quarta-feira, 17 de abril de 2019

ALIANÇA DA CRUZ - TRIUNFO SOBRE O PECADO, A MORTE E O DIABO!

"Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores" (Hebreus 8:6) 
A Páscoa cristã é um divisor da história da humanidade. Uma demarcação que encerra  ciclos de Alianças importantes entre as quais destacamos as alianças com Adão, Noé e Abraão. A Aliança da Cruz não se trata de uma demarcação territorial, cultural e religiosa. Uma Aliança espiritual, universal, é única.  A sinopse da Cruz:  um triunfo sobre o pecado, a morte e o Diabo. Instituiu-se na Cruz de Cristo um Poder sobrenatural, de justiça, de alcance para absolvição, de condenação, de bênção e de maldição. Com temor e tremor vamos refletir sobre os efeitos da Cruz de Cristo, que demarcam a distinção entre justo e o impio, o que serve e o que não serve a Deus: 

1- A  Aliança da Cruz  qualifica-nos  a triunfar sobre o pecado, sobre a morte e sobre o Diabo. 
Triunfar é vencer. Obter uma conquista. O mistério da Cruz não é compreendido pelo conhecimento humano. O maior triunfo do homem foi conquistado, por Jesus, que venceu os três piores  inimigos do homem, o  pecado, a morte e o Diabo.  " ....e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz" ( Col 2:15).  Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo...."( I Cor 15:54-57).  A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Quem não triunfa sobre o pecado é um candidato à morte. O autor dessa morte é o próprio Satanás. O próprio Senhor Jesus Cristo que diz:  ..."  ele veio para roubar, matar e destruir" (  Jo 10.10a.). 

2 - A Aliança da Cruz de Cristo  tornou-se o Supremo Tribunal Divino para perdoar e absolver o pecado da condenação eterna.
"Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus" ( Rom. 8:1). Esta é uma conquista da Cruz de Cristo. A justiça se consumou no Calvário. Apropriar-se dessa anistia divina é simples, arrepender-se. É a atitude que leva o pecador do seu estado de rebelião à reconciliação, é o que a Bíblia diz: "Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de Deus, seremos salvos por sua vida" ( Rom 5:10).  A Bíblia não diz, " nenhum condenação há" e ponto final. O que qualifica o pecador a se apropriar-se desse perdão de Deus é o que virá a seguir: "para os que estão em Cristo Jesus".  Está claro para você?

3- A Aliança da Cruz de Cristo é  a maior doação  divina de resgatar uma pessoa do cativeiro do pecado.
O próprio Senhor Jesus que afirma a existência dessa escravidão:  “Em verdade, em verdade vos asseguro: todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado" Rom. 8:34). O pecado é gerado pela própria característica da  natureza humana. Pecados que envolvem imoralidades, crenças e superstições, ódio, inimizades, discórdias, glutonarias....  Jesus foi à Cruz com essa missão: " O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos..." ( Isaías 61:1). Jesus a maior doação divina de resgatar um pecador do cativeiro do pecado: "  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"( João 3:16).  Você se sente incluído nessa doação? 

4- A Aliança da Cruz de Cristo é irrefutável o próprio filho de  Deus se apresentou como oferta pela pecado.
Não se tem registro na história de alguém colocar-se no lugar de um condenado para morrer por ele. Deus  é quem fez a oferta de doação: "Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho...." ( Rom anos 5:10).  Jesus é a oferta de doação com a sua própria vida: Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado ( Rom. 8:3). A rejeição de Jesus é ofender a doação de Deus. A rejeição de Jesus é  ficar do lado dos acusadores de Jesus.  É, portanto, decidir por justiça própria e  escolher seu próprio destino. Não haverá outra oferta, superior à Cruz, que possa acontecer  para resgatar esse tipo pecador.

5-  A  Aliança da  Cruz de Cristo  é a demarcação do antes e do depois.
A aliança da cruz é contundente: haverá o antes e o depois. Trata-se de uma afirmação bíblica: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" ( 2 Co 5:17). Tornar-se uma "nova criação". Somente a partir daí que  começa a surgir coisas novas, práticas diferentes de viver. A única condicional exigida: está em Cristo. Impossível  'está em Cristo" e evitar a Cruz de Cristo. Infelizmente não é isso que está acontecendo na prática de muitos membros que frequentam igrejas evangélicas. 
Veja essa  estarrecedora estatística realizada em Igrejas evangélicas americanas: 
- 10% crentes não identificados (anônimos); 
- 20% crentes nunca vão à Igreja; 
- 25% crentes nunca oram;
- 30% crente nunca leem a Bíblia; 
- 40% crentes nunca ofertam à Igreja; 
- 60% crentes nunca ofertam a missões mundiais;'
- 75% crentes nunca assumem um ministério na Igreja: 
-  95% nunca ganharam uma pessoa para Cristo. Ainda assim;
- 100% dessas categorias de  crentes esperam ir para o céu. 
Somos chamados para frutificar e dar muitos frutos; é o que o Senhor Jesus espera de cada um de nós: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda" ( Jo 15:1-2) 
Refletindo...
Esta é uma Páscoa que nos convida a refletir como cristãos: Tenho honrado a Aliança da Cruz?  Encaixo-me  em uma dessas situações colocadas nesta reflexão? Preciso mudar de Igreja ou  preciso mudar o meu estilo de vida? Decido a não  ser cortado, mais podado, para dar mais  frutos? Faço parte dessa triste estatística, de crentes infrutíferos, ou estou crescendo, buscando cada dia fazer a vontade Deus?  Feliz Páscoa.....
Por amor ao Cristo da Páscoa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário