sábado, 1 de setembro de 2018

ATITUDE - DETERMINA O SUCESO OU O FRACASSO!


A nossa vida está em permanente movimento acionada pelas atitudes que tomamos. O Dicionário define atitude, assim: " maneira de se comportar, agir ou reagir, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada".  De forma objetiva a atitude determina o nosso sucesso ou nosso fracasso. Vamos considerar  atitudes que levam ao sucesso e atitudes levam ao fracasso:

1- Atitudes Que Levam ao Sucesso.
O sucesso é o conjunto de três coisas: habilidade, motivação e atitude.  Lou Holtz, um bem sucedido Treinador de Futebol Americano, define pela ordem a importância das três coisas: "A habilidade é o que você  é capaz de fazer; A motivação determina o que você faz;  A atitude determina quão bem você fará isso".

a) Atitudes proativas e intencionais.
Pessoas com essas habilidades tem muito valor  no mercado de trabalho. Antevê os fatos, é capaz de antecipar com ações práticas uma situação que pode levar a um situação não desejada, não planejada.  O Senhor Jesus é nosso maior exemplo. As suas atitudes eram  proativas e intencionais. Um exemplo:  encaminhou os discípulos  a seguirem de barco, seguiu logo depois sobre as águas. Há um único registro de uma pessoa andar sobre as águas, esse foi Pedro. Jesus estava trabalhando a fé e a coragem de Pedro  ( Mateus 14:25-30).

b) Atitudes corretivas 
Somos humanos não temos a mesma habilidade do Senhor Jesus. Atitude corretivas uma grande virtude dos vencedores. Aceitar as falhas de forma positiva nos tornam eficientes quando acreditamos que o direito de falhar é tão importante quanto o direito de se dar bem. Os erros fazem parte da vida, atitudes corretivas levam ao sucesso com aquilo que aprendemos com os desacertos.  O rei Davi é um exemplo admirável. Um estadista vencedor. Soube tirar lições dos seus erros, quando seu filho se revoltou tentou usurpar o reinado. Fugiu para um lugar seguro, ouviu conselhos de seus generais, saiu bem sucedido  ao enfrentar situações impossíveis.

c) Atitudes que valorizam pessoas
Todo ser humano ao nascer já herda uma natureza pecaminosa que gera comportamentos egocêntricos, e enraizado em valores corruptos. Nestas condições só uma transformação interior poderá mudar esse malfadado irreversível destino.  O Senhor Jesus encarnou a natureza humana para, com sua vida e morte,  gerar uma nova natureza interior que possa mudar esse tipo de  comportamento. Essa mudança interior prioriza pessoas e não realizações pessoais. Prioriza o crescimento das pessoas que resultados. 

2- Atitudes Que Levam ao Fracasso

d) Atitudes reativas Impulsivas.
Pessoas reativas desenvolve um padrão de comportamento justiceiro. Segue à risca a ideia de "olho por olho, dente por dente". Tipo de comportamento cria uma autodefesa sintomática, impulsiva e até podendo chegar a via de fatos. O rei Saul é um exemplo clássico de um comportamento reativo impulsivo. Sem motivos aparentes e gratuito perdeu boa parte do seu tempo se ocupando na caça a Davi, que fê-lo seu  arco inimigo. Chegou ao fim do seu reinado contabilizando um fracasso geracional. Atitudes reativas impulsivas  geram uma escalada de erros ao caminho do fracasso.

e) Atitudes repressivas.
A Bíblia relata vários reis repressivos. Roboão sucedeu seu pai Salomão; teve um comportamento repressivo que lhe custou a divisão das tribos de Israel:"E lhe falou conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda  aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões" ( I Reis 12:14).  Quem já não teve uma experiência de estar debaixo de chefia opressora? O opressor pode até galgar um certo progresso em suas conquistas; mas ao final, o fracasso é certo. A Bíblia tem uma severa palavra à opressores: "Não oprimais a viúva, nem ao órfão, nem ao estrangeiro, nem o pobre.."( Zacarias 7:10). Oprimir significa tirar vantagem, dominar. A opressão tem alcançado toda sociedade e regimes políticos, até os disfarçados em socialismo. É epidêmico. Abarca diferenças raciais, socieconômico; envolve opressão contra mulheres, abusos sexuais e desvalorização de trabalho. A Bíblia condena todo tipo de infração moral e espiritual. 

f) Atitudes Que Valorizam Resultados.
Os resultados são os  louros do sucesso. Mas jamais deverá ser alcançado por conta de sacrificar pessoas a todo custo. O mundo empreendedor é selvagem; as pessoas são objetos dos lucros.  A humanização dá lugar à competitividade. Vamos dar um exemplo bíblico citando o episódio em que o
apostolo Paulo teve uma intensa discussão com o seu companheiro de viagem, Barnabé, em  relação ao jovem Marcos, que causou problemas em viagem anterior. Paulo valorizou  o aspecto resultado, enquanto Barnabé valorizou investir no jovem  Marcos. O jovem Marcos se tornou um dos escritores do evangelho que leva o seu nome. 
Reflexão
"... Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-se das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus"( Filipenses 3:13,14).
Paulo dá uma grande dica para não se curvar a fracassos, ao desânimo, as eventuais intervenções dos opressores: não se prender ao passado, perseguir o alvo que está à frente, não desanimar até que se aproprie do prêmio maior: à coroa que nos aguarda na eternidade. Tenha atitudes de um vencedor!

Por amor a Cristo!












 O blogger  Meditações não tem foco motivacional, as mensagens bíblicas não inspiram a ser pessoas determinadas  viver uma vida abundante que o Senhor Jesus nos prometeu. O tema é um desses inspiradores:  `Atitude -  Determina o Sucesso ou o Fracasso '. O que mais a Bíblia estimula é a prática de boas atitudes.  O livro de John C. Maxwell -  "A Atitude Vencedora', é riquíssimo em dicas em como construir atitudes vencedoras. Vamos dar alguns insight encorajando-o a prosseguir aprofundando sobre o assunto: 
 1- Atitude Determina Uma Ação  Intencional


Um bem sucedido treinador de futebol deixou essa brilhante definição: "A habilidade é o que você é capaz de fazer. A motivação deternina o que você faz. A atitude determina  quão bom você fará isso" (Lou Holtz).  No mundo dos esporte essa combinação  é fundamental ( habilidade+motivação +e atitudes)= Resultados. Em gtodas as áfeas da vida essa regra funcional. 

2-  A Atitude Determina o grau de Comprometimento 
O grande encorajador aposto Paulo deu aos cristãos em Filipos um referencial de atitude: "Seja atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus" ( Fp. 2:5).  O comprometimento do Senhor Jesus para com sua causa era de  cem por cento. Em nenhum momento vacilou em suas atitudes. 

3- A Atitude Segue o que a  Mente Determina
 Uma mente renovada  influencia boas atitudes. Rom. 12:2, diz: "Não se moldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovção da sua mente...". 


4- A Atitude 




                                                                                                   
          
















Nenhum comentário:

Postar um comentário