"Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz". Jabez orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores". E Deus atendeu ao seu pedido"( 1 Cronicas 4:9,10)
Com gratidão compartilharemos a quatrocentésima cinquentésima publicação do Blog Meditações. O tema escolhido é uma alusão a essa conquista. Tenho algumas experiências positivas tomando posse da oração de Jabez. A oração de Jabez não sugere um poder mágico, que se processá-la apenas com palavras, sem ações, será ouvida literalmente por Deus. Há nessa oração quesitos que podem nos ajudar na construção de uma caminhada bem sucedida. Vamos compartilhar - "5 C's " para quem deseja Alargar as Fronteiras de Conquistas.
1) Coragem.
A coragem faz parte na mente de um conquistador. Quando eu peço a Deus que alargue as minhas fronteiras, estou abastecido de coragem para tomar posse de novos territórios. O sucessor de Moises, Josué, Deus pediu dele coragem: "Seja forte e corajoso". A vida se expande na proporção de ações corajosas. Há muita gente com projetos de conquistas engavetados, congelados no tempo, por falta de coragem em arriscar. Possíveis impossibilidades: não confiar em si mesmo, não ter um foco onde quer chegar, ser induzido por fracassos de outros, (...). A falta de confiança é o maior entrave da vida. Alguns entraves frequentes: ser movido pelo que os outros falam, tipo: você não dará conta, com que recursos você vai fazer? A coragem é a alavanca que nos tira do chão da incerteza, da falta de vontade e nos arremete a um objetivo que vale a pena lutar. A coragem age mesmo na incerteza dos resultados: "Tomara que me abençoe e me alargue as fronteiras". Ao completar 70 anos renovei a minha oração a Deus: alargar as minhas fronteiras. Estou encorajado a desenvolver um projeto 70 em 10.
2) Conexões.
Ninguém alarga suas fronteiras sozinho. Estabelecer conexões, pessoas e recursos, é questão fundamental para conquistas em qualquer área da vida. Conectar é olhar o horizonte com olhos de outros conquistadores, pessoas de visão com experiências de conquistas. Ampliar ligações de influencias é um passo que separa do sucesso. Deixar para trás a fronteira do comodismo, da zona de conforto, das lembranças do passado. Em um mundo globalizado é impossível crescer sem conectar -se com as diversas "janelas"que o mundo das oportunidade oferece. Todo projeto de vida precisa maximizar as conexões para tirar o melhor proveito do que está se investindo. Comparado a vagões atrelados a uma locomotiva que seguem a mesma rota rumo ao mesmo destino. Para potenciar o meu projeto 70 em 10, tenho me conectado com as necessidades das pessoas, buscando conhecimento e ferramentas adequadas para as minhas conquistas. Tenho me conectado mais com Deus, entregando ao Espirito Santo o governo de minha vida. As minhas conexões precisam estar alinhadas com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3) Competividade.
A competividade no campo das ideias, da lealdade e do compromisso de práticas morais e éticas que formam os princípios cristãos. Jabez transferiu a responsabilidade a Deus: "Tomara que me abençoe e me alargue as fronteiras". Não forçou a barra. Deus sabe o que é melhor para cada um de nós. Deus conhece nos pontos fracos e fortes. A parte que nos cabe é nos qualificar adequadamente para competir em um mundo globalizado e competitivo, não há espaço para amadorismo e negligentes. A qualificação é uma exigência para quem está focado na conquista. Deus atende os desejos do nosso coração, desde que estejam alinhados a um propósito que o Senhor seja honrado. A competitividade de forma ética e leal, com lucros justos, sendo fiel na parte que cabe a Deus e ao Governo, sempre contará com a aprovação do Deus provedor.
4) Caráter.
Os conquistadores conhecem seus limites e sabe se contar com a ajuda de Deus as lutas serão vencidas. Jabez entendeu a importância de contar com a ajuda de Deus: "....que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!" Jabez não teve uma vida fácil, até mesmo sofrimento no parto. O caráter é a parte que mais gera dor e sofrimento. Precisa contar com a ajuda de Deus para preservar os valores sobre qualquer custo. O custo de perder algo por não mentir. O custo de sofrer perseguição por não aderir métodos mundanos. O custo de lutar contra a própria natureza carnal, o orgulho, a inveja, o ciume e ambição. O desenvolvimento do caráter torna a conquista legítima e consistente diante de Deus e dos homens.
5) Compromisso.
"Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos..."
Certamente Jabez possuía muitos irmãos sua conduta o destacou entre todos. É fácil concluir que Deus não atenderia a oração de Jabez, de prosperar e se tornar um grande empreendedor, se não tivesse qualidades de coragem, bom relacionamento, competência, caráter aprovado, e por ultimo, que honrasse seus compromissos. A expressão "mais ilustre" resume toda vida de Jabes. Daí, o desfecho feliz de sua oração - "....E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". A falta de compromisso com o trato das palavras, dos negócios, da fidelidade, tem impedido a resposta do agir de Deus nas vidas de muitas pessoas.
REFLETINDO:
As conquistas da vida não se medem pelo que se ganha e pelo que se faz para si mesmo; tem a ver com o que se faz pelos outros. A virtude da conquista está na motivação que levou a realizar. Faz sentindo essa frase: "Chega uma hora em que você precisa deixar de esperar pelo homem que quer ser e começar a ser o homem que você quer ser" ( Bruce Springsteen). Os "5 C's" fará sentido se contar com a presença de Deus no projeto de vida.
Testemunho pessoal: Alguns anos atrás lendo a oração de Jabez, fiz uma reflexão pessoal e pedi ao Senhor que alargasse as minhas fronteiras, tanto física como ministerial. Cinco anos atrás, lendo o mesmo texto na cidade de Sinop-MT. encontrava-me na casa do meu genro e filha. Então, lembrei-me do pedido que fiz: oração respondida. As minhas tendas alargadas para outro estado, distância 1250 Km. Em Sinop-MT, já nasceram dois netinhos (foto acima). Não vejo isso como obra do acaso: Deus atendendo e abençoado as orações de seus filhos. Glória a Deus. Não só as fronteiras físicas foram alargadas como também nosso ministério. Genro e filha são presbíteros em sua Igreja, servem ao Senhor. Deus maravilhoso.
Gratidão:
Queremos dividir com você essa conquista: 450 publicações. Seu apoio e assiduidade em acessar, semanalmente, nossos textos, e utilizá-los, para abençoar outras pessoas. A Deus toda honra e toda glória!
Por amor a Cristo!



Nenhum comentário:
Postar um comentário