domingo, 6 de janeiro de 2019

" NO MUNDO DOS MUNDOS ' - QUAL MUNDO AMAR, QUAL MUNDO NÃO AMAR?!

“ Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo.  Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” 
( I JO 2:15-16)
Viver no mundo dos mundo não é história de ficção.  Você consegue ver  vários mundos dentro do próprio mundo? Alguém já lhe disse:  'você vive no mundo da lua!' . Não é desse mundo que vamos refletir. A Bíblia usa a palavra 'mundo' dando uma variedade de sentido e interpretações. Vamos buscar respostas de  pelo menos cinco  tipos diferentes de ' mundos':  

1.  O Mundo 'Criação'.
"O Deus que fez o mundo e tudo que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra..."( Atos 17:24)
O mundo e tudo que nele há é criação de Deus. Por ultimo, criou o homem para dominar e desfrutar de tudo que havia criado no mundo. O mundo, por ser criação de Deus, é para ser amado. O homem pela sua ganância tem destruído o que Deus criou.  Quando a Escritura "não ameis o mundo nem as coisas que ha no mundo' não se trata do mundo da criação. 

2. O Mundo 'Pessoas'
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".  Jo 3:16.
A expressão ' amou o mundo'  está claro que o texto está se referindo 'pessoas' que vivem no mundo. Deus jamais iria odiar um ser que Ele mesmo criou e  'a sua imagem e semelhança'. O 'mundo' pessoas é para ser amado. Os dez mandamentos foram resumidos em dois reforçando o quanto Deus ama pessoas:  “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo” ( Lc 10:27).  O 'mundo' das pessoas é para ser amado. Independente de raça, posição social e cultural. Deus condicionou uma única coisa:  'Crê no Seu Filho Unigênito'. A garantia: trazer de volta, cada um que nEle crê,  ao Paraíso Eterno. 

3- O Mundo do 'Ocultismo'. 
"Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus"( Dt, 18:19-13).  
A Escritura de Deuteronômio 18 é enfática ao declarar: '"Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas...". O Rei Saul consultou uma necromante o que  lhe custou o fim de  seu reinado e de sua vida. A Bíblia é a única referencia segura da parte de Deus  para a prática cristã. A Bíblia faz referência do passado, do presente e do futuro.

4- O Mundo "Interior'. 
"Mas o que sai da boca vem do coração, é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias, São estas coisas que contaminam o homem..." ( Mt.15:19-20).    
Esse tipo de mundo "interior', que está em cada  pessoa. O Senhor Jesus está dizendo que esse 'mundo' não deve ser  amado.  Um mundo  contagiante e mau. Contamina pessoas e todo o ambiente. Esse  mundo real  e perverso.  Veja o que esse mundo interior provoca: " Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora,vos preveni que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas fazem...." ( Gl. 5:19- 21).  Esse é o 'mundo' que decide o mundo que queremos, tanto na vida terrena quanto na vida eterna. O  mundo 'interior' que contribui  tanto para bênção  quanto para maldição. É O mundo que define o destino de cada um de nós: céu ou inferno.

5. O mundo das 'tribulações'.
"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".( Jo 16:33).
Com a queda de Adão e Eva o mundo sofreu as consequências  do pecado: "... maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo..." ( Gn. 3:17,18).  Satanás passou a ter acesso e influenciar  toda prática do mal. Temos a garantia da proteção divina:  “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” ( Jo 17:15 ).  Esse é o mundo das  tribulações que todos estamos inseridos. Enquanto escrevo há  muita gente sofrendo  enfermidades, perdas e   injustiças.  O Senhor, em sua oração de intercessão por nós, pediu ao Pai, assim:  "Não oro para que os tires do mundo, mas sim, para que os protejas do príncipe deste mundo"( JO 17:15). 
REFLETINDO:
O Ide de Jesus é para o 'mundo' das pessoas. Onde houver uma pessoa, independente de raça e cultura, o Evangelho de Jesus precisa ser anunciado. Qualquer outro 'mundo' não deve ser amado nem  ocuparmos nosso tempo e investimento. O amor de Deus tem um destino: pessoas. O amor de Jesus segue o mesmo destino: pessoas.  A Igreja de Jesus precisa cumprir a sua missão: amar pessoas.
Por amor a Cristo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário