"... Alegrai-vos na esperança, sede pacientes
na tribulação, perseverei na oração..."
Em tempos de aflições a intercessão é a arma poderosa para mudar uma situação por mais difícil que seja. O mundo está passando por uma dessas aflições. A pandemia desestruturou a economia, que atingiu empresários, que atingiu trabalhadores, atingindo famílias, a estrutura emocional, espiritual, e relacionamentos de uma forma sistêmica. Todos fomos atingidos. A intercessão é um recurso a disposição do crente e da Igreja do Senhor Jesus Cristo para momentos de difíceis. A Bíblia registra intervenções divinas sobrenaturais em respostas as orações dos servos e servas do passado. Vamos relembrar alguns momentos da história em que a intercessão funcionou para livramento, na proteção dos inimigos, e para por fim, o cativeiro dos Hebreus em Babilônia.
1- A Intercessão Gera Nível de Conexão Real entre Deus e o Intercessor:
. Gera Intimidade de
Amizade de amigos.
" Então o Senhor Disse: Esconderei de Abraão o que estou para fazer? " ( Gn.18:17). Deus não faria nada sem antes comunicar Abraão. Abraão apelou para não destruir Sodoma e Gomorra. A sua fidelidade e por ser amigo de Deus poupou o sobrinho Ló e sua família. Abraão era um homem respeitado por reis, porque todos conheciam que se tratava de um amigo de Deus. Quem atualmente são os amigos de Deus? Quantos amigos Deus pode contar para comunicar algo importante que realizará nesse planeta terra?
. Gera uma relação de confiança.
Josué, um general afinado com Deus. "No dia em que o Senhor entregou os Amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor na presença de Israel: "Sol pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!" O sol parou, e a lua se deteve até a nação vingar-se dos seus inimigos" ( Js. 10:12,13). Os intercessores são os que estão nos campos de batalha. Estão ocupados por uma causa legítima. Vivem uma relação de confiança do Deus que o comissionou. Deus age em seu favor, por mais que seja um pedido descomunal, como por exemplo, parar o sol e a lua.
. Gera Delegação Autoridade.
Todos os níveis de autoridade são delegados. A delegação de autoridade é proporcional ao tamanho da liderança e da missão. O profeta Elias, sozinho, derrotou 850 profetas. Não foi pela sua força que venceu: sobre ele estava autoridade divina. Apenas acionou a sua autoridade: "Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti" ( I Reis 18:36,37). Parece simples, mas essa autoridade é confirmada quando mantemos intimidade e amizade com Deus, quando mantemos confiança na missão que recebemos. O mundo de hoje está infestado de deuses pagãos. Destruindo a economia, as famílias e a fé de muitos cristãos. O mundo reconhece a autoridade dos Elias de hoje?
. Gera Misericórdia de Deus Quando o Intercessor assume o seu pecado e do povo com sincero arrependimento.
O profeta Daniel tinha consciência do pecado de toda uma geração passada e da sua geração. Não transferiu a culpa ao passado assumiu para si o pecado. A exemplo de Jesus Cristo, assumiu o pecado de todos nós. Daniel conhecia o coração perdoador de Deus. Conhecia a fidelidade de Deus que cumpriria suas promessas. Fez uma longa intercessão no capitulo 9.:4-19. Termina com essas palavras: "Senhor, ouve! Por amor de ti, meu Deus, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome"(v.19). Enquanto intercedia, por dias e semanas, confessando o seu pecado e o pecado de Israel, chega o anjo Gabriel com a resposta. "As misericórdias do Senhor são à causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não tem fim" (Malaquias 3:22). Que o senhor levante profetas do caráter de um Daniel, que clamem pela misericórdia de Deus.
2. A Intercessão
Ministério em Favor dos Santos:
. Uma Ação Continua e Persistente.
. Intercessão Uma Ação Intencional.
. Intercessão Uma Ação Para Glorificar a Deus
“Quando você estiver pronto para orar, evoque em sua alma a fé mais sincera naquelas coisas não vistas às quais suas orações se referem; e ore como se a estivesse vendo o tempo todo – Deus em sua glória, o céu, o inferno e Jesus Cristo seu Mediador nos céus.” (Richard Baxter, O Diretório Cristão, 1673) (extraído).
. Quando é Oração e quando é Intercessão?
O que é Oração:
'Aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou pensamento. Inclui confissão, adoração, comunhão, gratidão, petição pessoal e intercessão pelos outros' ( extraído).Ação de interceder, atuar em prol de, realizar por ajuda de ( extraído)
Refletindo:
“E,
quando chegou àquele lugar, disse-lhes: orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
dizendo: Pai, se queres passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha
vontade, mas a tua. E, posto em agonia, orava mais intensamente...” (Lc
22. 40-42,44a).
Jesus é nosso modelo
perfeito. A mesma intensidade que o Senhor Jesus enfrentou a dor do
Getsêmani. Nesse tempo do fim, chegou a nossa vez de beber o cálice da
tribulação. Agonizar a morte de parentes não salvos. Agonizar as
injustiças e as práticas criminosas dos governantes e dos que se acham semi
deuses. Chegou a hora de exercer a fé dos profetas e dos cristãos mártires que
não se curvaram diante de severas perseguições.
Por Amor a Cristo!


Nenhum comentário:
Postar um comentário