quinta-feira, 23 de maio de 2019

CONCORDÂNCIA - QUANDO NUNCA,DIZER ...QUANDO SEMPRE,DIZER...!

Os relacionamentos entre o casal é desafiador  por ser  tratar de pessoas diferentes, no gênero, na personalidade trazendo na bagagem herança cultural e religiosa. Adicionado a tudo isso, agregam as  demandas  parentais e dos filhos. Somos um casal bem rodado na vida, 43 anos de casados, educamos três filhos que já deram cinco preciosos netos. Experiencias que se somam ministrando a casais, participando de seminários, encontros, coordenando Escola da Família,  seguramente afirmamos que o campeão de conflitos conjugais é a dificuldade dos cônjuges andarem em concordância. O aprendizado em dialogar, conversar, ouvir, começa pela concordância de quando "Nunca,dizer...", e "Sempre,dizer...".  Compartilharemos algumas regras,  extraído do livro Dinheiro e Casamento à Maneira de Deus:

Concordância Quando Nunca, dizer....
1. Nunca dizer ameaças ao cônjuge com a palavra divórcio.
A palavra tem poder tanto para destruir quanto para construir. Uma palavra pode vir com uma mensagem de ameaça. Nada ameaçadora para um cônjuge ouvir palavras do tipo:  "vou divorciar-me de você". No casamento nunca essa palavra deve ser pronunciada, mesmo no calor de uma intensa discussão. Essa palavra é cruel, gera medo e desconfiança. Transmite uma mensagem negativa  'não estou disposto a lutar pelo nosso casamento'. Se em algum momento já aconteceu esse tipo de  ameaça, arrependa-se. Confesse e peça que o Senhor Jesus anule os efeitos dessas palavras e a legalidade de cobrança do devorador do casamento, o Diabo.

2. Nunca dizer palavras que  embaraça o cônjuge em público.
Nenhuma discussão em público é salutar. Deixar o cônjuge  de 'saia justa', situação embaraçosa, complicada. Quem fica humilhado dispara o efeito reação parte para a defensiva. O cônjuge humilhado recebe a mensagem 'não tenho nenhuma importância senão fizer a vontade dele ou dela. Situações embaraçosas em público destrói  relacionamentos, o caminho da reconciliação  torna-se mais distante.

3. Nunca dizer palavras para  resmungar ou provocar a atenção do cônjuge.
Resmungar é a pior forma de expressar um descontentamento. É falar por entre os dentes, rabugice. Provérbios diz que "Uma esposa que vive resmungando é como água que pinga sem parar" ( 19:13). Isso vale para homens resmunguento também. O acordo é nunca expressar uma mensagem de provocação em qualquer situação.

4. Nunca dizer palavras de  ataque o cônjuge verbalmente.
Ataques verbais fere tanto quanto uma agressão física. Ao comunicar algum descontentamento, sempre use a palavra "eu" em vez de afirmações usando a palavra "você", que tende a soar como uma crítica ao seu cônjuge. Diga algo como ' Eu estou frustrado com o atraso das contas", ao invés de " você é irresponsável paga sempre as contas em atraso". Quando o caráter é atacado desmotiva o cônjuge a se corrigir, a discussão passa para um nível de desvalorização do outro. A concordância  nunca atacar o outro verbalmente.

5. Nunca dizer palavras que traga cobrança  do passado numa discussão. 
A Bíblia diz  “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Lam Jer 3:21). Passado é pretérito. Não dá pra apagar mas nunca fazer do passado uma arma de manipulação. As lições do passado nos ajudam a viver melhor, hoje,  construir um futuro ainda melhor. O perdão verdadeiro é o melhor remédio para uma reengenharia na vida conjugal. Não se deve fazer vistas grossas do passado nem fazer de conta que não aconteceu. Numa discussão calorosa tudo vem à tona. A concordância é buscar superação e nunca trazer o passado numa discussão, trazer memórias que tragam esperanças.

Concordância Quando Dizer, Sempre....

6. Sempre pedir permissão para lidar com um conflito.
Parece estranho pedir permissão ao cônjuge para tocar numa questão conflituosa. Provérbio diz que há tempo para tudo, inclui  de falar e de  ficar calado. Muitos conflitos não são resolvidos e até pioram quando  discutidos em horários errados. A permissão do outro é entrar em concordância para tratar do assunto sem ofensas e espírito crítico. É tratar o tópico em questão. Uma sábia decisão praticar a recomendação de Provérbios 17:9: "Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos". Os cônjuges precisam nutrir uma saudável amizade. 

