sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

UMA IGREJA CONTEMPORÂNEA - GERADORA DE AMOR, ESPERANÇA E OPORTUNIDADES!

"Assim, as igrejas eram edificadas na fé e cresciam em número, dia após dia"
 Atos 16:5.
Com o passar dos anos de minha caminhada cristã, perto de seis décadas, relendo, relendo as Escrituras, olho para trás e vejo quantas práticas vivenciadas que pouco acrescentavam ao meu crescimento espiritual e do Reino de Deus. Compartilho com um misto de tristeza e profundo arrependimento. Faço, para que as novas gerações de cristãos sejam mais intencionais quanto à prática cristã. Estou plenamente convencido que a Igreja do Senhor Jesus Cristo deve gerar três coisas: Amor, Esperança e Oportunidades!

. A Igreja, Geradora de amor.
"... Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor... "I Co 13:13
Há várias formas de amar. O amor que a igreja deve gerar é o amor divino, o amor ágape. É o  amor inconfundível  na sua essência, pois é, incondicional, unilateral e universal. Essa qualidade de amar está muito bem definido  em I Coríntios capitulo 13. A Igreja que não vive essa essência de amor, não gerará a segunda parte desse tema: esperança.  A pessoa amada gera amor nas pessoas. Uma igreja que vive essa qualidade de amor os seus membros vão ser amados e amar uns aos outros.  Quem ama conhece a Deus. 
A tecnocracia e a eclesiologia, necessários ao sistema de governo de uma Igreja ou de uma Organização, se conduzidas de forma rígida e intransigente, contribuem para rupturas e divisões  entre lideres e  irmãos. Não são poucos os que estão emocionalmente e espiritualmente traumatizados  e com seus  corações feridos, deixados pelo caminho.  Uma prática já denunciada pelo profeta Isaías:  "Pois o que se diz é: Ordem sobre ordem, ordem sobre ordem, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali..." Isaías 28:10.
Infelizmente, boa parte dos meus anos convivi com esse tipo de prática cristã. Nas calorosas assembleias, de Igreja e de Convenções, preocupávamos mais com códigos e regras ( regimentos e estatutos), que, com temas inspirativos, devocionais, mensagens de encorajamento, que contribuíssem para a comunhão e com o crescimento dos seus membros. Felizmente, a igreja vem se acordando e retornando à prática do primeiro amor. A Igreja precisa assumir sua vocação principal: amar a Deus e amar pessoas. Condição para gerar o próximo tópico: esperança. 

. A Igreja, Geradora de Esperança.
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro..." Jeremias 29:11
Não se trata de qualquer esperança. O sentido de esperança neste contexto é conduzir as pessoas a não desistirem da vida nem das promessas futuras. A Igreja não é uma Instituição motivacional para vender ilusões, utopia, conquistas fúteis ou mesmo buscas de metas. Há uma única esperança verdadeira que só a Igreja de Jesus Cristo pode profetizar aos quatro cantos. Nossa verdadeira esperança está em Deus e nas suas promessas.  Esperança e são ingredientes indispensáveis para confiar no que ainda não vemos e nos aguarda.  Mais há outros ingredientes que anulam a nossa Esperança e a nossa Fé - confiar em coisas erradas, como: no dinheiro,  no emprego dos sonhos, nas pessoas, em nossa capacidade.....  Todas essas coisas tem tempo de validade, podem falhar; mas Deus nunca falha. Importante! Gerar uma esperança em Deus é colocar nossa confiança na coisa certa e aguardar o tempo certo de Deus. Essa esperança  produz vida cristã saudável, sem ansiedade e estresse. 'O perfeito amor lança fora  o medo';  a força do Senhor nos conduz à uma vida cheia de alegria. Essa esperança  gera o próximo tópico: oportunidades para grandes realizações.

. A Igreja, Geradora de Oportunidades.
' E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas; profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões ; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias"( Joel 2:28-29). 
A Igreja deve ser a maior geradora de oportunidades e de igualdade entre seus membros. Igualdade não  no sentido que todos tem que fazer a mesma coisa, alcançar os  mesmos resultados. O mérito está na fidelidade naquilo que faz.: "Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus".   É na Igreja  onde os seus membros deverão  ser: treinados e testados para a vida; praticar seus talentos naturais, os seus  dons espirituais; moldar o caráter e aperfeiçoar suas habilidades. O crente que não passa pelo crivo do aprendizado, na sua  Igreja, perderá grandes oportunidades em servir no mundo corporativo, exigente de eficiência e qualidade.
 A Igreja precisa se adequar aos novos tempos: investir em tecnologia, gestão, treinamentos diversificados, para atender essa demanda cada vez mais exigente. Uma igreja contemporânea é  uma igreja integral; abraça as pessoas como elas estão, as transformam em pessoas regeneradas e habilitadas a servirem a Deus, sem comprometer-se com as práticas mundanas: separa o santo do profano. 
A profecia de Joel se cumpriu no Pentecostes. A Igreja a única instituição confiável aparelhada para proporcionar crescimento emocional, intelectual e espiritual. Posso testemunhar que muitas de minhas habilidades foram desenvolvidas no ambiente da Igreja e em  organizações Eclesiásticas. 

REFLETINDO:
"Tenho, porém contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te,pois, de onde caíste arrepende-te e volta à prática das primeiras obras" ( Ap 2:4,5)
Apocalipse 2:4,5,  foi a mensagem que ouvimos na passagem de ano em nossa igreja. Mensagem dos céus para o  nosso coração. Muitos de nós não abandonamos a fé, mas abandonamos práticas que geram amor, esperança e oportunidades. Se você é membro do Corpo de Cristo, ama a Igreja de Jesus Cristo, comunga da fé cristã, reflita com discernimento e retenha para seu coração aquilo que lhe fará frutífero para o Reino de Deus. Amem!
Por amor a Cristo! 


'A IGREJA ACIMA DE TUDO, JESUS ACIMA DE TODOS!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário