quinta-feira, 28 de maio de 2020

ASSIM SERÁ.....! TODOS OS DIAS DA VIDA.



".... Assim será abençoado o homem que teme o Senhor...para que você veja a prosperidade todos os dias da sua vidae veja os filhos dos seus filhos" ( Sl. 128:4,5)

Encerrando o mês maio -  mês da família -  dedicarei uma palavra  específica para nós homens. Na linha do tempo chego aos 70 anos. Fazendo uma retrospectiva compartilho minhas experiências dos meus 44 anos de casado como marido e pai. Aproprio-me da promessa de Deus do Salmos 128:  "Assim será...! Todos os dias da vida". Como marido, pai e ministrando para  homens cristãos, sinto-me no dever de compartilhar erros e acertos ao longo dos meus anos. Os anos são os nossos aliados  para cumprirmos o propósito de Deus aqui neste mundo sendo - implacável na cobrança. Tempo perdido jamais será resposto ou compensado. As promessas de Deus vão se cumprindo na jornada da vida - as vezes,  nós que as interrompemos. Eclesiastes diz: que tudo tem o  seu tempo determinado debaixo do sol. A Bíblia declara bênçãos e maldições, as duas coisas possuem o mesmo peso de justiça divina. As nossas decisões definem o tipo de colheita que queremos. Selecionei -  dez erros e dez acertos, como marido e como pai. Muitos desses erros, por conta de inexperiência, cultura familiar e intransigência masculina. Vamos a eles:

DEZ ERROS COMETIDOS NO CASAMENTO COMO MARIDO E PAI. 

- Levar  para o Casamento uma cultura Machista - Filho de nordestino fui criado num ambiente de uma cultura muito machista. Cabendo ao  homem  trabalhar para o sustento da casa e a mulher para cuidar da casa e dos filhos. Quando ficamos noivos a minha esposa era bancária de carreira. Impus uma condição: mulher minha não trabalha fora. Felizmente a ficha caiu: esse comportamento foi corrigido logo nos primeiros anos de casados. Minha esposa e eu  concluímos a faculdade, ela exerceu uma carreira publica por 25 anos, com  maestria e sabedoria soube ser profissional, esposa, mãe e administradora do lar.-

- Não priorizar o casamento como prioridade - Deus estabeleceu na cultura Hebraica a seguinte determinação:  " Quando um homem for recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou"( Dt.  24:5). Essa prática nunca funcionou em outras  cultura, da qual eu sou originado. Que, ao contrário da cultura Hebreia, as demais culturas colocam o casamento como mais um fardo  e um aumento das responsabilidades financeiras. Foi o que fiz. Intensifiquei minhas funções profissionais, que exigia muitas viagens e  dias fora de casa. A sensação que hoje me dá  que a minha esposa havia ficado em um cárcere privado. Por mais que a carreira seja importante o casamento  não deve deixar em segundo plano. Quem pensar diferente recomendo repensar se vale apena casar-se.

 Não ter sido  um pai mais presente nos primeiros anos dos filhos -  É sabido que um erro gera outro. O fato de ter dado uma atenção exagerada ao trabalho, infelizmente faltou tempo e atenção para minha esposa e meus filhos. Por consequência a experiência não foi louvável deixando déficits emocionais na esposa e nos filhos. Louvo a Deus pelos meus filhos terem superados, e como pais, estão presentes na vida dos filhos meus netos. A lição que fica, os erros dos pais não precisam necessariamente ser repetidos pelos filho no casamento.

Assumir Muitas Atividades ao Mesmo Tempo -  O trabalho não deve ser o vilão dos nossos erros. Entretanto, acúmulos exagerados de atividades colocam em risco as demais áreas da vida. A família, a saúde, o social, são os mais prejudicados. Uma agenda cheia de atividades não nos qualifica ao topo  da  excelência. Há muitos homens bem sucedidos em suas carreiras, mas em sucessivos casamentos e filhos naufragando na vida. Um falso conceito de sucesso. 

Não Compartilhar Tarefas Domésticas com a esposa - A cultura machista reforça esse tipo de comportamento. Qualquer atividade doméstica sinaliza fraqueza. Um comportamento disfuncional com sérios prejuízos no casamento. Confesso que o primeiro café que fiz já estávamos no  vigésimo ano de casamento. Duas décadas que mancham o meu curriculum  como homem de Deus que exercia funções importantes de liderança na Igreja e na denominação. Felizmente os meus dois filhos  repararam meus erros e são parceiros de verdade de minhas noras. 

-  Não Comparecer com assiduidade nas Reuniões de Pais na Escola -  Como  sempre o  trabalho era sempre o vilão. Omisso e equivocado considerava desperdício de tempo comparecer a uma reunião de pais na primeira infância dos filhos.  O filho quanto a  filha precisam  se sentirem importantes e  o centro das atenções do pai. A minha esposa, virtuosamente e sabiamente,  cobriu essa minha lacuna. Os pais de hoje estão mais participativos, vejo isso no envolvimento dos meus filhos. 

Não Compartilhar o Controle das Finanças com a  Esposa -  Esse é um dos assuntos dos mais delicados entre casais. Por me "achar" um especialista em Finanças achava desnecessário compartilhar o dia a dia financeiro  coma esposa e filhos. Resolvia tudo sozinho. As finanças tem sido motivos de conflitos conjugais e familiares por falta desse compartilhamento. Por mais que não tivemos problemas nesta área, houve espirito arrogante de minha parte. Compartilhar finanças juntos  é um padrão  bíblico que não deve ser negligenciado. 

Não ouvir a esposa nas tomadas de decisões-   Deus deu a mulher uma capacidade extraordinária de governança da casa. A esposa possui uma percepção sensorial  que o homem não tem. Muitas crises financeiras seriam evitadas ou rapidamente solucionadas se nós homens homens  ouvíssemos  o radar sensorial da esposa. Nos primeiros anos de casamento não tinha essa compreensão e sensibilidade resolvia tudo sozinho. 

Não  tirar férias regulares  com a Família - Férias em família deve ser uma prioridade. Quando preparava-me para aposentadoria constavam nos registros, RH, onze  férias não gozadas. Significa que roubei onze anos de férias da minha família. Para qualquer homem sensato vai concluir como  um erro irreparável. E muitas das viagens que fazíamos incluía compromissos denominacionais. 

- Não Amar a Esposa Na Mesma Intensidade Como Cristo Ama a Igreja - Esse é o padrão de amor bíblico do marido para com a sua esposa. Nos primeiros anos de casados esse texto bíblico não fazia parte da minha bíblia. Os nove erros elencados, existem outros, comprovam essa minha insensibilidade de amar no padrão de Jesus. Amar a esposa não é uma escolha nem um  favor é um dever"Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a sua igreja e entregou-se por ela..." ( Efésios 5:24). Como nem tudo está perdido a seguir os dez acertos do casamento.  

DEZ ACERTOS  NO CASAMENTO COMO MARIDO E PAI:

Ter Buscado Orientação de Deus Para Escolha da Esposa -  O casamento não começa no altar. Começa na escolha. Com certeza a minha  escolha teve o dedo  de Deus. Decidi ficar dois anos e meio em jejum de namoro até que Deus revelasse àquela que seria de fato a minha esposa. A resposta veio com várias confirmações. A aprovação de nossos pais que mais trouxe confirmação. Vencemos muitas adversidades na certeza de que a Aliança com Deus faz toda diferença nada fica insuperável.  

- Assumir o Casamento Profissionalmente Estabilizado - Aos 26 anos de idade já estava profissionalmente estabilizado. A questão profissional  resolvida contribuiu para uma tranquilidade emocional, proporcionando elaborar um projeto de família consistente. Não havia a tensão de ser surpreendido de não estar no emprego no dia seguinte. Levei a sério a recomendação bíblica que diz: "Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois construa a sua família" ( Provérbios 24:27).

Colocar o Reino de Deus em Primeiro Lugar - Minha experiência de conversão deu-se aos onze anos. Desde então, venho construindo uma consciência de que a minha vida pertence ao Senhor. Sempre envolvi-me nas atividades da igreja e denominacional,  buscando ser  fiel na mordomia dos dízimos, ofertas e dos dons. Esse conjunto de atitudes proporcionaram dividendos positivos no casamento. Estamos colhendo  dividendos  de uma família próspera e abençoada.

Fidelidade no Voto do Casamento - Posso declarar diante de Deus e dos homens que tenho buscado honrar os votos sagrados do casamento. Fidelidade para com a aliança de casamento cem por cento. Por pura graça tenho sido um fiel  e destemido defensor da aliança do casamento, sendo indissolúvel, até o fim dos dias conforme as Escrituras nos cobram. "O Senhor é testemunha  entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a companheira, a mulher do seu acordo matrimonial" ( Malaquias 2:14).

     - Promover os  Filhos para a Vida -  Deus nos abençoou com três filhos.Todos profissionalmente bem sucedidos. São casados bem estruturados e temem a Deus. Optamos priorizando investir na formação profissional de nossos filhos.Temos 6 netos, desde o nascimento de cada neto fazemos uma poupança mensal  investindo no futuro deles. No meu entendimento investir na família seguramente  é o maior investimento feito no plano terreno.

      - Investir nas Fases  do  Casamento -  O casamento é para a vida toda, não está a  troca nem a venda.  Por ser tratar de relacionamentos duradouros,  sofre desgastes, precisa de investimento continuo para os reparos físicos, emocionais e espirituais. Temos feito isso ao longo dos 44 anos. No próximo ano (2021) completaremos 45 anos de casados. Já estamos planejando uma celebração de gratidão e de renovação de votos. 

      Honrar a Vida dos Pais na Velhice -  Honrar os pais é o primeiro mandamento com promessa. Não imaginava o peso dessa responsabilidade.  Meus pais já estão no descanso do Senhor.  Minha sogra, de 88 anos, está sob nossos cuidados. Honrar meus  pais e cuidar deles foi um privilégio que me trouxeram  lições de vida enriquecedora e dividendos de promessas que se trata o Salmos 128.    

       Apoiar a Esposa na  Realização Profissional -  Como já relatei iniciei o casamento com uma decisão que minha esposa não trabalharia fora. Felizmente passei por uma conversão de crença. Não só apoiei como encorajei minha esposa  na sua formação profissional e a realizar-se profissionalmente. A lição que tiro que o casamento é uma parceira onde não deve haver nenhum extremo, nem a submissão machista nem a liberdade feminista. Hoje, Somos aposentados e  desfrutamos do fruto do nosso trabalho. Um grande acerto na vida. 'Assim será...'

      -  Apoiar os Filhos na Chegada dos Netos - Coisa boa é comemorar a chegada dos netos. Acabamos de receber a sexta netinha Clarice.  Prazeroso é ter disponibilidade de  tempo para apoiar os filhos nesses momentos da chegada dos netos. Nesse sentido,  estamos realmente vivendo a melhor idade. A idade de ouro! Colher os frutos de um casamento abençoado. "Assim será...'. 

       -  Colhendo  as Promessas dos Salmos  127 e 128 -  Os Salmos citados são  parâmetros para os homens que sonham ter uma vida próspera e construir uma família abençoada por Deus. Sempre almejei ser um dos homens do Salmo 128. Mesmo reconhecendo os  erros cometidos, com a graça de Deus  posso celebrar um casamento e uma família abençoada. Com muitos acertos pela graça de Deus. Creio que  faço parte do seleto grupo de homens: "Assim será.... Todos os dias da vida". O melhor ainda está por vir.  A Bíblia garante: 'Um Homem fiel pode ter um impacto positivo sobre sua família por várias gerações' ( a foto abaixo - comemoração dos meus 70 anos). 

REFLETINDO:
Deixo claro que trata-se de um testemunho pessoal. Exponho-me uma jornada de 70 anos de vida e 44 anos de casados. De alguma forma espero contribuir com parceiros homens em suas jornadas de vida. Permitam dar uma palavra de encorajamento  as esposas que terão acessos a esse testemunho que não desistam de seus casamentos. A minha esposa nunca desistiu do seu casamento. Hoje colhemos frutos abençoados. O "Assim será..."de Deus chegará para todos os fiéis da terra. Aos filhos, perdoem as negligências e os erros de seus pais. Se são casados façam diferente. Se são solteiros leiam com atenção os erros e acertos que compartilho. O casamento continua sendo o melhor projeto para o homem e para a mulher. Entretanto, pode se tornar um grande pesadelo que não debaixo de Aliança com Deus e com os pais.  

Obrigado, Senhor, por ter me dado "n's"oportunidades de corrigir os erros e as rotas. Abrir o entendimento para aquilo que nos faz maridos e pais mais qualificados para tão sublime missão. Que os Salmos 127 e 128, sejam o padrão de todo o homem cristão" Amem!

Por amor a Cristo!

 


Um comentário: