quinta-feira, 16 de abril de 2020

PERDÃO - GANHOS E PERDAS!

Resultado de imagem para JESUS E O PERDÃO
Esse é um tempo propicio para fazer uma faxina mental e do coração. Vamos refletir sobre o perdão sob uma perspectiva de ganhos e perdas. O que ganho quando perdoo? O que deixo de ganhar quando não perdoo? Vamos entender: ' Do  por quê do Senhor Jesus dá tanta importância ao perdão? Independente de nossas crenças o perdão é universal, não precisa de  passaportes  para transitar em todos os corações, em todos os  lugares, o mais importante é atemporal, viaja no passado sem problemas. Quando sairmos desse período de isolamento social sejamos mais amorosos, mais tolerantes e entendendo melhor o nosso próximo. Tenha a mente e o coração abertos para receber essa mensagem:  

Como definir o perdão? 
Perdoar é uma atitude consciente para  livrar-se de culpa,  ofensa, qualquer espécie de dívida, etc. O perdão é  também um processo mental que visa a eliminação de raiva, ressentimento,  amargura, ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio. A palavra "perdão" vem do latim perdonare que significa a ação de perdoar, aceitar ou pedir desculpas, uma remissão  de algo de errado praticado ou vitimado. A Bíblia define perdão “abrir mão, deixar ir embora”. Seria como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Na oração do "Pai Nosso" o Senhor Jesus inclui o perdão:  “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4). Impossível viver nesse mundo sem perdoar e ser perdoado. 

Quando e quantas vezes  devo  pedir perdão? 
É importante reforçar que pedir perdão é uma ação consciente de que algo precisa ser restabelecido. O perdão restabelece os nossos valores e nossas crenças. Uma Iniciativa pessoal independentemente de esperar qualquer expectativas de retorno. Pedir perdão é um ato interior, libertador e muito poderoso; mas também desafiador e muito difícil de realizar. Nem sempre estamos dispostos a ter esse gesto nobre, o que  torna a atitude ainda mais valiosa. O Senhor Jesus deu a receita de quantas vezes devemos perdoar. O sentido de  'setenta vezes sete', ao dia, significa que não há limites para se perdoar. O perdão é processo pedagógico de mudança de crença. Quando pedimos perdão, a alguém, geralmente refletimos naquilo que ocasionou o dano; tiramos lições para não se repetir mais. Isso é mudança de crença negativa. Então, nem precisaremos mais usar 'setenta vezes sete'. Já nos corrigimos.

Que ganho terei quando peço perdão e  perdoo? 
Os ganhos são extraordinários porque agem em várias direções da nossa vida. Alguns exemplos: devolve a paz interior, melhora a comunicação relacional, os pensamentos e os sentimentos são  reestruturados. Por quê? As nossas  crenças passam a  seguir  os  padrões divino, que são amar e perdoar. Trazendo esse ganho para o campo relacional e profissional você pode imaginar quanto ganho terá? Os obstáculos serão desobstruídos e a sua vida encontrará um caminho de paz e de prosperidade.  Quem perdoa experimenta mais saúde física e mental,  aumenta as habilidades, constrói pontes de confiança entre as pessoas.

Que deixarei de ganhar se não peço perdão e não perdoo ? 
As perdas em muitas situações da vida  são previsíveis. Por quê? Quando fecho o coração, não peço perdão e não perdoo, decido arcar com os  prejuízos. Reflita sobre essa verdade: "Pessoas autorresponsáveis não gastam energia desnecessária sentindo raiva e sofrimento sobre as coisas e as situações que não tem poder  para mudar. O perdão reconhece que não podemos mudar o passado. O perdão permite reconstruir nosso futuro independentemente do passado:  ( Paulo Vieira) - ( faço um parentese para sugerir você a ler o livro  'O Poder da Autorrresponsabilidade" - Autor Paulo Vieira). Os prejuízos não são apenas de quem não pede perdão e não perdoa. Os efeitos danosos são comunitários e geracionais. É contagiante, criando uma geração de vítimas anônimas. Vamos criando gerações de pessoas que guardam mágoas e que se colocam em uma posição de vitimização e autocomiseração.  

 Tomando decisão de pedir perdão e perdoar.
Tudo na vida é uma questão de decisão. Pedir perdão e perdoar é uma decisão pessoal. A única forma de quebrar esse ciclo de maldição geracional é mudar as crenças do passado. Quer construir uma solida amizade? "O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos" ( Pv.17:9). Quer exercer compaixão? Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo ( Efésios 4:32). Quer receber o perdão de Deus? "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós" (Mateus 6:14).
Resultado de imagem para JESUS E O PERDÃO
Refletindo
. As mudanças de crenças acontecem quando a verdade de Deus renasce em nossas mentes e corações. Comece identificando pessoas com quem você precisa pedir perdão e liberar perdão. Comunique-se com elas e declare os sentimentos e a sua decisão. Em oração compartilhe esse texto em suas redes sociais com intencionalidade desejar uma mundo melhor, a paz e a prosperidade entre as pessoas. Amem!
Por amor a Cristo! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário