quinta-feira, 2 de maio de 2019

PAIS - ' FAMÍLIAS FORTES EM TEMPOS DIFÍCEIS '

" Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam..."
( Salmnos 127:1) 
Mês de maio, mês da família. Vamos dedicar alguns temas voltados à família. Começando com um tema desafiador: ' Pais -  'Famílias Fortes em  Tempos Difíceis'. A família está sofrendo ataques sem precedentes. Os filhos estão sendo aliciados. Pais desesperadores sem saberem o que fazer. No desespero buscam ajuda em muitas coisas e de muitas fontes. Só há uma  fonte segura   a Palavra de Deus. Permitam-nos a entrar na intimidade de vocês para  uma conversa bem franca assuntos de família. A estrutura familiar começa pelas atitudes intencionais dos pais. Parem por um instante e reflitam nas questões que serão levantadas nesta reflexão:

1- É tarefa dos pais preparar o  filho para o  "deixar" natural  para cumprir o seu
    destino.
Essa é a principal tarefa dos pais. Ninguém vem ao mundo por acaso e para não fazer nada. Há pelo menos três maneiras dos filhos deixarem os pais.  O 'deixar' natural para cumprir o seu destino,  'deixar' induzido pelos apelos do mundo, e o 'deixar' pelo abandono dos pais. Os dois últimos 'deixar", os resultados são trágicos. O princípio bíblico de 'deixar', de forma natural e definitiva dar-se-á no casamento, para formar um novo núcleo familiar. Aconteceu dessa forma  com os nossos três filhos. Foram  eventos especiais, muito aguardado, empenhamos numa longa jornada de preparação. 
Por quê a família precisa estar forte? Todos concordamos que vivemos tempos difíceis. Os filhos estão intencionalmente persuadidos pelos chamativos do mundo. As nossas criança, nossos adolescentes, indefesos e despreparados, passam ser alvos em potencial de um mundo  consumista, de entretenimentos banais, imorais, tirando-os do foco da própria vida. 
A internet e os celulares são armas poderosas à serviço desse sistema maléfico. Quem deve protegê-los? Os pais, a família.  Os pais tem a responsabilidade de assumirem seus  papéis antes que o mundo faça impondo as suas regras, sem limites. Missão dos pais, preparar os filhos para o  "deixar" responsável. Estejam prontos a viverem segundo os seus próprios valores e escolhas, sem precisar da  constante intervenção dos pais. Atitudes dos pais de um simples 'deixar' de uma noite de balada, passar uma noite na casa de amigos,  podem custar uma eternidade de dor e sofrimento.  

2- É tarefa dos pais impor limites 'o que pode e o que não pode' ser firmes ao 
   dizer 'não'.
A firmeza do dizer  'não' tem o mesmo peso do dizer 'sim'. Os pais precisam desde cedo treinar os filhos  para que eles mesmos saibam dizer 'não' ou 'sim'. Quando indagados, saberem dizer o por quê do 'não' e o por quê do 'sim'. Vamos aprender essa lição com o próprio Deus, nosso Pai. Ensinou-nos  como estabelecer regras com limites: Instruiu, Adão e  Eva, desfrutarem de tudo que havia no jardim, com exceção do fruto da árvore do bem e do mal, o fruto proibido. Ao instrui-los, deixou claro as consequências se desobedecessem:"se comerdes do fruto, morrereis". Imaginemos algo impossível e impensável da parte de Deus, como Pai: Se Deus esquecesse, ou negligenciasse, não dando essas instruções, de não comer, e nem dissesse das consequências? Ao comerem do fruto proibido o resultado mudaria pra eles? Evidentemente que não. No entanto, Deus estaria comprometido com o ocorrido. É o que acontece com pais, quando negligenciam, omitem, ou se  esquecem em ensinar aos filhos o que a Bíblia aponta, como pecado e das consequências. O resultado não mudará, os filhos sofrerão os danos do seu pecado. A culpa da omissão os pais carregarão e prestarão contas a Deus. A confissão e o arrependimento zera essa conta da culpa. Vamos dar um exemplo simples da firmeza do 'não'. Fomos visitar um casal que compartilhou uma situação que estava vivenciando com o filho adolescente. Esse filho estava participando no WhatSapp com um grupo de colegas da sua classe. Nesse grupo estava  uma mãe, que comandava as ações, marcando encontros com bebidas, baladas, usando palavras impróprias. A mãe começou notar um comportamento diferente do filho do tipo chegando tarde em casa, arrumando desculpas, e sempre inventando motivos de  saidinhas. Orientamos os pais a impor limites sobre o uso do celular, deixar claro as consequências se quebrar as regras. Os pais decidiram, por um determinado tempo, dizer "não' ao uso do celular, explicando as razões da decisão. Muitos pais estão passando com algo parecido. Um alerta! Precisam estar atentos em tempo real para tomarem decisões e impor  limites. As ações devem ser sempre proativas e quotidianamente de ensinar, corrigir, impor limites, acompanhar o desempenho escolar, e as amizades. ( Leia Deuteronômio capítulo 6: " ....E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;   e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te..." ( vs. 6,7).

3- É tarefa dos pais cristãos afirmar a fé dos filhos firmada na identidade em 
    Cristo Jesus.
A fé dos filhos é influenciada  na crença dos pais. Se a identidade dos pais está firmada em Cristo Jesus, a porta da Graça é facilitada para os filhos. Os pais sãos os principais discipuladores dos filhos. No ambiente familiar que os filhos encontram ambiente propicio para desenvolver o cognitivo, o emocional, o caráter, a crença e os valores. Os pais sãos os árbitros para correção de rumo, conselheiros naturais para tomadas de importantes decisões, investidores nos sonhos legítimos dos filhos. Todo o sucesso começa na afirmação da identidade. A identidade verdadeira é forjada na pessoa de  Cristo Jesus.  Esse deve ser o desejo de todos os pais cristãos: "Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade", 3 João 1:4. Se os nossos  filhos firmarem a sua identidade em Cristo Jesus, vão andar na verdade. Andar na verdade, há liberdade de vida. 

4- É tarefa dos pais viver um testemunho autêntico da fé para que os 
    filhos sejam transformados e não conformados aos padrões do mundo.
Somos cristãos o nosso principal foco é instruir os filhos a andarem no temor a Deus. Temer a Deus, não significa ter medo, mas reconhecer a Sua soberania e submeter-se à  Sua vontade  justa e guardar os seus mandamentos (Ec.12:13) e nisso consiste a verdadeira sabedoria (Pv.9:10). A prática cristã não se avalia pelo 'politicamente correto', nem  pelo 'moralmente correto"; mas sim, 'pelo espiritualmente correto". Na prática cristã não funciona  'faça o que eu mando' ou 'faça o que eu ensino'. A prática cristã diz: 'faça o que fazemos, se precisar nos pergunte'. O principal foco dos pais cristão: levar os filhos  a ser transformados pelo poder de Deus e não se conformarem com os padrões do mundo. É o que a Bíblia diz: " E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" Rm. 12:2).

5-  É tarefa dos pais suprir as quatro necessidades básicas dos filhos:
As quatro necessidades básicas do ser humano são: ser, gerar, pertencer e possuir. O 'ser'' é a afirmação da identidade que responde a pergunta "Quem sou eu?. O 'gerar' o senso de produzir, realizações. O 'pertencer' está associado à apego, relacionamentos. O 'possuir' objetivos na vida, alcançar algo significativo. São necessidades legítimas de cada filho. No ambiente familiar essas necessidades tornam-se desafios dos pais. Os pais precisam contar com a ajuda de Deus. Os Salmos 127 e 128 são salmos para construção de uma família forte e tempos difíceis. Salmos 127 fala da construção de uma família em bases sólidas: "Se o Senhor não edificar a casa (família), em vão trabalham os que a edificam" (v.1). Fala que os filhos são ' heranças do Senhor" e não propriedades dos pais (v.3). Os pais são flecheiros para lançarem os filhos para a vida (v.4). Salmos 128 fala do papel do homem, marido e pai, na condução da família. Do valor de temer a Deus, como exemplo pra família. Trabalho árduo para provisão da família. A participação da esposa, e mãe, na administração da família é a  garantia da bênção do Senhor. Esse modelo familiar passará de pais para filhos, de geração  a gerações. Um padrão familiar que precisamos restaurar. Assim, vamos construiremos famílias fortes em tempos difíceis.
“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda" 
Salmos 127:1
Refletindo...
Não podemos impedir que pássaros voem sobre nossas cabeças, mas podemos impedir que façam ninhos. Aplicando ao contexto familiar não podemos evitar os ataques do mundo vil, mas podemos impedir que façam moradas em nossos lares. Podemos vigiar  nos preparar para que nossas famílias não sofram consequências das maléficas influencias. Uma família construída na "Rocha', Jesus Cristo, temos a garantia que estará protegida. Se há algumas avarias no seu casamento, nos filhos, busque ajuda. Há muitos recursos disponíveis para ajudar você. A Bíblia Sagrada é a principal fonte de ajuda.  
Por amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário