quarta-feira, 1 de abril de 2020

PANDEMIA FINANCEIRA - 2/3 DA POPULAÇÃO BRASILEIRA INFECTADA!

Pandemia! Nunca se falou tanto  nesses últimos dias. COVID-19 nunca sairá das nossas mentes. Pois bem, vamos falar de uma outra pandemia que é igualmente assustadora: Pandemia Financeira. Vamos usar como metáfora COVID-19 para levantar uma reflexão para enfrentarmos essa doença, chamada  'endividamento global". Quem não está  infectado dessa enfermidade dê glórias a Deus. Entretanto, muitos de nossos  irmãos e familiares estão precisando de  encorajamento para encontrarem  as causas e buscar cura. A foto 'acima' é um recorte de jornal, 65,6 de famílias endividadas. São claras evidências de uma sociedade consumista e que está infectada da pandemia financeira.
POPULAÇÃO BRASILEIRA 65% ENDIVIDADA (CNC)
Causas  Epidêmicas e Análises de Especialistas Financeiros Cristãos.
C

 Cobiça

16"Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo". O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" ( I João 2:16,17) 
0


 Ostentação 

"Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo"( I João 2:16)'

V

 Viver como se Deus não existisse
"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” ( Proverbios 3:5-6).


I


 Imprudência,  Insensatez e Presunção.  

"Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" ( Tiago 4:13-15)
D

Domínio dos ricos sobre os pobres


" O  rico domina sobre o pobre,  e o que torna emprestado é servo do que empresta"  (Provérbios 22:7).

19

 Falência Financeira

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam".            
                                                         ( Mateus 6:19)
"A mentalidade de enriquecimento rápido é que faz com que as pessoas entrem em esquemas de pirâmide. Mesmo que você não perca dinheiro, poderá fazer outras pessoas perderem".

. Os efeitos de uma pandemia financeira.
Toda pandemia provoca grandes estragos numa sociedade. Os efeitos do endividamento   financeiro sistêmico  são trágicos. É consenso para nós cristãos que tudo que é adquirido em desacordo com os padrões bíblicos é pecado. E pecado gera consequências. Alistamos cinco razões (existem outras) que levam a uma falência financeira: 

Cobiça -  Cobiçar é desejar o que é do outro,  nessa cobiça  tudo vale. A Bíblia declara que amar o dinheiro é raiz de todos os males,  e nessa   cobiça muitos se desviam da fé. Entra numa escalada de insucessos e infortúnios. 

Ostentação - Ostentar é o mesmo que orgulho,  o contrário de humildade. É buscar glória para si, exibir-se para parecer melhor aos olhos de outras pessoas. " Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo" ( I Jo 2:16). Isso custa caro e a custas de outros. A sociedade paga a conta.

Viver como se Deus não existisse - Pensar que está vivendo independente de Deus é como dizer que não precisa do ar para respirar. Independentemente das crenças, nós cristãos temos motivos históricos, científicos e espirituais para não colocar Deus à prova. " Não porás à prova a Yahweh, teu Deus, como o experimentaste em Massá:(  Dt. 6:16).  Deus é o nosso provedor.  Quando as portas dos céus se fecham está decretada a nossa  falência. 

. Insensatez, Imprudência e Presunção -  As três coisas caminham juntas. São pessoas que eliminam de suas vidas o Planejamento pessoal, a parte mais atingido é o desequilíbrio financeiro. A população  que está endividada se enquadra na falta de planejamento pessoal e familiar. Para quem vive esse padrão perguntamos: 'Que ganho terei levando minha vida desorganizadamente"? 

Domínio dos ricos sobre os pobres -  O sistema financeiro de nosso país possui um dos custos mais caros do mundo. A falta de planejamento, ter acessos a créditos fáceis, a ostentação, somado a ganância dos ricos nos lucros, são armadilhas que tornam as pessoas escravas de seus credores. Os pobres de baixa renda dificilmente conseguem chegar ao final de seus contratos na aquisição de sua casa própria. Faça contas dos juros exorbitantes que você já pagou nesses  últimos dez anos, daria para comprar sua casa própria? 

. As crenças geram  condutas que geram resultados bons ou ruins. Endividamento é uma crença cultural e comportamental onde muitos perdem e poucos ganham. A Bíblia coloca regras nesta questão. Se você faz parte do grupo dos endividados, REVEJA as suas crenças e condutas.

                    ' REVEJA '  SUAS CRENÇAS E CONDUTAS
  



R




Reveja suas  
Condutas 
"Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus"( Ef. 5:3-5)" 

E

Escolha  
Quem
Servir
  
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" ( Mateus 6:24. " 


V


Vida
Próspera



 “E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. Raramente essa pessoa reflete no fato de que a sua vida é curta, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração”( Eclesiastes 5:19,20).

E

Espere
 no
Senhor 
  

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias;
correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão" ( Isaías 40:31.  

J

Jesus, 
a maior 
riqueza
  

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus"Filipenses 4:19) 

A

Amar a Deus e
 não o Mundo


Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo” 
( I João 2:15,1
  Três perguntas para você refletir:
1- As nossas crenças geram resultados (positivos e negativos), então, vale a pena persistir
nelas se não estão proporcionando crescimento?
(2) O quer posso fazer, com atitudes práticas, para mudar essas nocivas crenças?; 
(3) Que recursos  ( humanos e espirituais) podem me ajudar?

. Diagnosticar o problema,  REVER as crenças e a conduta são passos importantes. Entretanto, um passo a mais é necessário:  REAJA. Como reagir  na direção certa? Dicas importantes:


REAJA -  O MELHOR ESTÁ POR VIR!


  R

Recalcule as suas rendas. Nesse período de crise  a tendência é uma retração econômica. Todos somos atingidos. É prudente refazer as contas. Para quem está endividado oportunidade rever valores e comportamentos.

  E

Estabeleça as prioridades de pagamentos e gastos. Preferencialmente dê prioridades aos gastos  domésticos, família e ligados ao trabalho. Comece a criar hábitos novos de gastos, eliminando os desperdícios e gastos supérfluos.

  A

Amplie as possibilidades de novas rendas. Crise sempre gera oportunidades novas. O trabalho criativo, as experiência  acumuladas, novos conhecimentos, são aliados para novas conquistas. Evite atalhos e ganhos  fáceis, especulativos e voláteis (lições: aplicadores em bolsas  perderam grande soma de  dinheiro). Use o  conhecimento e a experiência a seu favor. 

  J

Justificar os erros, transferir aos outros responsabilidades das crises, são atitudes de perdedores. Tirar lições dos erros, refazer a rota são atitudes do vencedores. ( Sugiro a leitura do livro : Quem Mexeu no Meu Queijo': 

        A
Aja com fé e determinação. Recuse ficar para trás. Defenda o seu território. Crie uma imagem virtual  do seu futuro. Tome posse. Firme-se nas promessas de Deus.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor" ( Proverbios 19:21)



. O CROWN é o Curso de Finanças Internacional,  com princípios Bíblicos seguros e de confirmada credibilidade. Compartilhamos  Sete Conselhos do Crown que lhe ajudará a tomar seguras decisões nesse momento de crise.


Refletindo: 
"Seja sobre nós a Graça do Senhor, nosso Deus; confirme sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirme a obra das nossas mãos" ( Salmos 90:17
O salmista ( Salmos 90:17) sugere que coloquemos à prova aquilo que fazemos. Nos submetamos a Deus se aprova as obras do nosso trabalho.  Nem tudo que fazemos agrada a Deus, sabemos disso. A Bíblia coloca a nós todos como pecadores e carecemos da Graça perdoadora do Senhor. Quando confessamos, nos arrependemos de coração  e desejamos refazer o caminho, somos perdoados. Se você se sentir a vontade faça essa oração. Antes responda  sinceramente as três perguntas e REVEJA o que deseja ser mudado em sua vida.

'Pai,  reconheço os meus erros; por isso,  colho resultados ruins na minha vida financeira. Confesso os meus pecados, da rebeldia,  de egoísmo, desejos carnais, e, por achar que sou dono do meu destino. Ajuda-me a viver uma nova crença firmada nas tuas promessa. A viver na tua dependência, ser fiel aos meus compromissos, trabalhar com diligência e sabedoria, usar com inteligência o tempo, minhas habilidades, meus  dons espirituais. Submeto-me a autoridade do Espírito Santo. Procurarei ser um gerente fiel em tudo que o Senhor colocar em minhas mãos. Em nome de Jesus Cristo, oro. Amem!

Por amor a Cristo! 
P.S.  Meu amado irmão/ã: 
' Se você fez essa oração, sinceramente, as portas abrirão para uma nova jornada de vitória. Se desejar conhecer mais sobre o assunto, coloco  sua disposição a Apostila  "Finanças & Vida', de minha autoria. Faça seu  pedido colocando no  comentário (abaixo) coloque o seu e-mail. Ou, se desejar, envie diretamente no meu e-mail ( araosalgado@gmail.com) , será enviado por  PDF.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário