A vida é uma continua jornada. Nessa jornada enfrentamos altos e baixos, alegrias, tristezas, realizações e frustrações. Próximos dos 71 anos já experimentei de tudo um pouco consciente que a jornada segue. Nesse sentido convido você a pensar sobre as seguintes questões: Como anda a sua fé? Está estacionada em alguma parada? Precisa de encorajamento? "Mapeando a Minha Jornada' uma ótima oportunidade para você auto avaliar-se. (reflexão extraída do livro Fé ao Máximo de George Barna) - 'Vamos considerar Dez Paradas da Fé':
.A 'parada 1' é o início da vida. As paradas seguintes dependerão das escolhas e da perseverança de cada um. O autor do livro 'Fé Sem Limite' apresenta uma pesquisa entre os Americanos. Chega a conclusões surpreendentes não diferentes se feitas em outros países e continentes. A cada parada (total de 10) a pesquisa aponta três tipos de comportamentos de cristãos 1) ficam parados ou estacionados; 2) recuam e voltam a parada anterior; 3) seguem para próxima parada. Faça você mesmo a auto avaliação qual dos três grupos você se identifica no momento:
. Parada 1 - Desconhecer o conceito ou a existência do pecado
- Quando nascemos não temos consciência de nossa própria identidade. Ainda não sabemos de onde viemos e para onde vamos. Nenhuma consciência sobre o pecado. Esse entendimento torna-se mais complexo para as pessoas que nascem numa cultura onde não há compreensão sobre a pessoa de Deus, da origem do pecado e de suas consequências. Muitas chegam a esse entendimento já na idade adulta. Um bom pedaço da vida ficou sem experimentar a vida de Deus, a experiência do novo nascimento. Minha conversão se deu aos onze anos, facilitou muito a minha jornada da fé. Saí da 'parada 1' em destino a 'parada 2'. A pesquisa aponta que 1% permanecem na 'parada 1', desconhecem a existência de Deus não creem na doutrina do criacionismo.
. Parada 2 - Ter consciência do pecado e ficar indiferente a ele.
- Para exemplificar, estamos vivendo uma pandemia no mundo, COVIDE-19. Há uma ampla consciência da existência do vírus, dos efeitos assoladores e da falta de uma vacina eficaz. Não é razoável ficarmos indiferentes aos perigos como se nada tivesse acontecendo. Assim, muitos estão se comportando em relação ao pecado. Tem consciência mas continuam indiferentes. A Bíblia afirma que o pecado gera muitos tipos de mortes: espiritual, na saúde, no casamento, nas finanças, nos relacionamentos... A pesquisa aponta um contingente de 16% de pessoas que ficam nessa parada. Consciente do pecado em minha vida prossegui a minha jornada à parada 3.
. Parada 3 - Preocupa-se com as implicações do pecado pessoal.
- As pessoas que chegam nessa parada preocupam-se com as implicações do pecado em suas vidas. Vão além da mera consciência do conceito do que se trata o pecado. Começam a fazer perguntas a si mesmos ' do tipo, - 'se continuar pecando conscientemente não vou para o céu?'; 'se continuar adulterando vou perder o meu casamento?'. 'se a Bíblia estiver certa o que será do meu futuro?". São pessoas tomadas por questionamentos e preocupações. Algumas delas podem concluir que Deus é bom e entenderá os seus dramas e as perdoará. Outras buscam uma forma de camuflar os seus pecados, escondem-se numa falsa proteção religiosa. Enquanto outras procuram formas de purificar-se com práticas de indulgências. A pesquisa aponta um contingente de 39% de pessoas que ficam nessa parada. Compreendi que nada substitui uma confissão sincera de arrependimento e uma entrega incondicional a Jesus Cristo, seguir em frente à parada 4.
. Parada 4 - Confessar os pecados e pedir a Jesus Cristo que seja o seu Salvador.
- São pessoas que já passaram pelas paradas de um a três. Não estão em paz e não se sentem que suas vidas estão plenamente resolvidas espiritualmente. Decidem que o melhor a fazer é pedir perdão de Deus e entregar suas vidas a Jesus Cristo: como O caminho, A verdade e A vida. Precisam de uma decisão para seguir em frente em suas jornadas de fé. Como compartilhei fiz essa decisão aos onze anos de idade. No próximo 12 de março de 2021, estarei celebrando sessenta anos de jornada cristã. A frente, compartilharei qual parada encontro-me ancorado. A estatística aponta que 9% ficam satisfeitas com o perdão de Deus e não desenvolvem a salvação . Não fiquei na conversão fui tomado pelo Espirito Santo a seguir a minha jornada à parada 5.
. Parada 5 - Comprometer-se com as atividades da fé cristã.
- São pessoas que vivenciaram o perdão de Deus, entregaram suas vidas a Jesus Cristo. Entendem que precisam viver uma jornada de frutificação, de práticas de boas obras. São criancinhas na fé, possuídos da chama do primeiro amor decidem servir ao Senhor com alegria. Vivem o melhor da fé cristã, dispostos a crescer e contribuir. São movidos de uma inquietude espiritual incrível, com sede da Palavra, oram mais e são mais voluntariosos no serviço cristão. Confesso que tenho muita saudade desse meu primeiro amor. A pesquisa aponta um contingente de 24% de cristão que se comprometem em suas Igrejas. Nem tudo que é bom é o melhor, seguir em frente à parada 6.
. Parada 6 - Vivenciar um longo período de descontentamento espiritual
- A jornada da vida trás desgastes físicos, emocionais e espirituais. A 'parada 6' é inevitável para cada cristão. Muitos de nós cristãos chegamos na parada 6, cansados, frustrados, com poucos frutos. É a parada do filtro da auto avaliação de si mesmo, perguntar-se: como estou? como cheguei até aqui? Qual o nível de contentamento ou descontentamento? Vem à tona sentimentos tóxicos, como: culpa, ressentimentos, falta de perdão, desvios de conduta, falsas crenças, mordomia cristã negligente, etc. Uma parada obrigatória. Um período que não pode ser tão rápido nem tão longo. Deve ser o necessário para um encontro consigo mesmo e perguntar: que fichas caem? Que lições que tiro de minha jornada de fé? Que decisões a tomo?
A 'parada 6' aponta nossas procrastinações, murmurações veladas, a maneira como andamos no piloto automático, ceticismo religioso, etc. Uma parada para não esconder os sentimentos profundos da alma e perguntar: 'deixei de amar as pessoas como deveria? Deixei de dedicar tempo à Palavra de Deus e a oração? Entender que não há mais tempo para uma fé trivial e andando em circulo de si mesmo.
A 'parada 6' não é ruim. Desde que seja um tempo suficiente para o cristão refletir o seu estado atual: sentir-se incomodado, pouco relevante na sua prática cristã. Então, decide sair desse incômodo estado espiritual e partir para 'Parada 7'. Esse incômodo torna-se salutar desde que haja uma decisão de seguir em frente. Decide sair do 'normal' da fé cristã, para uma experiência mais profunda com Deus. Experimentar uma fé cristã desafiadora, abrangente, holística, de Mateus 28:19-20. Tenho vivido nesse estágio da minha jornada de fé. Momentos de inquietude espiritual consciente que essa não é minha parada definitiva, preciso seguir em frente. A pesquisa aponta que esse contingente que avança para a 'Parada 7" é de apenas 6%.
. Parada 7 - Vivenciar o quebrantamento pessoal.
- Chegar na 'parada 7' é como iniciar nadando com águas nos artelhos, subindo aos joelhos, nos lombos até chegar em águas profundas onde não dará mais pé. Viver a metáfora de Ezequiel 47. É estar absolutamente sem nenhum apoio, seja pessoal, religioso ou em pessoas. Render-se completamente a Deus. Alguns cristãos aventuram-se rumo a 'parada 7', quando não tem o controle de si mesmos sentem-se inseguros dão meia volta e retornam a 'parada 6'. Confesso que tenho estado entre esse grupo, seguir à 'parada 7', na insegurança dando a meia volta. São poucos cristãos que persistem em seguir em frente, deixando para trás os seus medos, o orgulho, religiosidade, vivenciar um pleno realinhamento com o Espírito Santo. A pesquisa aponta que apenas 3% conseguem chegar a esse nível de fé.
. Parada 8 - Decidir entregar-se e submeter-se totalmente a Deu: dependência
radical.
- Os quebrantados de espírito seguem em águas profundas. A 'parada 8' o cristão já não está mais fragmentado está inteirinho para Deus. Já pode sentir-se a 'a imagem e semelhança de Deus'. Vive a segunda experiência de Jó: 'Te conheço não de ouvir dizer, mas de experimentar a vida de Deus'. Viver a fé de Abraão que não discutiu com Deus quando pedira o filho da promessa, Isaque, para o sacrifício. A estatística mostra que apenas 1% de cristãos chegam a esse nível de fé.
. Parada 9 - Desfrutar a profunda intimidade com Deus e o amor pelo Senhor.
- O cristão que chega na 'parada 9' alcançou a outra margem do rio. Esses desfrutarão de vida abundante. Serão plantados juntos a ribeiros de aguas e darão muitos frutos para o Reino de Deus. Alcança maturidade espiritual plena de alegria, paz e sabedoria. Esses estão no nível de santificação de um José e Maria. Abdicam de seus projetos pessoais para abraçar um grande projeto de Deus para humanidade. A pesquisa aponta que apenas 0,5% de cristãos chegam a esse estágio de vida espiritual.
. Para 10 - Vivenciar uma profunda compaixão e amor pela humanidade.
- Chegamos na ''parada 10. Quem chegou aqui? Um pequeníssimo seleto grupo de cristãos, 05,%, chega na parada 10. O testemunho desses cristãos falam mais alto que suas próprias palavras. O amor a Deus e as pessoas são de fato manifestos com práticas cristãs piedosas que transcendem barreiras religiosas, etnias, raças e condições sociais. Jesus é o seu estilo de vida. Esses andam com Deus como Enoque andou, Deus para si as toma. A Estatística aponta que apenas 0,5% são triunfantes na fé.
Refletindo:
'Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma' Hebreus 10:387,39.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma' Hebreus 10:387,39.
O pastor e escritor George Barna presta um grande serviço à comunidade cristã ao estudar o comportamento dos cristãos, como encaram suas jornadas de fé. Está sendo muito valiosa essa contribuição para minha vida. Portanto, sinto-me no dever em compartilhar. Agora, você está diante de sua própria realidade. Em que parada você está? Está estacionado? Está recuando na sua fé? Que decisão toma?
Por amor a Cristo!


Prezado Varão de Deus
ResponderExcluirArão Salgado
Desafiadora esta leitura e mais desafiador ainda o posicionar-nos em que Parada ( Estação) estamos.
Eu julgo estar, como a maioria, ainda na Parada 6, flertando com a 7 desejando a 8,9 e 10. Mas não estou confortável na Parada 6.
Muito Obrigado por compartilhar. Assim que puder, quero ler os livros de George Barna.
Gratidão meu Coach!
Que desafiador mapear minha vida, e como é edificante nos auto avaliar e enxergar que muitas paradas passamos porém, preciso avançar. Estou na parada 7 para 8 lutando com meu eu... vislumbro a 9 e 10🙌🙌
ResponderExcluir