sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

PROJETO DE VIDA - DESCARTE UM PLANO " B " !

"Consagre ao Senhor  tudo o que você faz,
e os seus planos serão bem-sucedidos" Pv. 16:3
A vida é única, portanto,  é racional conduzi-la com responsabilidade e bom senso. Projeto de vida nunca foi assunto que merecesse interesse da maioria das pessoas. O mundo evoluiu e as mudanças ocorrem  rapidamente. É sensato e recomendável um eficiente projeto de vida para não se perder pelo caminho.  Descarte  a possibilidade de um plano "B ". A vida é como uma decolagem, ao alçar voo  qualquer erro pode ser fatal. Uma aeronave precisa de um bom piloto, a vida precisa de um bom gestor. Dicas para começar a traçar um Projeto de Vida:
1 -  Conhecer a sua Origem e sua Identidade
Definir a Origem e a Identidade é a descoberta mais importante para um projeto de vida com proposito. Identidade é definida como:  “Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa, consciência que alguém tem de si mesmo”. Esse entendimento se faz necessário, porque trará repercussões em áreas importantes da própria vida.  O “por quê” da existência é a maior motivação para enfrentar a vida com otimismo. Nesta busca de conhecer “A SI MESMO”, a pergunta mais importante é: Quem sou Eu? Você precisa descobrir a sua própria identidade. A partir daí, você poderá criar uma perspectiva de futuro em realidades atingíveis. De todos os seres criados por Deus, o ser humano é o único criado com capacidade de pensar e decidir por si próprio. Um ser moral, social e espiritual porque foi criado à imagem e semelhança de Deus. Somos um ser que possui um Espírito, uma Alma e um Corpo. Portanto, somos potencializados três em um, para cumprir um propósito que  vai além da dimensão desta vida terrena. 
2 -  Conhecer os traços da personalidade, interesses, aptidões e valores.
Cada indivíduo possui desígnio único e inconfundível. Conhecer seus traços de personalidade, interesses, aptidões e valores é fundamental para estabelecer um projeto de vida que combine o desígnio com a carreira profissional. Os valores dão forma a existência e definirão o tipo de vida que você almeja. É importante destacar que o principal bem de uma pessoa são os valores que possui. O caráter  a maior riqueza. Determina o senso de responsabilidade à medida que a vida for exigindo decisões de comando. Há valores que são mutáveis, podem ser substituídos por outros na medida que surgem novas necessidades. Mais há valores imutáveis e inegociáveis que envolvem a moral, a ética, os princípios da fé cristã. ( Informe-se como fazer o teste de carreira completo através do site www.career Direct)
3º) Conhecer e Definir os Objetivos
O significado da palavra “Objetivo” é: “Baseado em critérios materiais, reais, concretos, excluindo os sentimentos pessoais; finalidade; escopo;”. Cada indivíduo possui objetivos peculiares  o que realmente tem valor e vale a pena lutar. Esses objetivos precisam estar bem definidos: O que queremos? Por que queremos? Como fazer? A vida  é um conjunto de eventos importantes.  Deve ser  uma caminhada sem interrupções voluntárias. Cada evento deve ser específico com tempo para iniciar e concluir. Imprescindível calcular os custos, o tempo e os imprevistos no percurso. O casamento, por exemplo,  é um  evento singular que exige seguro planejamento. Para nós cristãos só é interrompido com a morte de um dos cônjuges. Empreendimentos familiares seguem cronograma geracional que passa de pais para filhos. O Projeto de vida é para  toda a vida, portanto,  não  cair em armadilhas, como: escolher caminhos mais fáceis ou atalhos; seguir carreira da moda ou para ganhar mais; seguir carreira dos pais por imposição; negociar valores para conseguir algo melhor. 

 4  Elaborar um  Estilo de Vida sem Ostentação.
Definir o estilo de vida é importante para estabelecer os níveis de importância que damos as coisas.  Revela o perfil da pessoa quanto ao  compromisso com o seu futuro. Pensar no futuro significa não pensar apenas no agora, preferindo uma boa vida, e sim, pensar no amanhã semeando ao longo dos anos  para obter uma vida boa. Viver com simplicidade e sem ostentação é um estilo de vida que permite tempo suficiente para nutrirmos nosso relacionamento com Deus e desfrutarmos de relacionamentos com outras pessoas. Não significa que é errado ter entretenimento, férias com a família, encontro sociais.  A Bíblia recomenda tudo isso: “Tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável”  (I Timóteo 4.4).
5. Não se submeter a nenhum tipo de escravidão.
"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis outra vez a um jugo de escravidão" Gálatas 5:1.  Esta é uma palavra exclusiva para cristãos. O mundo é gerador de todo tipo de escravidão. O dinheiro é o principal sedutor de escravidão.  O “espírito de Mamom”, uma expressão bíblica referindo ao apego exagerado ao dinheiro, que escraviza as pessoas ao consumismo, contraindo dividas impagáveis; consumindo energia com coisas e bens, se  afastando do Deus provedor. ( Mateus 6:24 ). A Bíblia não dita um padrão de vida particular para cada pessoa.  No entanto, as Escrituras contém um número de princípios consideráveis que devem ser observados ao escolher o padrão de vida que queremos adotar.
REFLETINDO:
O  projeto de vida bíblico contempla tanto a vida terrena quanto a eternidade. Pensar cem por cento apenas nesta vida significa que todo investimento material, intelectual, terminam com a própria vida. É o que a Bíblia não recomenda,  Mateus 6:19-21: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.

Por amor a Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário