quarta-feira, 25 de novembro de 2020

VIDA INTEGRAL - ARMADILHAS OCULTAS

A integralidade  da vida tem como principal fator ser um bom  gestor de si mesmo. É preciso entender as conexões que envolvem uma vida integral. Os pilares, espiritual,  família, social,  servir, profissional, financeiro e o emocional, são áreas importantes que dão equilíbrio à vida. Essa reflexão trás um componente que torna a vida  ainda mais complexa que são as armadilhas ocultas. Armadilhas são situações imperceptíveis que nos surpreendem na jornada da vida. Destacaremos algumas dessas armadilhas ocultas  que nos surpreende:


1- Armadilha da má  gestão de si mesmo. 

 "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar        Lucas 14:28-30

É preciso ter uma boa dose de auto responsabilidade para admitir que sou o principal responsável pelo resultado que colho na vida. Só os humildes podem entender esse princípio. Infelizmente os maus gestores trocam a humildade pelo orgulho;  um tipo de caverna interior. As fichas caem ao chegarem aos quarenta anos. Assim, desconectados e indefinidos com a própria identidade e destino: tornam-se vitimas de suas próprias escolhas; vivem em suas cavernas, não buscam reprogramar a própria vida. 

O fato de não praticar uma boa gestão de si mesmo está desconsiderando o que diz Provérbios 19:21: "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor". É de Thomas  Merton essa excepcional frase: " As pessoas podem passar sua vida inteira escalando a escada do sucesso somente para descobrir, uma vez que chegam ao topo, que a escada estava apoiada na parede errada". Essa 'parede errada' é armadilha  oculta do orgulho que impede fazer uma boa gestão de si mesmo. Como você se vê?

2- Armadilha nos relacionamentos.

. Os relacionamentos são a base para uma saudável convivência interpessoal. O grande teste dos relacionamentos começa no casamento. Que deve ser a base estrutural para a construção de  uma família funcional saudável. A instituição casamento tem como proposito gerar famílias relacionais e prósperas:  "Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o concerto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos" Dt. 7:9. O grande projeto de Deus, a família, sofreu ataques tremendos. O divórcio é uma dessas armadilha destruidoras, nos relacionamentos. Quais são as armadilhas do divórcio? Motivações erradas do tipo: Vou casar-me para que o outro me faça feliz; Com quem vou me casar é pessoa muito bem de vida, terei uma  vida boa;  Espero que a pessoa com quem vou casar-me se converta  a minha crença; Vou casar-me para sair de casa; Não suporto ser regulado pelos meus pais. Outros tipos de motivações: Vou entrar numa carreira pública para não me preocupar com o meu futuro; Vou participar de uma Igreja para que as pessoas orem e cuidem de mim. Entendam! São armadilhas ocultas destrutivas, não funcionam quando os problemas baterem à porta. As armadilhas geralmente são nutridas por  vícios emocionais  e os maus hábitos. Todas essas armadilhas destruidoras,  se  não tratadas devidamente, afetarão em todas as áreas da vida. 

Armadilhas ocultas! ... as  práticas de traições, pornografias, mentira, atos compulsivos de gastos, etc...  não se  encerram de forma automática no momento quando o celebrante  declara marido e mulher. A Integralidade começa a ser praticada nos primeiros anos da vida. Então, a importância desse princípio bíblico: "Educa a criança no caminho em que deve andar; até quando envelhecer não se desviará dele" Provérbios 22:6. Muitos não admitem que carregam essas armadilhas ocultas e acabam arruinando os  relacionamentos.  Você trás vícios emocionais e maus hábitos de sua infância?

3 - Armadilha do Sucesso e do Insucesso.

O sucesso e o insucesso fazem parte do mesmo DNA. Todos carregamos tanto um quanto o outro. A questão é:  como tenho lidado com o sucesso e com o insucesso? O insucesso de hoje pode ser um grande experimento para alavancar o sucesso do amanhã. Também, considere como verdade que o sucesso de hoje pode ser o trampolim para o fracasso de uma vida integral.  Por exemplo, ganhar muito dinheiro e perder a família, perder a fé, perder a saúde. A Bíblia alerta: "Mas tudo deve ser feito com decência e ordem" I Corintios14:40 . A decência são os valores; a ordem é que a vida é seguida de passo a passo.  Entenda! A questão não está  na fama subir para cabeça; mas sim, a fama for maior que a cabeça. Significa que a pessoa não ter maturidade suficiente para ser gestor do seu próprio sucesso:  pessoa errada na escada certa

Outra armadilha oculta quando trocamos os nossos valores pelo  sucesso a qualquer custo. Armadilhas que deparamos a todo instante quando precisamos tomar decisões importantes. O próprio Senhor Jesus Cristo sofreu esse tipo de armadilha: quando, Satanás, ofereceu-lhe  poder e fama. Como cristãos não precisamos das ofertas do mundo, para obter sucesso. Já somos ' mais que vencedores em Cristo Jesus'. A integralidade da vida tem no sucesso ou  no insucesso o seu grande teste. Como você vem se  saindo lidando com o sucesso e com  o insucesso?  

4- Armadilha do "não posso".

. Moises é uma das personagens mais  extraordinárias que já passou por aqui. Mas no início não foi fácil Moises lidar com seus medos e limitações. Ao ser convocado por Deus para libertar o seu povo do cativeiro Egípcio  teve que enfrentar  5 armadilhas do  "não posso"

1) Identidade Indefinida - Aos 80 anos de idade não se sentida nem Hebreu nem Egípcio. Quando convocado por Deus,  essa foi a sua resposta:  " Então, disse Moises a Deus: Quem sou eu para a ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?" Êxodo 3:11.  Quando a nossa identidade não está firmada em Cristo, ainda estamos preso ao passado. Isso faz toda diferença: nos sentimos ninguém e  desqualificados ao chamado de Deus;  

a)  Fé  Questionadora -  Moises tinha conhecimento histórico sobre a pessoa de Deus;  entretanto,  não tinha  uma fé vivencial com o Deus de seus pais. Vivia  uma fé questionadora: "Disse Moises a Deus: eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?" Êxodo 3:13.  "Disse Deus a Moises: "Eu Sou o que Sou" (3:14a.). Muitos de nós cristãos somos pegos pela armadilha de uma fé questionadora.  Uma fé sem convicção coloca em risco a nossa crença sobre a pessoa de Deus.

b) Dúvida e Medo  A dúvida e o medo tomou conta do coração de Moises, sentiu incapaz de cumprir a missão: "Respondeu Moises: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: o Senhor não te apareceu" Êxodo  4.1. A armadilha da incapacidade gera dúvida e medo. Moises começa a experimentar Deus em sua vida, veja a resposta de Deus: "Perguntou-lhe o Senhor: O que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um Bordão. Então, lhe disse: Lança-o na terra. Ele o lançou na terra, e o bordão virou uma serpente. E Moises fugia dela..." Êxodo 4:3. 2.b,3. A dúvida e o medo tem sido armadilhas paralisantes na vida de muitos cristãos. 

c)  Sentir-se Incapaz - Moises tinha motivos para recusar a missão, sofria de gagueira. Arguiu ao Senhor da sua incapacidade de se comunicar bem: "Então, disse Moises ao Senhor: Ah! Senhor! Ei nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua"  Êxodo 4:10. No passado sofri com essa armadilha de ter um pouco de gagueira. Rejeitava convites para pregar e ensinar na Escola Bíblica Dominical. Então, entendi o recado de Deus dado a Moises: "Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?... Êxodo 4:11a.  E você? Já foi impedido de fazer algo por conta da armadilha do talento limitado?.

d) Transferir Responsabilidade a Outro -  Moises não teve êxito nos quatro primeiros "nãos", apelou para um  'não' mais contundente: manda outro. Como que dando um cheque mate a Deus: "Ele, porém, respondeu: Ah!  Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim". Se Deus não agisse como Deus  qual seria o destino de Moises? Que oportunidade única não perderia em sua vida? Não é assim que Deus age com você e comigo? Você já passou por  uma experiência forte nessa área de sua vida?  Lutou para não obedecer uma ordem divina? Aceitou o desafio e hoje conta vitória? 

5- Armadilha do piloto automático.

. Andar no piloto automático é fazer no dia de hoje exatamente  como fez no dia de ontem.  O nosso cérebro funciona como um computador, executa o que está programado. Acostumamos o nosso cérebro a ser preguiçoso. O cérebro que não pensa coisas novas já está preguiçoso. Em consequência disso estaremos produzindo os mesmos resultados. Em algumas coisas nos acostumamos movimentar no piloto automático. Por exemplo, que conforto dirigir um carro hidramático  quando pegamos uma alta estrada; é possível viajar quilômetros sem precisar colocar o pé no acelerador. O que não conseguimos fazer o mesmo quando dirigimos numa avenida movimentada em nossas cidades: não funciona piloto automático.

No contexto da vida precisamos entender que não estamos vivendo no conforto de uma alta estrada. Mas sim, enfrentamos, no dia a dia -  um transito engarrafado,  com pessoas apressadas e  estressadas; enfrentamos  um  ambiente de trabalho com pessoas de perfis diferentes e difíceis; enfrentamos um ambiente familiar  com todas as demandas de cada integrante. Isso tudo para concluir: a vida só funciona quando estamos ligados o tempo todo em tudo que vem as nossas mãos. É certo que daremos contas de tudo;  mas não fugimos de nossas responsabilidades.  Amem!

REFLETINDO...

   ÁREAS DA MINHA VIDA QUE PRECISO MELHORAR :  OLHANDO  PARA O SEU ESTADO ATUAL - DE 0 A 10 -  FAÇA A SUA AULTOAVALIAÇÃO NO QUADRO ABAIXO:     

SAÚDE

 

Estresse – Pressões do dia a dia.

 

Exercícios Físicos – Praticado regularmente.

 

Alimentação – Saudáveis sem exagero.

 

Dormir –  Período 8 horas diárias.

FINANÇAS

 

Dívidas - Endividado e descontrolado.

 

Investir: Bens  /Aposentadoria /Aplicações

 

Gastos –  Com Planejamento.

 

Deveres  - a Deus / ao Estado 

 

Finanças -  Independência Financeira.

 

Trabalho –  Provisão

RELACIONAMENTOS

 

Família -  prioridade 

 

Emocional – Experiências ruins do passado.

 

Servir –  o próximo.

 

Parentes -  Assistência   aos pais e sogros

 

'Quem Sou Eu '?  -   Quanto me conheço? 

 

Pessoas –  Conhecer o  perfil  do  outro.

TRANSIÇÃO

 

Sozinho – Luta com a solidão. 

 

Aposentadoria/Novo emprego – reconstruir – transição.

 

Estado Atual –  Contente - Insatisfeito.

 

Traumas – Superação e cura.

SONHOS – VIDA CONSISTENTE

 

Visão – Criar uma Visão Extraordinária

 

Missão – Propósito de vida

 

Valores -  Direcionam a minha vida.

 

Excelência – Fazer mais e melhor.

 

Espiritual – Priorizar  a Eternidade.

 

Passado – Preservar  boas memórias.

- FAÇA A SEGUIR A SUA AUTOA VALIAÇÃOSome os 26 Itens -    

Soma alcançada ............... Qual dos quadrantes você se encaixa, abaixo?


De 0 a 104

De 105 a 182

De 183 a 234

De 235 a 260

Preciso Melhorar

Posso   Melhorar

Vou Melhorar Mais

Meu Alvo:  Excelência

 


É possível....

- Vencer as tentações crendo no Poder de Deus e viver renovação espiritual a cada dia.

- Sair do estado atual para uma experiência mais profunda com Deus.

- "Ser mais que vencedores em Cristo Jesus".

Por Amor a Cristo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário