quinta-feira, 16 de maio de 2019

FAMÍLIA & DINHEIRO - QUAL GERA MAIS CONFLITOS?

O dinheiro é apontado como o vilão dos conflitos conjugais e familiares. Em muitas pesquisas apontado como principal causa de divórcios. Em nossas experiências de 43 anos de casados, uma boa caminhada ministrando a casais, descobrimos que há outros vilões poderosos  que concorrem com o dinheiro nos conflitos familiares. Nesta reflexão vamos encarar a realidade - quem gera mais conflitos família ou o dinheiro? A falta de (....) são os geradores dos conflitos em família: 

1- A falta de Paz Interior gera mais conflitos familiares que o financeiro.
A falta de paz interior não está ligada ao dinheiro mas com valorização pessoal. Há famílias ricas com grandes conflitos nos relacionamentos e há famílias pobres que passam por conflitos semelhantes. A paz interior é o conjunto do equilíbrio do espirito, alma e corpo. Não há paz pela metade. O Senhor Jesus é a fonte dessa paz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo 14.27). A paz é um dos fruto do Espirito Santo que se soma ao amor, a fé, domínio próprio, e outros. 
A busca da paz é uma decisão pessoal independente da situação financeira:  “Se possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Rom 12:18). A falta  de paz interior gera ansiedade, depressão, estresse, inquietude no coração que somente Deus pode suprir: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6,7).Temos presenciado famílias entrando em desespero quando se deparam com problemas financeiros, esquecem-se que esse princípio bíblico funciona como um seguro divino que age na hora da adversidade. A inquietação só piora.  Manter a paz e o bom ânimo colaboram com o agir de Deus. A força não  vem do dinheiro, vem do Senhor. A ordem é: "Não estejais inquietos por coisa alguma...".

2- A Falta  de propósito na vida gera conflitos no ambiente familiar.
O propósito dá sentido à própria vida. Responde a pergunta: Por quê existo? Quando o proposito  não é bem definido, interiormente, o roteiro de vida fica prejudicado, afetando as relações  interpessoais. Basta um membro da família estar desorientado em seu propósito de vida, afetará diretamente o projeto global  familiar. O vazio, de si mesmo, será  preenchido à custas de outros, os conflitos são inevitáveis nos relacionamentos. O dinheiro passa ser objeto de pressão para atender desejos egoístas. A experiência tem nos mostrado que os mais impulsivos consumidores são pessoas desprovidas de propósitos na vida. A família é um time coletivo que está num disputado campeonato da vida. A pergunta é: Onde a família quer chegar? O que coletivamente todos precisam fazer? A questão principal definir o 'Estilo de Vida Familiar'.  Estilo de vida tem a ver com dinheiro e  com gastos. A ostentação é o que mais  impacta  negativamente as finanças e os relacionamentos. Definir propósitos para família é decidir andar na contra mão do mundo onde a individualidade  e o consumismo preponderam. 

3- A Falta de Dialogo e  de Ouvir geram conflitos nos relacionamentos familiares.
O diálogo franco transparante e claro são caminhos de sensatez que evitam conflitos na área financeira. Precisamos entender que todos temos necessidades e desejos legítimos. A falta de diálogo de expressar o que pensa, muitas vezes por medo de represaria,  pode abrir brechas para práticas prejudiciais. Gerando endividamento, negócios sem concordância, filhos gastando dinheiro sem autorização dos pais, etc.  A regra é sempre o diálogo, ouvir, ouvir, ouvir.  Um princípio bíblico para todas as situações: "Todo homem (pessoa), pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem (pessoa) não produz a justiça de Deus?" Tiago 1:19,20.  Consultar a Deus através de Sua Palavra é o melhor caminho para evitar conflitos familiares em todas as questões da vida: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra' ( 2 Timóteo 3:16,17).

4. A Falta  de Confiança entre os cônjuges gera conflitos.
Em psicologia, confiança pode ser entendida como "um estado psicológico que se caracteriza pela intenção de aceitar a vulnerabilidade, com base em crenças otimistas a respeito das intenções do outro". Pode também ser entendida como a crença na probidade moral, na sinceridade de alguém. A confiança se estabelece na vida de um casal na cumplicidade da vida pelo voto que os cônjuges assumem no ato do casamento. Somos casados, a 43 anos, tempo suficiente para não ter dúvidas na confiança um do outro.  A quebra de votos,  palavras e compromissos  não assumidos são fatais para romper a confiança. Em muitos rompimentos de confiança o dinheiro entra na história mais o protagonismo está na falta de fidelidade.  O próprio Deus mantém relacionamentos de confiança com os seus fiéis: "Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?" Lucas 16:10,11,

5. A Falta de  perdão os conflitos tornam-se os relacionamentos insustentáveis.
A falta de perdão está relacionado pela falta de amor. Quem não ama não perdoa. Quem não é amado tem dificuldades em perdoar. Pesquisadores em relacionamentos conjugais afirmam 'que a falta de perdão, ou a incapacidade de perdoar, é a principal razão para que as relações cheguem ao fim'. O perdão não é uma escolha é um mandamento bíblico. Faz parte da oração sacerdotal de Jesus: "Pai, perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos a nossos devedores". Jesus ensinou perdoar, 70 x 7, por dia, sem limites. O perdão coloca definitivamente fim de uma dívida, de uma ofensa. Restabelece relacionamentos. Um remédio para o coração, não permite que a amargura domine nossa vida, trazendo enfermidades para alma. O perdão reabre o diálogo e a confiança, a falta  dele, torna  relacionamentos insustentáveis e não o dinheiro. 

6. A Falta de Disciplina, Falta de Juízo,  geram conflitos nas relações familiares.
Para não alongar muito no texto colocamos no mesmo grupo a falta de disciplina e a falta de juízo, potencialmente responsáveis nos conflitos familiares. Provérbios da sabedoria apontam vários textos neste sentido: Ele morrerá, porque sem correção andou, e, pelo excesso da sua loucura, andará errado" Pv. 5:23. "A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia" Prv. 15:2. A falta de disciplina associado a falta de entendimento destroem relacionamentos e sonhos de famílias na busca de seus objetivos. O que mais desintegra família é a falta de disciplina e a desonra.

7. A Falta de Sabedoria a campeã dos conflitos.
Salomão se tornou o homem mais sábio da terra. Ele pediu sabedoria para governar e Deus lhe deu sabedoria e muitas riquezas. Não basta ter sabedoria se não  usá-la com equilíbrio e sensatez, Quem dela se apropria inadequadamente pode tornar-se uma arma mortífera para si mesmo. Salomão perdeu o maior valor da sabedoria, o Temer a Deus.  Como consequência abriu rupturas no seu reinado que se consumou no seu filho que o sucedeu. A sabedoria é o bem maior da vida: “A sabedoria é a coisa principal; pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.” (Provérbios 4:7). A sabedoria divina é uma garantia para que a família vença seus conflitos internos e seja abençoada:"Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro" Pv 3:13,14). Fica claro que o dinheiro não é  o vilão dos conflitos familiares; mas, a falta de sabedoria desencadeará uma desastrosa administração financeira.

Refletindo...
E, então? O que precisa ser trabalhado na sua vida e família? O dinheiro é o problema? O casamento, a família, são o maior bem que Deus nos deu. Nada justifica viver  em pé de guerra, conflitos  e separações. É mais aplausível e sensato mudar de 'coisas' que mudar de pessoas.  O custo é mais baixo e os danos infinitamente menor. A Bíblia fornece princípios para atender todas as necessidades humanas. O mais extraordinário deles, infelizmente pouco aplicado, o princípio "uns aos outros".  Veja o que a Bíblia afirma: “... Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros” ( Ef. 4:2 ). “... Levai a carga uns dos outros,  assim, cumprirei a lei de Cristo” ( Gl. 6:2).
Por amor a Cristo! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário