quinta-feira, 25 de abril de 2019

DISCIPULADO - O TRILHO DO CRESCIMENTO CRISTÃO!

“E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, e a virtude a ciência, e a ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e a perseverança a piedade, e a piedade a fraternidade, e a fraternidade o amor"( 2 Pedro 1:5-7) 
O  desenvolvimento cristão passa por um trilho por onde transitamos de modo algum pode ser descarrilhado. Começa pelo trilho da fé, segue pelo trilho da virtude, do conhecimento, do domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e termina no trilho do amor.  O desempenho desses atributos sinalizam o nível de maturidade (equilíbrio) que nos encontramos na caminhada  cristã. A maturidade não  vem com a idade de conversão. Nós a adquiriremos quando as evidências desse  rol de virtudes são perceptíveis  nos relacionamentos interpessoais. Compartilharemos como caminhar por esses trilhos e as oposições  que enfrentaremos  no caminho: 

1- O trilho da fé e do conhecimento.
A fé é o principal trilho do desenvolvimento cristão. É uma condição: "Sem fé é impossível agradar a Deus" ( Heb. 11:6). Não se trata de uma fé absolta, vazia, sem conteúdo. A fé  cristã não vem do nada. " De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus ( Rom. 10.17). Não vem de qualquer conhecimento, somente a Palavra de Deus pode gerar fé genuína para salvação e desenvolvimento. O conhecimento das Escrituras não só gera fé salvadora como aponta os obstáculos no caminho. A falta de conhecimento trás muita confusão de entender os inimigos da fé cristã. Os principais opositores da fé cristã são: obras da carne, engano, tentação e acusação de Satanás. O trilho da fé e do conhecimento filtra e aponta qual pecado tem comprometido desenvolver os atributos que nos conduzem a maturidade cristã.

2. O trilho domínio próprio e da perseverança.
O primeiro trilho é fundamentalmente à base da caminhada cristã. O segundo trilho  define o êxito da caminhada na busca da plena  maturidade cristã. Para vencer os obstáculos é preciso desenvolver uma severa disciplina contra o pecado. O pecado é o maior obstaculo do crescimento cristão. A natureza que herdamos é a maior geradora de ofertas para o pecado. Conheça os obstáculos do seu crescimento espiritual que está dentro de você: As Escrituras chamam  de 'obras da carne"  em Gálatas  5:19-20. São ações, pensamentos e  motivações gerados internamente em cada um de nós.  Poucos cristãos sabem que, nem o Espírito Santo, nem o próprio Satanás, tem acesso a essa força interior destruidora. Só há uma maneira de impedir: o poder da Cruz de Cristo. As obra da carne operam em quatro categorias: (1) pecados que envolvem imoralidade sexual: adultério, fornicação, impureza, lascívias; (2) pecados que envolvem crenças e superstições: idolatria e bruxaria; (3) pecados de cunho social: ódio, inimizades, porfias, ira, discórdias, dissensões. facções, ciúmes e assassinatos; (4) pecados da gula:  bebedeira e glutonaria. ( extraído do livro Homens Fortes em Tempos de Crises). Domínio próprio e perseverança são de responsabilidade pessoal. Um trilho que prepara à vida para a piedade e o amor,  assunto do próximo trilho.   

3. O trilho  da  piedade e do amor.
Esse é o trilho onde a fé, o conhecimento, desaguam em práticas de boas obras. Palavras como  piedade, piedoso, piedosamente, são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento. Palavras de  duplo sentido: temor a Deus, devoção sincera, compromisso com a Palavra do Senhor; tem o sentido de compaixão, de uma forma 'desinteresseira', sem egoísmo, de amor ao próximo. Jesus deu o exemplo de uma pessoa piedosa quando proferiu a parábola do 'bom Samaritano" (Lucas 10:25-37). O amor é o principal fruto de uma vida cristã piedosa. O amor se distribui em sete categorias: amor por Deus, amor pelos irmãos, amor pela Palavra de Deus, amor pela comunhão com  Senhor e com os irmãos , o amor pelo ato de servir à mesa do Senhor, amor pela Igreja, o amor pelo ministério ( pelas almas perdidas em Cristo). O trilho piedade e amor age como árbitro de uma fé comprometida com crescimento cristão. Um trilho que gradua o estágio da maturidade, da disciplina e como tratamos o pecado. Se você deseja subir no topo da maturidade cristã desenvolva de forma altruísta  o amor na sua mais plena essência e  amplitude.

4- Por esses trilhos que transitam  as Igrejas de Jesus pelo mundo.
A conquista da Igreja dependerá do desempenho de seus membros na conduta e no compromisso. A  Bíblia registra fatos para aviso nosso. A conquista do povo Hebreu em ocupar a terra prometida, foi interrompida por quarenta anos, porque dez dos doze espias resolveram recusar o plano de Deus, temeram as adversidades, desejaram  retornar ao Egito. Consequência: uma geração inteira morreu no deserto; apenas Josué e Calebe herdaram a terra da promessa. Outro exemplo: as sete igrejas do Apocalipse. A  maioria delas descarrilharam de seus trilhos, dos seus valores morais e espirituais. Perderam a essência do primeiro amor, incapacidade de discernir o percado que adentrava na igreja, sem força sem poder para lutar contra as potestades, uma igreja de um estado de mornidão espiritual. 
O cenário de hoje não é diferente. Há muitas Igrejas descarrilhadas no caminho. Desacreditadas de seus valores, sem perseverança e sem amor. Há Igrejas que não crescem porque muitos de seus membros estão enterrando os seus talentos; outras tantas,  sofrem derrotas sobre derrotas, porque estão ocultando pecados de seus membros. 

5-  Como averiguar se estamos no trilho do crescimento? 

O discipulado cristão é o modelo padrão deixado por Jesus. Um dos métodos de averiguação é a prestação de contas. Deveremos Sempre estar prestando contas à alguém. O outro método é  o feedback. Compartilharemos um exemplo doméstico. - Enquanto preparamos  este texto celebramos o aniversário de minha esposa. Um grupo de mulheres resolveram compartilhar o aniversario com ela. Houve momentos de alegria e espontânea descontração. O que mais lhe tocou, relata minha esposa,  não foram os presentes mas os testemunhos dessas irmãs e amigas. Relataram fatos de que foram abençoadas em momentos críticos que mais precisavam de uma mão amiga. Alguns fatos recentes, outros tempos atrás, que ela nem mais lembrava, entretanto, marcaram a vida dessas servas do Senhor.  Esse é um bom feedback  da vida cristã. Jesus disse que nós somos conhecidos pelos frutos, pelas práticas de boas obras. 
Refletindo.....
 O crescimento espiritual do cristão não é opcional. A Bíblia diz  que devemos desenvolver a nossa salvação ''com temor e tremor ( veja Filipenses 2:12-16). O Espírito Santo dota o Corpo de Cristo para que todos sejamos edificados e desenvolvamos os dons espirituais e demos muitos frutos, É o que a Bíblia diz: E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado" ( Efésios 4:11,12). Esse é o padrão de discipulado cristão que promove crescimento nos santos. Amem!
Por amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário