"Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!" Efésios 3:20,21
O ano 2020 está indo embora. O que esperar do ano de 2021? Precisamos estar atentos para os falsos profetas de plantão, tanto para semear negativismo ou mesmo promessas que Deus não falou. O que 2020 nos ensinou? O seu aprendizado fará toda diferença para 2021. Vamos manter a nossa esperança e a nossa fé no que Deus que é capaz de fazer 'infinitamente mais ' daquilo que pensamos e esperamos. O Blog Meditações compartilha com você lições que aprendemos neste ano que se vai:
1- Não subestimar a Soberania de Deus."Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno" Dt. 10:17. Essa é uma definição curta sobre a pessoa de Deus mais o suficiente para sabermos quem é Deus. As nações ímpias do passado temiam a Deus não por ouvir dizer mas porque a mão de Deus pesava sobre as nações. Enquanto muitas nações, hoje, subestimam Deus como se não existisse, ou se calam diante de tanta miséria, foram surpreendidas em 2020. Numa pequena ação, Deus, na sua soberania espalhando o que a ciência chama de COVID-19, foi o suficiente para abalar três poderes do mundo - a economia mundial, a política e a ciência. Isso de uma só vez. Os países ricos e poderosos foram os mais abalados. Governantes cheios de si mesmos perderam eleições. O 'infinitamente mais de Deus' inclui a sua Soberania "....o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos.....".
2- Deus tem o controle dos tempos.
3- Deus usa circunstâncias para corrigir o rumo da história.
. A Bíblia está repleta de episódios da ação de Deus para corrigir rumos de pessoas, famílias e nações. As dez pragas que aconteceram no Egito foram marcas fortes da ação de Deus para construir uma grande nação prometida a Abraão. Ester uma exilada sem nenhuma perspectiva foi elevada ao nível de rainha, num contexto nada convencional, para corrigir o rumo da história do povo Hebreu que seria dizimada por um decreto de um rei ímpio. Deus mudou o rumo da história de Noemi, em terra estranha, sem o marido e seus dois filhos, que morreram. O 'Infinitamente mais de Deus' aconteceu na sua vida devolvendo-lhe sua herança, dignidade e retomada da promessa da linhagem que nasceria Jesus Cristo. A história de vida de cada pessoa, família e das nações estão nas mãos de Deus. O fato, das coisas desandarem para pior, não significa que Deus não está controle. O capitulo 20 de Apocalipse narra a ação de Deus para corrigir a história decaída da humanidade: "....As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre..." Ap 20:9-10) . Cremos que estamos próximos a esses acontecimentos do fim. Por isso, nós cristãos, estamos esperançosos em viver o ano 2021 o " Infinitamente mais de Deus".
4. Deus usa os ímpios para corrigir os seus filhos.
. Não é fácil entendermos a teologia de um Deus que muitas vezes para corrigir seus filhos usa ímpios. Fez isso com a nação que tanto amou e prometida para Abraão, os Hebreus. O cativeiro de 70 anos, em Babilônia, aconteceu para punir o pecado de uma nação que se envolveu em alianças com nações pagãs e idólatras. Por que a correção seria necessária? Deus havia dito em seus mandamentos que não fizessem nenhuma aliança com nações pagãs. Caso fizessem estariam em desobediência ficariam sob escravidão dessas nações. Deus não mudou o seu zelo pela sua soberania e autoridade ainda continua corrigindo os seus filhos ainda hoje. Para ilustrar tomo a área financeira como exemplo: por não levar a sério a prática da mordomia cristã bíblica, muitos filhos de Deus tornam-se escravos de dívidas e de sistemas penosos financeiros do mundo. "O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta: Provérbios 22:7.
5- Deus usa os seus filhos para abençoar os ímpios.
. "Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para babilônia: Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais" Jeremias 29:4-6. Até que pareça um contra senso: ser corrigidos por ímpios e ao mesmo tempo ser canal de bênçãos para esses mesmos ímpios. Isso mesmo! aconteceu com os cativos Hebreus no exílio babilônico. Deus levanta o profeta Jeremias a enviar uma mensagem de esperança ao povo ( leia com atenção o texto Jeremias 29:4-6). O caráter de Deus exerce justiça e misericórdia. Deus resiste aos murmuradores e incrédulos, mas não resiste um coração arrependido e quebrantado: "Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás" Salmos 51:1. Viver 'o infinitamente mais de Deus' é romper o orgulho, a incredulidade e render-se a Ele.
Refletindo...
".... Até aqui nos ajudou o Senhor" I Samuel 7:12.
. "Até aqui..." duas palavras que nos apontam em direção ao passado. Remete-me aos meus 71 anos já vividos. Posso afirmar de todo o coração e entendimento "até aqui" me ajudou o Senhor, em todos os sentidos da vida. Faça você também o seu " até aqui" e comece preparar o caminho para 2021. Creia que essa palavra para todos os filhos de Deus: " "Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!" Efésios 3:20,21. Se você crê, diga AMEM! Um abençoado ano de 2021! Amem!
Por amor a Cristo!
Amém!
ResponderExcluirNão somente creio, como este versiculo é o meu predileto da Bíblia. Durante 37 anos tenho-o recitado antes de impetrar a bênção apostólica sobre o Povo de Deus. Eu amo e sirvo a este Deus do "...infinitamente mais" a quase Meio Século e é verdade em minha vida também. Ele é o Deus do "...infinitamente mais".
Obrigado pela belissima e oportunissima reflexão.