7. Sempre convidar Deus para ser parte da discussão.
Há situações que fogem do controle. Esboçamos  aquela suplica: "só Deus na causa". Sim! Deus precisa estar em todas as causas. Sempre deve participar da vida do casal nos bons e nos momentos difíceis. Quando o casal tem o hábito de começar o dia juntos, em oração, convidar Deus para participar do plano de ação, sempre termina bem ao final do dia. Quando as demandas da família vão se avolumando, algumas situações fugindo do controle, há um recurso extraordinário que está sempre a disposição, o socorro divino: "Se alguém de vocês tem falta de sabedoria, peca-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" ( Tiago 1:5 NVI).  No calor da discussão, sem Deus na causa, sempre o desfecho será de perdedores. Sempre Deus na causa! 

8. Sempre admitir quando estiver errado.
Discussões intermináveis sempre a causa não reconhecer e assumir o erro. O psiquiatra Roberto Shinyaskiki dá uma bela definição de reconhecer o erro: "Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece". Reconhecer um erro é dar um fim na própria atitude. Discussões intermináveis só alimenta o espirito orgulhoso e a insensatez.  Incapacidade de olhar para si mesmo e auto corrigir-se.  Reconhecer um  erro é  mais que ser humilde é nobreza de caráter. É por fim uma discussão desnecessária.   

9. Sempre ter ouvidos para ouvir.
Escutar o que o outro tem a dizer sem interromper até expor tudo que deseja. Confirmar se realmente ouviu o que o outro quis dizer já é metade da solução do problema. Se o que foi dito não ficou bem claro fazer perguntas ajudará na compreensão. O temor de não ser compreendido e o medo de receber uma retalhação abre porta para ocultar os verdadeiros sentimentos. Entrar em concordância de ouvir o outro  sempre que houver algo a discutir  é a chave para se chegar a bom  termo e reinar a paz.   

10.  Sempre evitar discussões no ambiente do quarto do casal.
O quarto do casal é lugar sagrado. Um espaço para unidade e intimidade, não é lugar para tratar assuntos que tragam discussões. São atitudes inibidoras  à prática sexual. O sexo não deve ser usado como arma de manipulação, nem retido, nada forçado. O que a bíblia recomenda? " O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.... Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo,para se dedicarem à oração"( I Coríntios 7:3,5).
 
11. Sempre se ater no tópico da questão.
O que inflama uma discussão não saber lidar com um assunto de cada vez. Acumular questões é colocar mais lenha na discussão. Estudos científicos apontam que ' os homens  apresentam uma abordagem mais analítica dos fatos, enquanto as mulheres são mais sensíveis ao lidarem com questões  de ordens negativas'.  Num processo de acomodação dos ânimos as mulheres resolvem mais rapidamente  as suas emoções, o que não acontece na mesma velocidade com os homens. Isso pode durar noites e dias. Comprometendo a intimidade sexual. O fato mais grave pode atingir a identidade do outro e o seu valor como pessoa. O mais sensato lidar com o assunto em questão e  buscar entendimento o mais rápido que puderem. 

13. Sempre decidir por um plano.
A família é uma organização com toda sua complexidade. Toda organização precisa de um bom plano de ação. Um plano que contemple todas as questões que a família terá que lidar, no dia a dia, e por toda à vida. O plano deve ser sempre proativo. Sua função é  antever eventos familiares. Como por exemplo: o nascimento dos filhos, a maneira como serão educados. Um plano financeiro, para educar os filhos, plano de saúde e todas as demais demandas da família. Muitas discussões são consequências da falta de um plano familiar. Quando ocorrer uma busca de solução que demanda tempo, dinheiro, deve ser feito um plano emergente daquela situação, sem comprometer o plano geral da família.  Sempre decidir por um plano  e em concordância, mesmo que sejam decisões difíceis.
Refletindo....
"... Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra;será abençoada a geração dos juntos..." Salmos 112.
Não há família perfeita nem plano perfeito. Mas cremos nas promessas do Senhor Deus prescritas nas Escrituras dos Salmos 112, 127 e 128. O mundo em que vivemos está desgovernado de valores e de propósitos. Não devemos olhar sob a perspectiva do mundo mas  na perspectiva do Senhor Deus.  "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, não de mal, para vos dar o fim que esperais.Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração"Jeremias 29:11-13. Deus levantou o profeta Jeremias para transmitir uma palavra de esperança às famílias de Israel que estavam em cativeiro Babilônico. Os tempos de hoje não são diferentes. As famílias vivem tempos difíceis, devemos nos apegar as promessas de nosso Deus. Precisamos acreditar que somos famílias de Deus para abençoar as famílias da terra. Amem! 
Por amor a Cristo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário