quinta-feira, 26 de março de 2020

PECADO - INIMIGO INVISÍVEL MORTAL!

Resultado de imagem para pecado mata
A  pandemia  COVID-19  parou o mundo. Os seus  efeitos são  catastróficos a humanidade, na saúde, na economia, nas relações entre os povos.  Usando como metáfora essa pandemia,  nada se compara ao estrago de uma outra pandemia chamada  pecado. O pecado é um inimigo invisível mortal!  Desde a queda de Adão e Eva, os danos  são infinitamente maior  a humanidade.  Vamos aos fatos e aos números:

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
( Comprovação Histórica e  Científica Bíblica) 

C


Coração Endurecido
"Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas precedentes; donde veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos"(Zacarias 7:12)
O


Ouvidos Fechados aos Avisos de Deus
"
Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem"  ( Zacarias 7:11)
V


Viver como se  Deus não existisse.
"E viraram para mim as costas, e não o rosto; ainda que eu os ensinava, com insistência, eles não deram ouvidos para receberem instrução"  ( Jer 32:33)  

I



Inversão aos Valores da Criação.
"…Porquanto trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram objetos e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém! E,por essa razão, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 
( Rm.1:25,26)

D


 Desobediência aos Mandamentos Divinos
"Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição. Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando; mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos"( Dt. 11:26-28) 
1.9

Morte Espiritual 
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor " Romanos 6:23).

Quem mata mais, as Pandemias ou o Pecado?
. A humanidade contabiliza  muitas pandemias com dizimação de milhares de vidas. Nada se compara com o que aconteceu no tempo de Noé. Qual foi a causa"Vamos refrescar nossas memórias lendo o texto bíblico: 
"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito" ( Gn. 6:5-7). Da semente humana só restaram Noé e sua família e os animais que entraram na arca. 

. Aproximadamente dois milhões de  pessoas saíram do cativeiro Egípcio rumo a terra de Canaã. A incredulidade do povo mudou toda uma estratégia de Deus. Permaneceram circulando no deserto por 40 anos, até que toda uma geração perecesse. ( os registros estão no livro de Números). Dessa multidão nenhuma pessoa morreu por conta de  epidemias  ou por um surto qualquer. A Causa? O Pecado da desobediência aos mandamentos de Deus. Duas cidades do passado, Sodoma e Gomorra, foram dizimadas pela ira de Deus com fogo dos Céus.  Causa? "Disse-lhe, pois, o Senhor: "As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei" ( Gn. 18:20,21).

.  Sejamos sinceros sem hipocrisia religiosa ou de  qualquer tipo, nesses dias de quarentona que há impedimento  de circulação de pessoas, quando não há  frequências nos bares, nas baladas, nas bocas de fumo, nos bailes fanks, quanto ganho? Enquanto escrevo ouço uma reportagem indicando queda drástica nas  estatísticas de boletins de ocorrências, de furtos, acidentes, as  mortes violentas quase índices zero. Essas ocorrências inconsequentes são resultados do pecado da rebeldia, do egoísmo, do mal uso da liberdade; isso tudo tem nome, pecado. E pecado mata.  Imaginemos se fosse usado todo esse aparato global, dado ao  COVID-19, aplicando grande soma de dinheiro, todo sistema de mídia atuando, ações firmes dos governos, dos empresários e das pessoas  em geral,  em combate ao pecado? Em que mundo as pessoas estariam vivendo? Haveria paz e prosperidade na terra?
  
Subestimar os efeitos do pecado é o grande erro da humanidade.
 Preste atenção nesse relato: " O Dr. J. Wilbur Chapman conta história de um ministro que pregava com profético poder, a respeito do pecado. Falava aberta e penetradamente, referindo-se ao pecado como  'uma coisa abominável que Deus odeia".  Certo dia, um membro da igreja foi ao escritório do ministro e disse-lhe: -  Nós não queremos que o Senhor fale assim tão abertamente sobre o pecado, porque se os nossos filhos e filhas ouvirem tanto sobre esse assunto, mais facilmente eles se tornarão pecadores.  Chame-o um erro, se lhe parecer bem, mas não fale assim claramente sobre o pecado.  O ministro foi a uma prateleira de remédios, trouxe um vidrinho de estriquinina marcado 'veneno' e disse: - Veja o que o Senhor quer que eu faça; deseja que eu mude o rótulo. Suponhamos que eu tire esse rótulo e coloque outro mais ameno, por exemplo, "essência de  hortelã-pimenta"; pode o senhor prever o que aconteceria? Quanto mais brando fizermos o rótulo, tanto mais perigoso faremos o veneno".  Pegando uma carona: Quando ministramos a Palavra de Deus, ensinando, pregando,  aconselhando ou escrevendo, não estamos subestimando, relativando, minimizando o pecado, quando não somos claros, objetivos,  omitindo  as  suas  severas consequências?  
Resultado de imagem para sangue de Jesus
. BOA NOTICIA  -  CURA  CORAVID-19 PECADO ( I Jo 1:9 )
Deus nunca deixou de amar o ser que criou. Quando seus filhos Adão e Eva pecaram imediatamente anunciou um plano de salvação para toda a semente humana ( Gn. 3:15).  Esse plano se consumou na pessoa do seu Filho Jesus Cristo. O Sangue de Jesus Cristo é o antídoto para destruir o pecado e seus efeitos: "Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" ( I João 1:8,9). Nunca faltou e não  faltará o remédio para combater o pecado. O que tem faltado é a conscientização do pecado em nossas vidas. Há aqueles que não reconhecem pecadores, por isso, não confessam e não são curados de suas enfermidades; e, há aqueles que, por serem salvos,  se acham imunes do pecado, acabam doentes.
Resultado de imagem para a lei do pecado
Refletindo:   
"lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados"( Tiago 5:20)
Para nós cristãos devemos ter  a consciência que o pecado gera morte. O cristão está justificado em Cristo, portanto, não experimentará a morte espiritual. Entretanto, nós cristãos precisamos entender que há outros tipos de mortes, como:  morte emocional, morte no casamento, morte financeira, morte nos relacionamentos,  e vai....A mais cruel é a morte gradativa da fé. Quando  o cristão peca, voluntariamente, sonegando impostos, não entregando a parte de Deus, traindo o matrimônio, espalhando boatos falsos, vivendo em maledicência, abandonando a sua congregação, por ser achar dono da verdade, etc... veja o que a Bíblia diz a respeito desse tipo de comportamento: " Porque se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados ; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários ... " Hebreus 10:26,27). O pecado está matando pessoas dentro e fora de nossas Igrejas. Pense nisso?

" Precisamos de Sabedoria do Alto para reconhecer a diferença entre o sofrimento provocado pelo próprio pecado e a diferença entre o sofrimento provocado por fazer oque é certo".
                                                                                                             Por amor a Cristo!




2 comentários:

  1. Muito boa está reflexão. Peço permissão para pregar está mensagem no domingo a noite com alguns acréscimos.

    ResponderExcluir
  2. Sim meu amado pastor faça as adequações que forem necessarias

    ResponderExcluir