quarta-feira, 18 de novembro de 2020

DEUS - NÃO FINANCIA DESOBEDIÊNCIA!

O tema prosperidade é levado muito a sério nas Escrituras. São cerca de 2.350 versos bíblicos que tratam do assunto. O Apóstolo Paulo instrui ao seu discípulo Timóteo a não colocar o coração no dinheiro ' o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males' (I Timóteo 6:10). Estudando o livro ' Os maiores erros financeiros segundo a Bíblia', autor Chuck Bentley dedica um capítulo alertando  que  o dinheiro é o maior financiador da desobediência. Indo mais fundo na questão podemos afirmar que o dinheiro é o maior financiador de todo sistema do mal. Financia em grande escala  o tráfego de influências ilícitas, tráficos de drogas e guerras. O dinheiro também financia o luxo, a vaidade pessoal, a cobiça e todo tipo de fuga das responsabilidades. Para trazer mais clareza ao assunto vamos destacar  tipos de financiamentos mais comuns entre nós cristãos: 

 1- Financiar a desobediência a Deus.

A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: " Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença". Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor" Jonas 1:1-3) 

- O dinheiro não tem nenhum poder em si mesmo mas dá poder para as pessoas. No plano material o dinheiro ocupa um papel importante na vida de qualquer pessoa. Não tem poder de mudar as pessoas, entretanto, potencializa o que está dentro delas, tanto para o bem, quanto para o mal. Temos o exemplo do profeta Jonas: o dinheiro financiou a sua fuga. Veja o texto: "depois de pagar a sua passagem, embarcou para Tarsis, para fugir do Senhor" (v.3). A desobediência do profeta Jonas não ficou impune. Não foi o dinheiro que decidiu mais potencializou  a desobediência. A decisão de Jonas em desobedecer a uma missão que Deus havia lhe dado trouxe sérios problemas, para si, e para os proprietários do navio. O prejuízo seria enorme se Jonas não fosse lançado ao mar. O mundo vive em grandes turbulências, nos negócios, nas relações diplomáticas, entre famílias, inclusive, no Reino Deus, por atos de desobediências. Não são poucos os  exemplos de pessoas que estão fora dos propósitos de Deus vivendo um  destino oposto à sua missão. Deus não financia desobediência sobre qualquer pretexto. A alegação de Jonas, por considerar os  Ninivitas inimigos do seu povo, em nada justifica desobedecer a uma ordem de Deus. Essa lição vale para todos nós. 

2- Financiar  hipocrisia religiosa.

. "Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade.  E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?" Atos 5:1-3

. Pouco se fala desse episódio bíblico, Atos 5:1-3. De fato, se pudéssemos subtrair alguns textos da Bíblia certamente esse episódio de Ananias e Safira seria um desses. Há um princípio aqui: Deus não financia hipocrisia religiosa. O dinheiro em si não financia hipocrisia religiosa, mas potencializa quem  vive de aparências religiosas. Ananias e Safira quiseram imitar o gesto piedoso, sincero, de Barnabé. Se deram muito mal. O dinheiro apenas alimentou o que já estava dentro do coração deles. Não se tem registros de outras pessoas que morreram no ato da entrega de ofertas ao Senhor. Infelizmente os exemplos de pessoas que agem como Ananias e Safira não deixaram de existir. As evidências apontam que a  hipocrisia religiosa continua em grande escala. O Apostolo Paulo reclama da atitude de um certo líder religioso chamado Diótrefes que se valia de sua condição financeira e liderança para causar males ao Evangelho de Jesus Cristo: Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja" ( 3 João 1:9-10). Em minha jornada de 60 anos de vida cristã deparei-me com vários desses imitadores de Deótrefes. Deus não financia hipocrisia religiosa sobre qualquer pretexto.

3- Financiar a cobiça.

"Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir Sodoma e Gomorra.
Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao Leste. Assim os dois se separaram:
Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale. Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor" ( Genesis 13:10-13)

. A cobiça de Ló não teve um final feliz. Ao contrário do seu tio Abraão que prosperava em tudo que fazia. A cobiça não está ligada o quanto a pessoa possui, mas o quanto o coração está possuído do dinheiro. A cobiça é um tipo de câncer para a sociedade; porque enriquece um pequeno grupo de pessoas, sem nenhum escrúpulo ou piedade, enquanto a grande maioria empobrece. Deus não financia riquezas mal adquiridas. Veja o que a bíblia diz sobre os que assim praticam: "Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias. Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência" ( Tiago 5:1-6).  Deus não financia cobiça, Deus não poupou nem a vida do rei Acabe ao cobiçar a vinha de um súdito seu Nabote ( I Reis 21:25,26). 

4- Financiar  maus administradores.

 Para entender à luz da Bíblia que Deus não financia maus administradores, leia Tiago 5:1-6. O texto condena avareza e esbanjadores contumazes. Preferem investir em casas e carros  de luxos, fecham o coração para as necessidades do próximo e são mesquinhos quando se trata em investir no Reino de Deus. O Senhor Jesus fala mais vezes sobre ganância do que adultério, mas poucos sabem que são gananciosos  Um teste simples que funciona, se estamos sendo maus administradores daquilo que Deus coloca em nossas mãos, examinarmos o nosso orçamento.  O orçamento denuncia para onde está indo o dinheiro que Deus coloca em nossas mãos. Convido você a fazer um teste gratuito, porém, eficaz e dará a você a dimensão exata da prática de sua administração financeira. Entre no Google e digite: Money Life Indicator Crown. Siga as instruções e preencha todas as 50  perguntas formuladas. Ao final do Teste você obterá o resultado detalhado de suas crenças e comportamentos sobre dinheiro.   

5- Financiar o Materialismo. 

" Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens -  não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" ( I João 2:15-17).

O materialismo é uma indicação de que somos mais impressionados pelas coisas do que por Deus. A Bíblia chama de idolatria: Deus não financia idolatria.  Veja  essa parábola contado pelo Senhor Jesus: "Jesus respondeu: "Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: 'Venham, pois tudo já está pronto'. "Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: 'Acabei de comprar uma propriedade e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me'. "Outro disse: 'Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me'. "Ainda outro disse: 'Acabo de me casar, por isso não posso ir'"( Lucas 14: 15-20).  Está  claro o que  Senhor Jesus  está nos alertando, o quanto somos atraídos com as  questões materiais. Nesse apego egoísta  muitas pessoas perdem momentos importantes na vida . Por exemplo, não se envolver no Reino de Deus,  na sua comunidade, não participa de  eventos importantes em família;  até mesmo pouco se preocupa com  sua própria saúde. Vale apena refletir dessa instrução de Paulo aos crentes em Éfesos: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor" ( Efésios 5:15-17). Se você deseja ir mais fundo nessa questão sugerimos assistir o filme " O PRESENTE'. Muitas fichas vão cair, muitas lições vão ser extraídas e decisões serão tomadas.


APLICAÇÃO À VIDA:

. Para não ficarmos só na teoria desafiamos você a investir um pouco mais do seu  tempo e fazer o teste abaixo. O teste está baseado na parábola do semeador registrada em Mateus 13:3-8. Uma lei da semeadura universal e perfeitamente aplicável em todas as áreas da vida. Encaixa-se perfeitamente  do que fazemos com o dinheiro que vem as nossas mãos.  ( ANTES DE FAZER O TESTE LEIA O TEXTO MT.13:3-9).

No Quadro abaixo, procure identificar em qual dos solos você tem semeado  o seu dinheiro, OS SEUS  OBJETIVOS DE VIDA  e qual tem sido o resultado:

Tipos de Solo

Para onde foi o dinheiro....



“Beira do Caminho”

- Gastos com coisas fúteis imediatistas.... :  O que ganha gasta; não pensa no futuro. Troca de carro desnecessário. Gastos com grifes, vaidade do corpo, encontros sociais, viagens sem programar, etc. tudo feito sem planejamento financeiro. 


“Solo Rochoso”

  

- Imaturidade sem saber as prioridades..... : são decisões importantes precipitadas ou por motivações erradas como:  casamento, escolha da profissão,  frequentes mudanças, etc... são decisões que nascem e morrem  rapidamente.


“Entre Espinhos”

  

- Vive sem liberdade para crescer .... : Viver sufocado por dívidas o tempo todo. A dívida deve ser um evento planejado. Só justifica quando for para investir em bens que garantam a dívida. Viver na dependência dos pais na idade adulta. O "deixar" pai e mãe também se aplica ao 'deixar''  independência financeira.


“Boa Terra”

  

- Gastar e investir com sabedoria... -  Esse deve ser o padrão ideal de boa gestão da prosperidade bíblica. Uma semeadura que frutifica precisa considerar os fundamentos que a bíblia ensina: objetivos, talentos, dons,  valores, planejamento e estratégias claras. 

Importante. Não deixe de fazer o Teste sobre Finanças  ( Money Life  Indicator Crown.)

Por Amor a Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário