quinta-feira, 19 de março de 2020

DEUS NUNCA FALHOU, NEM NUNCA FALHARÁ!

Resultado de imagem para a soberania de deus e a responsabilidade humana
"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.  Mas todas estas coisas são o princípio de dores"                                                                        ( Mateus 24: 6,7). 
 Deus nunca disse que a semente de Adão e Eva, após pecarem, teria vida fácil na terra. Apesar disso, Deus nunca abandonou os descendentes de  Adão e Eva em momento algum. Em toda a história da humanidade é palpável o cuidado de Deus: Deus nunca falhou, Nem Nunca Falhará! Para nós cristãos, precisamos nos encorajar uns aos outros, sem ignorarmos as consequências de uma semente humana contaminada pelo pecado. Como Cristãos, seguidores das Escrituras Sagradas, três perguntas para refletirmos:
Que 'Fichas' caem nesse momento que vivemos uma pandemia global? Que Lições Tiramos?  Que Decisão Tomaremos?

1 Que Fichas Caem? 
" O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo  '(Ecl. 1:9). A Bíblia é extraordinária porque reúne informações segura sobre a Criação, Eternidade, Registros Históricos, Profecias  e Ciência. Salomão já  dizia: 'Nada há novo debaixo do sol'. As Pandomias sempre existiram. Veja esse relato: 
"Pode parecer até exagero, mas nos últimos 1.500 anos mais de 3 bilhões de pessoas no mundo morreram em decorrência de doenças provocadas por novos vírus e bactérias. Do ponto de vista histórico, portanto, o número de vítimas fatais do coronavírus é ainda pequeno: quase 8.000 mortos no mundo.Por volta do ano 540, muita gente pensou que o mundo ia acabar. Marinheiros de navios mercantes do Mar Negro, entre a Europa e a Turquia, começaram a morrer repentinamente. Em geral, os navios atracavam em portos da Itália. A doença ficou conhecida como praga de Justiniano, nome do imperador romano da época. As embarcações chegavam com ratos infectados por pulgas que carregavam uma bactéria mortal para os seres humanos.Os infectados apresentavam inchaço nos nódulos linfáticos, no pescoço, virilha e axilas, além de necrose nas mãos e nos pés. O vírus acabava matando o doente em poucos dias. A doença chegou ao norte da África e ao Oriente Médio. Também se alastrou pela Europa. Mais de 30 milhões de pessoas morreram" (extraído).

. A Bíblia relata  em ( Exodo Cps 9-11) as dez pragas no Egito. Uma intervenção  severa divina, nunca vista antes nem depois. A décima praga, numa só noite morreram todos os primogênitos Egípcios e dos animais( Ex.11:1-7). Deus é soberano, tudo está sobre o seu controle. 
. Deus não age como os governantes humanos agem. Que mudam suas posições  conforme as circunstâncias e conveniências. A justiça de Deus  é inalterável;  porque o seu caráter é inalterável.  A justiça de Deus não é determinada pelas diferenças e ' tradições humanas ';  mas sim,  pelos seus atos inconsequentes. Adão e Eva foram punidos pelos atos inconsequentes. Os povo Judeu sofreu cativeiro em Babilônia pelos seus atos inconsequentes de não seguir os preceitos divinos específicos a eles.

2-  Que Lições Tiramos?
Como cristãos não ignoramos a justiça de Deus, nos firmamos  nas suas promessas. O povo de Israel sofreu o duro golpe de viver em cativeiro Babilônico; contudo, houve promessa de retorno, com data marcada, em  70 anos. O cativeiro nunca é o fim. É o  método educativo de Deus para confiar nas suas promessas. 
. Ao escrever esse texto, estou num cativeiro domiciliar, por ser uma pessoa de risco, para enfrentar a pandemia do coronavírus. As lições que tiro: (1) Não tentar agir do meu  jeito. Seguir as orientações das autoridades pastorais e civis é o melhor caminho para superar esse deserto. Agir por conta própria é desastroso e atinge outras pessoas;  (2) Ficar de bem com Deus. Não ficar zangado com Deus como se Ele fosse o culpado. A culpa é sempre a falta de minha atenção aos avisos de Deus; (3) Não subestimar o inimigo. Nesse momento o meu inimigo é o coronavírus. Preciso ter os devidos cuidados, são simples mas funcionam a meu favor; (4) Não superdimensionar o inimigo. O medo nos leva a fazer isso. Quando o medo toma conta do nosso coração, subestimamos o poder de Deus que está conosco:  "É maior o que está conosco'. Não percamos as promessas divina a nosso favor.

3. Que Decisões Tomaremos?
As decisões coletivas são importantes, como comunidade cristã, nos núcleos familiares, e individualmente, assumindo nossas próprias autorresponsabilidades: 'Fazendo valer a fé e a confiança nas promessas de Deus'. Diante de crises e recolhimento como povo de Deus como deveremos nos posicionar? 
- Vamos deixar que Deus lute por nós: " Pois o Senhor, nosso Deus, está com vocês para lutar ao seu lado e salvá-los do inimigo" ( Dt.20:4). Só nesse verso encontramos três promessas: (1) Deus está conosco; (2) Ele luta junto conosco; (3) Ele quer salvar-nos do inimigo. Como povo de Deus, deixemos que Ele lute por nós.
- Façamos um  Concerto Coletivo com Deus como Igreja de Jesus Cristo, espalhadas por todo esse Planeta Terra. " ... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra " 2 Cr 7:14). Atitude poderosa que sara uma Nação. 
- Precisamos ser honestos e vasculharmos nosso interior. ' Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós"Josué 3:5). A santificação começa pelas atitudes de nossos lideres de todos os comandos. Começou por Josué, por Davi, por Isaías, que chegou ao ponto de dizer: "AI de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro  no meio de um povo que também tem  lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi, o Rei, o Senhor Todo Poderoso"( Is 6:5). Perdoem-me em dizer: 'tem muitos lideres com linguagens inapropriadas'. Espalham mais que ajuntam. 
- Não fugir da responsabilidade - O silêncio pode ser uma boa contribuição em meio a tantos fake news  e informações equivocadas. Por outro lado, omitir solidariedade, negligenciar  responsabilidades  com familiares, são atitudes que  contribuem para o caos.  No tempo do profeta  Elias havia sete mil fiéis que estavam calados. O  profeta Elias assumiu o comando e os chamou a responsabilidade:  "Então Elias disse ao povo: Cheguem para mais perto de mim. Todos chegaram mais perto de Elias, e ele começou a consertar o altar do Senhor Deus, que estava derrubado" ( I RTeis 18:30). Há muitas pessoas com sua fé derribada,  acuados diante de crises. Para você que se enquadra nesse perfil o encorajamos a  se posicionar. Assumir a responsabilidade de quem você é para Deus. A você que está descomprometido com Deus, saiba que  o Senhor Deus  derrubará os altares da Idolatria, da corrupção, das más gestões públicas e eclesiásticas. Esse é tempo oportuno.
Resultado de imagem para Inkglaterra Brexit
O que passa pelo mundo?

. Pela dor, os países protegem suas fronteiras.
O mundo acompanha sem entender as verdadeiras motivações  da separação da Inglaterra  dos seus irmãos Países Europeus: o chamado Brexit. Por enquanto, todo esse esforço tornou-se inócuo.  Bastou um 'coronavírus' para fechar as fronteiras de todos os Países, sejam parceiros ou não. 'O tiro no próprio pé'. O que parecia lucrativo,aos Ingleses, agora, todos os países amargam uma recessão global sem precedentes. Bastou um 'coronavírus' para derrubar o orgulho  de muitos chefões de países chamado de primeiro mundo. O rei Davi ao ser aclamado Rei de Judá e Benjamim, empenhou-se em unir as doze tribos de Israel.  Belo exemplo aos poderosos de hoje, que buscam separação e erguer muros de separação 

. Em meio ao caos, uma coisa boa
Resultado de imagem para todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a deus
. Deus trabalha no turno da noite. ' O Guarda de Israel não dormita'. Nunca se viu na história moderna, governos ricos tirarem de suas reservas, trilhões de dólares para distribuir, indiscriminadamente, a milhões de desempregados e desassistidos. Algo inédito que não aconteceria em tempos de aparente paz. Em meio ao caos uma coisa boa.

Refletindo:
"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oli eira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação." (Hab 3:17-18).
Esse é o tempo de viver, fé, esperança e amor. Deus não desperdiça absolutamente nada. Deus é o nosso oleiro: "Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria" ( Jr. 18:4). Deus está purificando o seu povo transformando num Vaso Precioso para Glória dEle.  O fogo purifica o barro e o torna forte para ser usado. Se permita! 
                                                                          Por amor a Cristo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário