quarta-feira, 8 de maio de 2019

MISSÃO DE MÃE! TRAZENDO A EXISTÊNCIA O FUTURO!

" Disse Deus a Abraão: "Não chamarás mais tua mulher Sarai, e sim Sara.
Eu a abençoarei, e dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será a mãe de nações e dela sairão reis "( Gn. 17:15,16)
 
Dias das mães. Nosso vocábulo é limitado para definir o verdadeiro valor de mãe. Mergulhamos na imaginação para  buscar uma frase, que não fosse convencional, que mais se aproxime à missão de mãe no mundo, veio  esta : " Missão de Mãe, Trazer a Existência o Futuro!". Para entendermos o processo vamos tomar como exemplo Sara, mulher de Abraão. Sara, uma mulher idosa, de 90 anos, foi visitada pelo Senhor Deus, para  gerar um filho. Isso Já é uma grande proeza. Não parou aí, ela seria  mãe de nações; dela, sairiam muitos reis. Sara recebeu duas tarefas extraordinárias: 1. Cooperar com Deus para que o impossível tornasse possível; 2. Pela obediência e fé, trazer a existência o Futuro. No plano humano essas duas  coisas incomuns impossíveis realizar.  No plano de Deus, aconteceu:  Hoje, a nação Judaica  é um povo numeroso e poderoso na terra. Sara entendeu o seu papel de mulher no mundo. Entendeu que possuía peculiaridades singulares que não poderiam ser ignorados. Nem todas mulheres sabem dessas peculiaridades femininas. Vamos destacar algumas delas:

1- A Mulher foi Criada com Riquezas Singulares e Extraordinárias.
Sem entrar na questão biológica, emocional, anatômica,  que difere o masculino do feminino, nossa proposição  é focar a maneira tão singular como Deus criou a mulher. O valor não está no que ela é capaz de fazer, e sim,  na riqueza de detalhes como foi criada. Deus fê-la com virtudes singulares: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor em muito ultrapassa os das mais finas joias! O seu marido tem plena confiança nela, e a miséria jamais chegará à sua casa.…" Pv. 31: 10,11). Por quê muitas mulheres não se veem assim? Sentem-se usadas, sem valor, saqueadas em suas virtudes. A Bíblia tem uma explicação pra isso e aponta o responsável, SatanásO ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" ( Jo 10:10) . O Senhor Deus, o arquiteto e Criador da mulher,  tem todo o interesse e disposição de devolver o verdadeiro valor e o papel feminino pelo qual criou.  Muitas mulheres entenderam e se apropriaram da verdadeira identidade  e de suas habilidades, os resultados são extraordinários.

2- A Mulher foi Criada para Realizar Projetos  Incomuns. 
Deus criou um plano audacioso para o homem e para a mulher realizarem juntos. O papel feminino nesse macro projeto é indispensável. "Deus os abençoou e lhes ordenou: “Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!” (Gn. 1:28). Seriam gestores de tudo que Deus criou. Com plena capacidade  de  multiplicar e dominar. O Diabo entrou sorrateiramente com o seu plano, levantando a  possibilidade de Adão e Eva serem gestores de si mesmos sem precisar de Deus. Caíram nas lábias de Satanás, foram expulsos do Éden, tudo veio abaixo. No plano divino, de excluir Deus, não funciona. As consequências são imediatas. Desencadeou-se uma batalha entre o homem e a mulher. A mulher foi amaldiçoada, e com ela, a sua semente ( Gn 3:15,16). Os relacionamentos nunca mais foram harmoniosos e convergentes. O que seria um grande projeto para humanidade, de multiplicação,  domínio e proteção, transforou-se num grande campo de batalha, até mesmo agressão à natureza. Ninguém saiu ganhando. A bênção prometida se transformou em maldição. A mulher passou a ter dores de partos. Ser mãe deixou ser algo bom e  prazeroso. A boa notícia que essa maldição foi quebrada na Cruz no sacrifício de Jesus Cristo. Deus está devolvendo o valor da maternidade. O prazer de gerar filhos,  amamentar, cuidar e investir em gerações está renascendo no coração de muitas mulheres.  Revivendo a obediência e a fé de Sara: Cooperar com Deus para realizar projetos incomuns e Trazer a  Existência o Futuro. 

3- A Mulher foi Criada  para Ser um Farol para as Futuras Gerações.
Os Faros de navegação exitem como instrumento de orientação aos navegantes, para indicar os navios atracarem nos portos ou indicar presença de recifes, bancos de areia e áreas perigosas.  Deus deu sensibilidades femininas de ver o que os masculinos não veem. Uma percepção, intuição, que a ciência não afirma mais admite algo especial diferenciado na mulher. A mulher descrita em Provérbios 31,  dá a dimensão da  sua capacidade qualificada de um ser de muitas mãos. Ela é esposa, mãe, administradora da família e empreendedora de sucesso. Ela é um farol da família um  guia para os filhos e futuras gerações. Habilidade para falar com os filhos abertamente sobre, conduta, romances, amizades, praticar justiça, cuidar dos pobres, não perder o foco do destino. (Pv. 31:1-10).  Se pudesse dar um sinônimo à palavra 'fé' colocaria a palavra 'mãe". O que é fé segundo as Escrituras? - " Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem"   ( Hb.11.  Máe! Sua missão trazer a existência o futuro do filho que gerou. Deus já coloca no coração da mãe a identidade do filho ou filha que está gerando no seu ventre. Pode imaginar o que passou pela mente da mãe que gerou  Jair Messias Bossonaro, o presidente da República do Brasil? Imagine se passasse pela sua mente a vontade em abortá-lo?  Imaginemos, se Maria, resolvesse abortar o filho de Deus? Não consigo nem imaginar se minha querida esposa,  pensasse em rejeitar, no seu ventre, os nossos três preciosos filhos? Deus dotou a mulher de um farol que lhe dá a capacidade  de enxergar o  promissor futuro do  filho e da filha ainda no ventre.
4- A Mulher foi Criada para Gerar Homens Fortes para grandes desafios.
O papel da mulher como mãe  gerar filhos fortes para a vida. Esses filhos vão se tornar bons maridos, bons pais, construir famílias saudáveis. Filhos que vão governar o mundo. A mulher como esposa, usa as suas virtudes  para consagrar o  marido, no seu  caráter, para ser  um homem de sucesso em seus negócios. "Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra" ( Pv. 31:23). Deus quer resgatar à figura do homem forte. Entretanto, só será possível se resgatar o valor e  o papel da mulher na família  como esposa e mãe.  "Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida" ( Pv. 31:10-12). Não é utopia, um mandamento bíblico. Muitas mulheres cristãs submetem-se a Deus neste desafio. Perfeitamente possível. O que se torna impossível, para  Deus, nada é. Não há nada semelhante ao que Sara viveu. "Então disse o Senhor (b]: “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”, Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele. Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, quando pensou: “Depois de já estar velha e meu senhor[c] já idoso, ainda terei esse prazer?”.  Mas o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?’ Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”. (Gn 18: 10-13).  Sara se tornou mãe de uma nação que hoje é poderosa na terra, os Judeus.
5- A Mulher foi Criada  para ser esposa, mãe e empreendedora. 
O princípio das três dobras, de provérbios 4:12, cabe muito bem na tríplice função da mulher de esposa, mãe e empreendedora. Permitam-me dar exemplos de nossa própria família: a minha esposa, desenvolveu as três funções, de esposa, mãe de três filhos e aposentou-se na função de administradora pública com louvor; a nossa filha e nossas duas noras são esposas, mães e  empreendedoras. Posso afirmar que estão indo muito bem nas três funções. O princípio das 'três dobras'  não havendo rupturas, são grandes as chances de sucesso. Tudo que Deus criou é para dar certo. Deus criou a mulher com essas três dobras para ser esposa, mãe e empreendedora. Qualquer  outra forma é invenção humana. Consequência  de uma semente  humana adulterada na sua origem. 
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus" 2 Corintios 1:3,4. 
Refletindo ....
Na caminhada da vida há muitas surpresas, que não são só  alegrias, mas também, tristeza, dor, abandono, mortes prematuras. Como exemplos essas mães da Sé (foto).  Nem sempre o futuro chega da forma como desenhamos e sonhamos. Há muitas mães que investiram em seus filhos e eles tomaram outros rumos na vida, outros, tiveram destinos crués. Há muitas virtuosas mulheres que investiram em seus lares e não foram ouvidas, respeitadas e  honradas. A todas  essas mulheres guerreiras o nosso apreço, vocês são heroínas de verdade.  Que o Senhor as socorra nas aflições da vida. Nossas homenagens sinceras a todas as mães. Que essa reflexão, de algum modo,  possa ajudar a cada uma de vocês. Não desistam do seu chamado, mesmo diante de grandes adversidades e impossibilidades.  Para Deus tudo é possível!
Por amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário