quinta-feira, 10 de setembro de 2020

RAZÃO E CORAÇÃO - DISCERNIMENTO COM CONSCIÊNCIA.

"... Entre lideres aos quais faltam discernimento, o abuso prolifera; mas para aquele que odeia a corrupção, o futuro é brilhante ( Pv. 28.16 - tradução livre). 

Provérbios 28.16 se encaixa muito bem nos dias atuais. Palavras chaves  "faltam discernimento". São  pessoas dotadas de elevado padrão  de conhecimento e inteligência, mas desprovidas de discernimento. 

Discernimento " é a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado; avaliar as coisas com bom senso e clareza”. O discernimento tem ligação com a consciência. A ciência moderna já coloca um novo ingrediente chamado inteligência emocional: o controle equilibrado  do cérebro racional e emocional. Para o cristão  o discernimento vai além do conhecimento cognitivo é um dom de Deus associado a uma experiência de fé que nos conecta com os valores espirituais. 
 

Somos expertises   em  discernir o que se passa na vida das  pessoas e pouca percepção de nós mesmos. Não confundir discernimento com julgamento. Não confundir impulsos emocionais com discernimento. Como desenvolver inteligência emocional onde razão e coração caminham em harmonia? Como desenvolver discernimento com consciência? Vamos compartilhar algumas idéias:

 Ter clara percepção de si mesmo. 

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, … Provérbios 3:5,6

Não somos criação do acaso, nem tão pouco de um processo evolutivo de qualquer outra espécie. Cremos que somos criação de Deus criados a sua imagem e semelhança.  Conhecer a própria identidade é a maior descoberta de si mesmo.  A segunda grande descoberta é conhecer o potencial os pontos fortes que possui. A terceira grande descoberta   é conhecer  os  pontos fracos que possui.  Esse conjunto de conhecimento fornecerão os traços de sua personalidade.  Dê valor aos seus pontos fortes e cuide-se dos pontos fracos.  Discernir seu   potencial  é a percepção mais importante da vida.

percepção organiza e interpreta as impressões sensoriais dando significado a sua existência.  O rei Davi não discerniu os seus pontos fracos em um momento de veraneio emocional;  comprometeu  o seu caráter, os seus valores morais, éticos e espirituais. Os exemplos de Davi, Salomão e Sansão, que se enveredaram pelo caminho  sexual fora dos padrões bíblicos,   estão registrados para cuidarmos de nós mesmos.

2. Ouvir a voz interna da consciência.

"Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida"   ( I Tm 1:5) 

A consciência é uma voz interior  singular, única a cada um de nós. A consciência funciona como gatilho que nos coloca em movimento. Leva-nos a pensar, a criar imagens mentais, palavras e  crenças que produzem ações. A consciência é bombardeada de vírus emocionais, que também geram pensamentos, imagens mentais, palavras  e que produzem resultados.  A consciência gera um código de conduta que nos dá um padrão de vida.  Esse código de conduta dá forma ao nosso caráter. O caráter reproduz  quem somos e porquê fazemos as coisas. Razão e coração precisam está afinados a esse padrão elevado de consciência.  

3- Aprender a  ouvir a voz de Deus.

"Mas ele disse: Antes bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam" ( Lucas 11:28).

O Senhor Jesus chama de bem aventurado quem ouve e pratica a Palavra de Deus. Muitos cristãos ainda não aprenderam ouvir a voz de Deus lendo e meditando nas Escrituras Sagradas. A Palavra de Deus é o código da vida. Nela encontramos tudo que precisamos para vida dar certo. Desobedecer um mandamento bíblico é escolher a vida não funcionar. Reis, profetas, sacerdotes se deram muito mal desobedecendo a Deus. A Nação de Israel colocou Deus à prova  permaneceu no deserto por 40 anos até que todos os murmuradores morressem. Todos nós contabilizamos alguma experiência frustrante  por conta de não darmos ouvidos a voz de Deus.  Aprenda a amar a Palavra de Deus, aplicar os ensinamentos em sua vida e você colherá resultados surpreendentes em sua vida.

4. Aprender a ouvir a voz do  coração do outro.

Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. (João 13:34–35

Salomão ficou famoso pela habilidade de ouvir o coração da verdadeira mãe que afirmava que o seu filho era o vivo, e não o filho  morto ( I Reis 3:16-28). Os recursos da medicina, de hoje, seria fácil decidir; bastaria fazer o exame de DNA. Na época não havia esses recursos. Salomão usou o discernimento de ouvir o coração do outro. Muitos pais evitariam muitos castigos indevidos se desenvolvessem a habilidade de ouvir o coração do filho/a.  O discernimento elimina a possibilidade dos que usam de esperteza parra levar algum tipo de vantagem.  A mãe do filho morto usou de esperteza para persuadir o rei Salomão. Habilidade do rei em ouvir a dor do coração da verdadeira mãe   a esperteza da mãe falsária não funcionou. O Senhor Jesus ouvia o coração das pessoas o todo tempo.  Exemplos: mulher samaritana, do cego de Jericó, da mulher do fluxo de sangue, do pedido de Jairo, de Zaqueu e de uma multidão que se precisa se alimentar.  Muto mais que ouvir o coração, o Senhor Jesus se entregou por inteiro pela humanidade.

5-   5, Aprenda a ouvir a voz do  sucesso e a voz do  insucesso. 

"pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos" I Timóteo 6:10

Nem sempre o sucesso é sucesso, nem sempre o insucesso é insucesso. Nosso país está vivenciando  uma das maiores investigações de corrupção epidêmicas.  Dezenas de homens e mulheres de "sucesso" estão sendo julgados e cumprindo longas penas. Muitos exemplos de homens e mulheres do ponto de vista  do mundo são taxados de tolos e fracassados porque não associaram ao sistema corrupto.  No entanto, suas vidas são exemplos de fé e são modelos de firmeza de caráter. Avalie os seus sucessos. Avalie  se a  trajetória  do seu sucesso arranhou o  seu caráter a ética profissional. Se seu sucesso está compatível com a sua fidelidade a Deus. Onde entra o discernimento com a consciência? Confronte o seu sucesso com a Palavra de Deus. Se houver qualquer ruído na consciência é um sinal importante para ser avaliado. 

  

REFLEXÃO:

Essa reflexão está sendo muito oportuna para minha própria vida. Espero que seja  para a sua também. "Examine-se a si mesmo" é uma forte recomendação bíblica. Para entender as pessoas é preciso entender a nós mesmos. A pergunta é: Em que ponto estou? De ser ajudado ou ajudar outros? Discernimento nos coloca numa estatura posicional em que nos dá a capacidade de compreender o ritmo dos acontecimentos, as pessoas, definir as prioridades; e só então, agir corretamente. Tenho aprendido com as lições práticas do livro Liderança, John C. Maxiwel, que o discernimento sempre  precede uma ação. É isso! Que o Deus da sabedoria nos conceda a capacidade de discernirmos  nossas verdadeiras motivações, sem máscaras. Amem!

Por amor a Cristo!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário