sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O QUE VIER À MÃO - A CHAVE DO CRESCIMENTO !

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma"
( Eclesiastes 9:10).
Semana do meu aniversario, 69 anos de jornada, fiz uma incursão no tempo. Lá na fase da adolescência participando  numa gincana bíblica de decorar versículos bíblicos, o versículo de Eclesiastes 9:10, entrou  no meu coração como tema da minha vida. Entendi como "a chave para o meu crescimento", tanto intelectual, emocional e espiritual. Vamos compartilhar algumas ideias: "O Que Vier à Mão", que podemos apreender para elaborar um roteiro da própria vida?

1- UM ROTEIRO DE VIDA A ESCOLHER
É muito arriscado empreender  a jornada da vida sem que primeiro se faça um "Um Roteiro de Vida". A 'vida' onde se deve fazer o melhor e mais robusto investimento. A Bíblia diz: "Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento, e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la? " ( Lucas 14:28). Se numa construção de uma torre é importante um bom planejamento, para começar e concluí-la, o que dirá a própria vida? 

. O Salmo 1 -  Fornece dicas para um roteiro de vida:

Primeira Dica - 3 Atitudes Negativas a ser evitada: 
"Bem-aventurado àquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores ( desobedientes  a Deus), nem se assenta, na roda ( amizades) escarnecedores" (vs. 1-1)  Três atitudes negativas: (1)  não andar seguindo conselhos de pessoas que não sabem para onde estão indo;  (2)  não perder tempo com pessoas que não tem compromisso com a própria vida. A turma da balada, que diz:  "deixa a vida me levar'; (3) não desenvolver amizades com pessoas que não querem nada com Deus. 

Segunda Dica - 3 Atitudes positivas a ser praticada:
"Antes tem o seu prazer  na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; tudo quanto faz será bem-sucedido"( vs. 2-3).  
Três atitudes positivas: (1) prioriza a Palavra de Deus como princípio de vida; (2)  Semeia em lugares apropriados, colhe frutos em abundância; (3) faz tudo com excelência, semeia sucesso na vida.

Terceira  Dica - 3 Resultados negativos.
" Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá"( vs. 4,5).
Três resultados negativos: (1) o que semeia é levado pelo vento; (2) suas ações injustas não prevalecerão em juízo; (3) o fim, é fracasso na certa. Para esses faça essa oração: "livrai-me de todo mal".   Um excelente  repelente para más amizades.

Quarta  Dica - 3 Resultados positivos.
"Pois o Senhor  conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos impios perecerá" ( v. 6)
(1) Tem a direção de Deus; (2)  Anda por caminhos justos; (3) No confronto com os impios sempre ganhará a batalha. 

2- NÃO VÁ ALÉM, NEM AQUÉM,  DO SEU ROTEIRO DE VIDA.

. Faça tudo o que vier a mão para fazer.
  "Tudo quanto te vier à mão para fazer...".   As grandes coisas  começam realizando pequenas coisas, tipo: arrumar a cama que dorme, lavar o seu próprio prato, etc...  O texto fala "tudo" o que viver a mão faça. Não espere oportunidades fantasiosas, ou distantes para começar fazer, - ' faça aquilo que lhe vier à mão, hoje". O, hoje, não trará de volta amanhã. O dia de hoje o amanhã será passado. Nenhuma pessoa jamais será útil nesta vida deixando para amanhã para realizar algo.  Não espere chegar a um certo estágio de maturidade para começar. A maturidade não chegará, se adquire na jornada com os erros e acertos. Quem não der fruto, hoje, não dará amanhã. Arrumar a cama,  lavar o seu próprio prato, por exemplo, são  frutos de pequenos trabalhos.  Desenvolver pequenas habilidades até se habilitar a  pilotar  um super boeing.  

. Faça dentro de suas possibilidades.
"faze-o conforme as tuas forças..." . Não vá além nem aquém de suas possibilidades. Quem pratica academia é orientado pelo profissional personal a desenvolver a musculação de forma gradual e  continuada até chegar num nível máximo das possibilidades. Assim é a vida. Encontrar um ambiente e uma oportunidade  que lhe pareça adequada para fazer algo é procrastinar o que se deve fazer hoje. A parábola dos talentos é uma boa dica de encarar a vida. Deus dá oportunidades compatíveis com as possibilidades de cada pessoa. Alguns multiplicam outros enterram. Dar o nosso melhor, hoje, com aquilo que temos diante de  oportunidades que nos chegam à  mão é honrar o Criador. Ser fiel no pouco, para assumir desafios maiores.

. Faça de sua vida uma oferta ao Senhor.
Não oferte ao Senhor coisas, realizações, oferte você. Através de você, Deus, realizará grandes coisas. Essa foi a oferta do Senhor Jesus, por nós. "Eu vim para que tenham vida e vida em abundância" ( João 10:10). O que você fizer neste mundo seja Cristo realizando através de  você. Não oferte ao Senhor qualquer trabalho, qualquer oferta: dê o seu melhor. Faça-o com todo  o coração, com toda  a alma e com todas as  suas forças. Amem!
Refletindo
Volte ao Salmo Primeiro.  Tire um tempo e confronte se o seu roteiro de vida está desalinhado dos propósitos de Deus para sua vida.  Examine cuidadosamente, Eclesiastes 9:10.  Faz sentido para o seu roteiro de vida? Que ponto precisa ser revisto, renunciado e até um concerto de vida com Deus? Compartilhe com alguém. Deixe-se ser ministrado pelo Espirito Santo.Amem! 
Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário