sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

À VIRADA - QUE BALANÇO VOCÊ FAZ DE SUA VIDA?!

"E aconteceu, que mandando-o chamar, o interrogou: ‘Que é isso que chega a mim a teu respeito? Presta contas da tua administração, porquanto já não podes continuar com essa responsabilidade!’ ( Lucas 16:2
A vida é o conjunto de ações realizadas e a realizar ao longo dos anos. Uma permanente  prestação de contas se faz necessário. Final de ano uma boa oportunidade para se fazer isso. Projetos de vida não realizados ou adiados vão para conta das frustrações que vão se acumulando para o  passivo da vida

São prejuízos que não se recuperam jamais. Como você está encerrando o seu ano? Vamos alistar fatores que contribuem quando a vida entra no passivo:

1- projetos adiados. 
Quando falamos em  projetos são sonhos que se tornaram viáveis e que não podem ser procrastinados, interrompidos por razões injustificáveis. Cada projeto adiado vai para a conta do passado não realizado. Entra para o passivo da vida, gerando consequências emocionais criando imagens, ‘sou um fracasso’. 

3-      Oportunidades perdidas.
Oportunidades podem ser  únicas que não se repetem ao gosto de quem quer que seja. É como a água que desce no leito de um rio nunca retornará.  Em um mundo de muita competitividade e escassez de mercado as oportunidades precisam ser abraçada a todo custo.

4-      Falta de empenho.
Empenho é a palavra de ordem para qualquer empreendimento. Provérbios faz menção das formigas pela sua diligência e disciplina. As conquistas relevantes são adquiridas com muito esforço e determinação. O foco não está no resultado, sobretudo, no empenho empreendido onde se quer chegar. 

5-      Desistir diante das dificuldades.
As dificuldades fazem parte do processo de moldagem e aperfeiçoamento. Os vencedores tem uma única regra: tentar, tenta, tentar... sempre, jamais desistir. Desistir é  comportamento dos fracos, daqueles que pouco valor dão à própria vida.

À vida foi feita para dar certo.

Deus ao criar o homem e a mulher os criou com todas as possibilidades de dar certo. Criou com capacidade de multiplicar e dominar. Como uma coisa tão  boa que é a vida  pode se transformar em algo ruim? 

Vamos considerar alguns fatores:

1-      Quando à vida se afasta  de Deus.
Não temer a  Deus e não obedecer os mandamentos do Senhor é decretar falência da própria vida. Não gera fracasso, gera fatalidade.  A Bíblia está  recheada de exemplos de sacerdotes, juízes  e reis  que colheram fatalidade. O rei Saul, não temeu a Deus, desobedeceu os mandamentos do Senhor e contabilizou a perda de sua própria  vida e de seus filhos. 

2-      Quando há excesso do passado.
Excesso do passado é uma prisão emocional de algo que não se realizou. Um caminho para depressão. Quando o passivo está maior que o Ativo à vida está  deficitária. Nenhuma empresa nesse quadro sobrevirá. À vida não foge a regra.

3-      Quando há excesso de  futuro.
Excesso de futuro é uma prisão emocional de algo que ainda não se realizou. Um caminho para ansiedade. Gerar expectativas exageradas de um ativo  que não aconteceu  rouba energia no presente. Uma presunção que a Bíblia condena. Endividar o futuro é roubar o presente.
-  O seu  agora está melhor ou pior do que o antes?. 
. Francamente fazendo uma auto crítica  de si mesmo, com base nos fatores mencionados qual o seu balanço de vida? Está no ativo ou no passivo? O seu agora está melhor do que o antes? Que projetos importantes ficaram para trás? Você termina o que começa?  O seu voo de vida está se mantendo alto ou em declínio? São perguntas que ajudam fazer o seu balanço.
. Que juízo você faz dos seus valores  -  A sua fidelidade continua em alta? O seu casamento, se casado,  continua em alta? O seu nível de relacionamentos interpessoais  está em alta? O Reino de Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida?
REFLETINDO: 
"Lembrai-vos: “aquele que pouco semeia, igualmente, colherá pouco, mas aquele que semeia com generosidade, da mesma forma colherá com fartura”. Cada pessoa coopere conforme tiver proposto em seu coração, não com pesar ou por constrangimento, pois Deus ama o doador que contribui com alegria. …" ( 2 Corintios 9: 6,7).
O blog meditações tem como proposito ajudar você a entender e encontrar o seu verdadeiro proposito de vida. Desejamos a você, ano 2019,  com  positivas expectativas, buscando sábias escolhas e cooperando com um mundo melhor. Obrigado pela parceria. Seja um semeador da Palavra de Deus. Frutifique na  pratica de  boas obras.


O Brasil está vivendo uma grande expectativa de uma grande virada de bons ventos. E Você?!  

Não esperemos um Brasil melhor se não começar em cada um de nós as mudanças que precisam acontecer.. Amem!



Por amor a Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário