Paradigma pode ser definido como um método, um padrão, que na prática produz causas e efeitos. Hábitos são ações repetitivas que acontecem de forma consciente ou não. São comportamentos, bons ou ruins, que mantemos de forma automática, sem pensar neles. Os hábitos constituem fatores poderosos que vão construindo padrões de vida. Paradigmas e Hábitos são inalienáveis. Você conhece a fábula ' a galinha dos ovos de ouro?' Uma interessante metáfora para aplicarmos em nosso tema - vamos lá!
. Fábula 'A galinha dos ovos de ouro'
Conta-se que um certo fazendeiro ao sair para as suas lidas diárias deparou-se com algo estranho e inusitado. Uma de suas galinhas havia botado um ovo que reluzia como ouro. Para checar do que se tratava levou o ovo para ser avaliado. Comprovou-se que se tratava de ouro maciço. O fenômeno se repetia dia após dia. O fazendeiro acabou ficando muito rico. Não satisfeito com a sua fortuna foi tomado de uma grande cobiça e impaciência. Decide matar a galinha e pegar todos os ovos de uma só vez. Ao abrir a galinha descobre que não havia nada dentro dela. O ovo era gerado um de cada vez.
. Que Lições tiramos?
- Essa fábula nos remete algumas lições de vida. Deus ao criar cada ser vivente estabeleceu leis naturais e princípios que não podem ser atropelados e adulterados. O ser humano é a sua criação principal, - 'a galinha de ouro' da criação. O sistema do mundo adulterou o paradigma criado por Deus estabelecendo os seus próprios. Em que consiste maximizar impiedosamente a capacidade produtiva do indivíduo, como se fosse uma máquina, visando ávidos lucros. Acumulando recordes de produtividade, uma corrida desenfreada para o enriquecimento a todo custo. Nessa ambição de querer mais e mais acaba destruindo 'a galinha de ouro', o próprio indivíduo.
- A fábula nos remete a refletir que a família é um tipo de ovos de ouro. Os pais, na ganância de crescer materialmente para dar o melhor aos filhos, acabam sacrificando o casamento. Há tipos de pais que na ganância de fazer dos filhos 'ovos de ouro' acabam matando o futuro geracional da própria família. As estatísticas, sobre fortunas de grandes famílias, mostram que a terceira geração está em processo de desintegração, não foram treinadas a lidar com as fortunas que herdaram. O filme ' O Presente' retrata muito bem a quebra de leis naturais e princípios da criação.
. Paradigmas e Hábitos: A ' galinha e os ovos de ouro '
- Para trabalhar o nosso texto vamos considerar o paradigma sendo a galinha; os 'ovos de ouro' são nossos hábitos. O paradigma é a lente do caráter. O fazendeiro da história não tinha um bom caráter o seu coração era tomado pela ambição e egoísmo. O que fez com a galinha faria com sua esposa, com seus filhos, com seus concorrentes. São esses que tem uma trajetória vertiginosa em suas carreiras e ganham fortunas, mas terminam pobres no caráter. A integridade e a honestidade dão qualidades aos hábitos, que geram 'ovos de ouro'.
- O caráter é atestado pelos hábitos que desenvolvemos. Caráter aprovado gera paradigma que gera legado. Faz todo sentido esse ditado: " Plante uma ideia, colha um feito; plante um feito, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino".
. Paradigma Comportamental.
- Voltando a história do fazendeiro o seu comportamento não deixou um paradigma comportamental digno de ser seguido. Desenvolveu o paradigma comportamental do 'eu', do tipo: "eu sei fazer", "eu sou o que decido", "eu tenho certeza no que faço", "eu sei escolher"....eu... eu... O padrão de paradigma comportamental a ser seguido é da interdependência: do 'nós'. 'Nós podemos fazer isso", "nós podemos cooperar para que aconteça', "vamos unir nossos esforços, recursos para implementar algo maior e melhor'.... O Senhor Jesus é o nosso padrão de paradigma comportamental. Tudo que fazia ensinava o que fazer e o como fazer.
. Paradigma que para ser alguém na vida precisa 'ter'.
- O fazendeiro da galinha dos ovos de ouro é uma representação do paradigma do sistema do mundo. Vivemos numa sociedade ávida pelo ter. Uma sociedade que atrela a felicidade pelo que tem ou venha a possuir, do tipo: ' Ficarei mais feliz se tivesse minha casa própria'. 'Se eu tivesse um emprego melhor...'. Sempre que achamos que o problema está na falta de algo a felicidade nunca chegará. Por outro lado, precisamos regatar o paradigma do 'Ser'. Linguagem correta: " Posso ser mais paciente. 'Posso buscar ajuda de alguém que possa me ajudar'. Sempre que buscarmos a solução dentro de nós estaremos pavimentando o caminho da felicidade.
- O paradigma do 'ser' por onde a vida começa.
. O nosso 'ser' é por onde a vida começa. O ser que carrego em meu DNA é o principal valor. O ser é uma combinação de fatores que valida a identidade de cada indivíduo. Esses fatores são: os paradigmas, os hábitos, os princípios e os valores. Os valores completam essa combinação. Funcionam como árbitros de nossas escolhas. Alguns exemplos práticos: se o meu valor é a família pesará na decisão de não aceitar uma grande oferta de trabalho que exigirá ficar maior parte do tempo em viagens longe da família. Se o meu valor é o espiritual pesará minhas decisões em não acumular horas de trabalhos que prejudiquem minhas atividades eclesiásticas. Se o meu valor está centrado em 'mim mesmo' pouco importará as pessoas à minha volta. Todos os papéis e demandas de cada indivíduo passam pelo filtro que vamos chamar de "PHPV', que são: (paradigma, hábitos, princípios e valores). Tomando-me por exemplo entram no filtro 'PHPV' as minhas multiplicas funções: cidadania, família, profissional, atividades religiosas. Todos esses papéis estão conectados com os meus paradigmas, hábitos, princípios e valores. Formate o seu "PHPV' e faça a sua própria auto avaliação se estão todos alinhados e congruentes com o seu proposito de vida.
. Paradigma do "Ser, 'Fazer e "Ter'.
- "Ser', "Fazer' e "Ter', deve ser a ordem natural da vida. Não queira mudar essa ordem o grande perdedor será você. Seguindo essa ordem a vida cumpre o seu papel. O sistema do mundo têm invertido essa ordem. Muitos pais, por terem passados por muitas privações materiais, querem dar outro destino aos seus filhos, pensam: 'vou trabalhar duro para que meus filhos não passem por privações que passei'. Uma boa causa com motivos equivocados. Os filhos não aprenderão o processo do ser, fazer e ter. É abandonar um paradigma divino por uma crença do menor esforço. A Bíblia trata essa inversão de valores de idolatria aos pais; não reconhecendo Deus como Provedor. A nação de Israel caiu nessa armadilha se contaminando com as práticas ímpias: " Olvidaste a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Deus que deu o ser" ( Dt. 32:18). Tire um tempinho e faça um retrospecto como está sendo o seu ano. Como você vem lidando com pendências do seu passado, se em algum momento você inverteu essa ordem.
"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:1,2)
Coloque em sua agenda começar 2021 praticando bons hábitos nos relacionamentos interpessoais. Relacionamentos são a base de sucesso em todas as áreas da vida. Em minha formação em perfil comportamental posso afirmar o quanto é importante o valor ao outro. Conhecer suas singularidades, seus pontos fortes e fracos. Quando entendemos as peculiaridades, o histórico de vida, a perfil do outro, os ganhos serão mútuos. O contrário, nos tornamos semelhantes àquele furioso motorista que saltou do seu carro, irado, depois de colidir em outro carro. Esbravejou e insultou: " Por que você não olha para onde está dirigindo? Já é a quarta colisão que acontece comigo hoje!" Buscar sempre um jeito de transferir responsabilidades aos outros. São hábitos nocivos que precisam ser abandonados.
Por amor a Cristo!




Nenhum comentário:
Postar um comentário