" No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que
os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os
adoradores que o Pai procura" João 4:23
Estamos na semana que antecede o natal de Jesus Cristo. Não teria
um tema mais adequado para refletirmos: "O TEMPO CHEGOU! DEUS À PROCURA
DE ADORADORES". Para muitos de nós cristãos está sendo a primeira vez
que assistiremos a celebração de Natal em nossas casas pela Internet.
Logo vem a pergunta: Mudará a nossa motivação em celebrar o Natal de Jesus?
Recordo-me dos meus tempos de criança que natal era a melhor época. Ganhávamos
presentes, tínhamos roupas novas e uma ceia farta. Muitos adultos ainda vivem o
natal como tempos de crianças. Nesse tempo de isolamento social estamos
tendo uma tremenda oportunidade para uma reflexão: Quem são
os verdadeiros adoradores que o Pai está a procura? A D O R A D O R!!!
.... vamos extrair da própria palavra ( Acróstico) quais são as marcas de um
adorador? Tenha liberdade de fazer o seu também:
A mar a Deus sobre todas as coisas.
- Amar a Deus é o maior dos mandamentos. Tanto expresso na Lei (AT) quanto expresso na Graça (NT). Adorar a Deus é um estilo de vida que independe de lugar e circunstâncias. "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" Mateus 22:37). Significa que os verdadeiros adoradores amam a Deus com tudo o que somos e temos. É fato! Deus não divide sua divindade com nenhum outro ser, pessoas ou coisas. O temor a Deus é o principio de toda sabedoria.
Dedicar o melhor a Deus.
- Deus não precisa de nada; pois, todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Olhando por essa perspectiva: Qual é o meu melhor além de mim mesmo? Esse deve ser o padrão bíblico para os verdadeiros adoradores: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" Romanos 12:1. Veja! Está falando de culto, de celebração; que deve ser espontâneo, relacional (coração) e racional (mente)
Oferecer a própria vida como sacrifício vivo.
- Não se discute! Vivemos na dispensação da Graça. O sacrifício que Deus nos pede: abdicar-se da velha natureza pecaminosa, oferecendo a Ele uma vida transformada e renovada no Espírito Santo. A motivação? Não para receber algo em troca; já recebemos a justificação e o perdão de nossos pecados. Mas sim, glorificar o seu Santo Nome. Isso, não será penoso oferecer um sacrifício de amor e gratidão dos verdadeiros adoradores. O que a bíblia enfatiza? "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar a boa e agradável vontade de Deus" Romanos 12:2.
Renunciar a velha natureza carnal.
- A verdadeira adoração a Deus só é possível com o abandono da
velha natureza pecaminosa. Todos nascemos assim. É uma questão de escolha: permanecer com essa natureza ou renuncia-la. É o que a Bíblia recomenda: "Assim,
façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade
sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria"
Colossenses 3:5. É uma atitude pessoa: "Assim, façam morrer..." . Uma renuncia diária, pois, precisamos entender que há uma luta constante da
carne com o nosso espirito. Devemos focar nosso alvo em Cristo e
permanecer nEle.
Amar o próximo como a si mesmo.
- Amar o próximo 'como a si mesmo' é o segundo grande mandamento. Trata-se das relações humanas. É o amor gerado da mesma fonte do primeiro mandamento: que gera vida. Esse é o teste se estamos vivendo a nova natureza em Cristo: "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte" I João 3:14. É óbvio! Um morto não adora a Deus. Aqui se trata de morte espiritual. Ou seja, sem nenhuma ligação com a reconciliação com a cruz de Cristo.
Desenvolver os dons espirituais.
- Os adoradores prestam serviços ao Reino de Deus. Os dons espirituais são habilidades sobrenaturais dadas pelo Espirito Santo para lidarmos com questões que envolvam: Glorificar a Deus, Edificar o Corpo de Cristo e Praticar boas obras ( Leia I Coríntios 12, sobre dons espirituais). Cada adorador precisa se encaixar em Coríntios 12. Se você se encaixou, saiba que Deus já o encontrou. Permaneça focado nessas três vertentes de um adorador.
Obedecer os seus mandamentos.
- Deus está à procura de adoradores que obedeçam os seus mandamentos, que deem bom testemunho da fé e que pratiquem boas obras. "Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada" I João 3:21,22. Você quer agradar a Deus em cheio? Pratique algo a alguém e não espere nada em troca. De preferencia a alguém que não sabe o seu nome nem quem você é. Deus saberá, é o que importa.
Resignar-se diante das provações.
- Não podemos negar que estamos vivendo tempos difíceis que tem trazido desesperanças a
muitos cristãos. Nesse Natal que as esperanças se renovem em nossos corações.
Ninguém, melhor que o Senhor Jesus Cristo, para entender a dor da perda, da
frustração e do abandono. Resignar não é entregar os pontos diante da batalha.
Não é aceitar prostrados as circunstâncias. Resignar é render-se àquele que
venceu todas as coisas, nosso Senhor Jesus cristo! Seja um verdadeiro
adorador nesse natal! Deus está à procura de você. Siga esse conselho bíblico:
" Irmãos, não se queixem uns dos
outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! Irmãos,
tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência
diante do sofrimento" Tiago 5:9,10,
Refletindo....
" Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura" Lucas 2:1012.


Nenhum comentário:
Postar um comentário