés de dinheiro, seriam utilizadas as notas dos próprios alunos. Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto, seriam  “justas”  na concepção socialista.  Todos receberiam  as  mesmas notas que garantiam a aprovação de todos. Por outro lado, ninguém receberia uma nota  “10”. Após calculada a nota da primeira prova todos receberam a nota “7”. Quem estudou com dedicação  ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado. 
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer maneira.  Já os alunos que tinham estudado bastante na primeira prova resolveram entrar na onda do trem da alegria, receber notas sem esforço. Como resultado, a segunda média foi “4” . Ninguém gostou.  Depois da 3ª.  prova, a média foi “1”. As notas não foram recuperadas e toda classe reprovou. As desavenças entre alunos, a busca por culpados e palavrões passaram a fazer parte  da atmosfera das aulas daquela classe. 
Aquele senso de justiça que defendiam no sistema socialista acabou sendo reivindicada pelos alunos prejudicados. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.  Portanto, as consequências recaíram  sobre toda classe.  

O professor fez a seguinte conclusão: “O experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando um sistema politico elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que  batalham por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer o seu melhor.  Os exemplos estão à vista,  de países que adotaram ou adotam a prática socialista ( citou alguns países: Cuba, Venezuela, Argentina e Brasil) ”.

O Professor ao fazer  as  suas argumentações, apresentou aos  alunos  cinco razões porque o experimento resultou  em  uma prática injusta. Porque  penalizou os que se  esforçaram  e demonstraram maior QI de  inteligência, para favorecer um grupo de alunos desinteressados:

1-      Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico.
2-      Para cada um recebendo sem ter que trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber.
3-      O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tirado de outra pessoa.
4-      Ao contrário do conhecimento, é impossível  multiplicar a riqueza tentando dividi-la.
5-    Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar  para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

. Estamos diante de uma realidade global. Alunos como esses, em todo mundo, estão buscando uma alternativa: banir a gritante desigualdade social e  de uma justiça injustas. 

2- A Luz da Bíblia, como os cristãos devem se posicionar diante das  inquietações de uma geração que busca desesperadamente por uma justiça social justa?

Nosso compromisso não está em buscar uma resposta humanista. À Luz da Bíblia entendermos porque o mundo está na condição que está? Precisamos aprofundar na história, voltarmos as nossas origens. Capítulo 3 de  Gênesis registra o ponto da história humana onde tudo começou - a degradação da humanidade,  Com o passar do tempo tudo se agravou a cada geração que passa. Deus decretou uma maldição sobre a terra e sobre a semente do homem:   “Maldita é a terra por sua causa ( Adão); com sofrimento você se alimentará dela ( terra) todos os dias da sua vida” ( Gn. 3:17). Ninguém pode mudar essa sentença divina. Nenhuma forma de governo mudará o destino do Planeta e da humanidade. Em um mundo desigual e com tanta competitividade egoísta sempre haverá  pessoas e nações com muito mais e outras com muitas carências sociais.  

. Experimento de Deus após a queda.
Deus no seu compromisso com o ser que criou, por ser um Deus de amor e compassivo, desenvolveu um "experimento" na terra; formando um povo que teria toda uma estrutura capaz de praticar uma justiça social justa. Esse povo foi chamado de Nação de Israel. Deus estabeleceu padrões que resultariam em justiça social justa. Não haveria miséria entre o povo, não haveria epidemias e pragas. Não haveria guerras nem disputas. Deus criou o ano sabático, a cada sete anos as dívidas seriam perdoadas. Haveria só um Líder  e um só Sacerdote, um governo Teocrático. A Nação de Israel recusou esse modelo, exigiu um modelo de governo parecido com o do mundo. Deus atendeu o pedido deles. Retornaram ao estado original de Gênesis cap. 3.  Uma Nação que Deus planejou a ser o modelo de justiça social, passou a ser alvo de vergonha e servir como escravos.

Deus, pelo seu compromisso com o ser que criou e por ser um Deus de amor e compassivo, desenvolveu outro "experimento" na terra. Agora, não mais no formato do primeiro experimento, de criar uma nação física. Mas de   estabelecer o  Seu próprio Reino, de característica espiritual, que não possuísse nenhum vinculo ou semelhança dos sistemas vigentes na terra.  Para estabelecer o Seu Reino, designou o seu próprio e Único Filho, Jesus Cristo, para ser o implantador e herdeiro desse Reino. O Cristianismo, centrado em Cristo Jesus, é a única porta de acesso a esse Reino.

. Experimento Definitivo,  Implantação de Um Reino Espiritual.
No ponto onde começou a degradação humana, teve início à um plano Eterno e definitivo para a humanidade ( Gênesis 3:15). Se cumpriu na pessoa de Jesus Cristo! O Senhor Jesus preparou uma equipe de Apóstolos e discípulos, exaustivamente instruídos e preparados; para expandirem sobre toda a terra, o Seu Reino ( Mt. 28:19,20).  Deixou princípios e os ensinou a  viver e praticar uma  Justiça  Social Justa, mesmo  tendo que andar  na contra mão do mundo.  A base Bíblica para se praticar o  Cristianismo, com Justiça Social Justa, está no Sermão do Monte, ministrado pelo Senhor Jesus, registrado em Mateus cps 5 a 7. O Senhor  Jesus ensina como "sair para fora", ou seja: não viver os padrões do mundo; como compartilhar o pão com os  pobres;  como ser fiéis mordomos; e,  como tornar uma sociedade justa.

A Igreja local, as comunidades cristãs deve ser modelo para o mundo de que é possível viver uma justiça social  justa. Os diáconos foram instituídos na igreja local para atender as demandas dos necessitados, dos órfãos e das viúvas desamparadas. Como igreja, temos feito isso? Se não conseguimos, como ousaremos cobrar dos não cristãos uma Justiça  Justa?
Se não conseguirmos praticar, em nossos ambientes chamados cristãos, que contribuição daremos se, um de nós,  ocuparmos  funções públicas de executivos e de parlamentares?  
Reflexão:
O Reino Espiritual, tem como modelo o ensino  do Senhor Jesus Cristo, é o único capaz de praticar Justiça Social Justa. Praticar uma  Justiça Justa, num mundo injusto e perverso, torna-se  missão para gigantes da fé.  É possível, se movidos por um espírito justo e compassivo e  motivados pelo amor: que tudo pode, tudo suporta, tudo faz.  
Nenhum cristão está isento de sua responsabilidade. Não conformarmos com as mazelas dos gestores públicos é assumirmos o compromisso como Agentes de Transformação. Viver uma fé pelo menor esforço, está contribuindo  por um mundo cada vez mais injusto. Reportando o  exemplo dos alunos da classe,  todos receberam as notas iguais, as mesmas consequências. Na vida cristã não haverá recompensa do menor esforço. Quem enterrar o seu talento, prestará contas a Deus. Isso é estar diante de um Deus Santo e Justo!   
A Bíblia diz que o cristão que retroceder, na sua fé, o Senhor não terá prazer nele. É viver o  retorno de Gênesis 3. Deus não fará um outro experimento. O Seu Reino não terá volta. Um experimento é vitorioso e irreversível. Não tenha uma mente socialista, capitalista, o que for, tenha a mente de Cristo! Amem!
 Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário