quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

MORDOMIA CRISTÃ - TRÊS PERGUNTAS PODEROSAS!

 

Esse tema é uma sequencia do tema anterior - ' +MDC -MDM= Mais de cristo, Menos de Mim'.  O grande desafio do cristão é responder a pergunta " Quanto de Mim?' Vamos buscar essa resposta na Palavra de Deus para três poderosas perguntas:

1- Quanto de Mim em Cristo?                                                                                           As Escrituras do Novo Testamento definem conversão como renuncia da natureza pecaminosa  para viver uma nova  vida em Cristo. Requer cem por cento de mim para para Cristo. Uma mudança  radical  implicando viver um novo padrão de estilo de vida:Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade" Efésios 4:22-24). Isso não se dá de forma instantânea no momento da conversão. É um início de  um processo  que as Escrituras chamam de santificação. Uma jornada  continua e persistente. O processo da  santificação conta com a ajuda do Espirito Santo. Significa uma  transferência gradual e continua de 'Mim  para Cristo'. Estando justificado em Cristo  estou  plenamente livre  para consagrar tudo de mim.  Os cristãos mais antigos lembram da letra do Cantor Cristão "Tudo Entregarei: "Tudo, ó Cristo, a Ti entrego. Tudo , sim, por Ti darei! Resoluto, mas submisso. Sempre, sempre seguirei". 

2- Quanto de Cristo em Mim?                                                                                           . O 'quanto de mim a Cristo' não é a mesma coisa do 'Quanto de Cristo em Mim'. Para entendermos essa diferença tomamos como exemplo a relação entre pais e filhos. Os filhos, enquanto pequenos, dependem cem por cento do cuidado dos pais. A medida que crescem vão se desvencilhando  dessa dependência.  Muitos filhos querem as benesses dos pais mais não querem dar a contra partida. Quantos crentes assim? Enquanto novos convertidos vivem apaixonados e dependentes de Jesus Cristo, com o tempo  vão se distanciando perdendo a essência do primeiro amor: o quanto de Cristo são as benesses. Alguns trocam Cristo por uma rotina religiosa. Outros, nem isso, fazem as suas próprias obras: interromperam o processo da santificação.  Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" I Pedro 1:14-18. 

3- Quanto de 'nós' no Reino de Deus?                                                                             . O 'Nós' esteve presente  desde a Criação. A Trindade divina se uniu num grande projeto da Criação. O ser humano teve destaque nesse grande projeto divino. Com a queda do homem, outro grande projeto envolvendo novamente a Trindade 'Nós'. Como? Deus Pai, doando o seu Filho Jesus para  justificação do pecador, consumando plenamente  na cruz; Deus Filho, enviando Deus Espírito Santo para  desenvolver o Reino de Deus. mundo. O 'nós' sempre fez parte da história da humanidade. 

Aplicando para o nosso contexto:  'O quanto de mim em Cristo', e o ' Quanto de Cristo em mim', formam  o 'Nós', de hoje.  É o que o Senhor Jesus Cristo  espera de você e de mim: " Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" Mateus 28:18-20).  Fantástico!  O ' aproximou-se deles' referem-se a você e a mim. Mordomia Cristã é uma estratégia divina onde é formada uma  grande Aliança de compromisso para expansão do Reino de Deus: " Eu, Você e Cristo". Você se sente nessa Aliança? 

Refletindo....                                                                                                                       . Três grandes perguntas exigem três grandes decisões. Pare, pense e faça essa oração: 'Tudo, oh Cristo, a Ti entrego. Corpo e alma, eis aqui! Este mundo mau, renego. Oh Jesus, me aceita a mim!' Não se sinta excluído. Faça parte do maior projeto de redenção divino. Amem.

Por amor a Cristo! 





5 comentários:

  1. Mais de Cristo e menos de Mim já tinha me edificado. Agora a pergunta "o quanto?" mexeu comigo de novo. Quanto de Mim em Cristo e quanto de Cristo em Mim. Me lembra Marta e Maria, irmãs de Lázaro de Betânia. Marta se esforçava para dar o MELHOR para Jesus, enquanto Maria decidiu da TUDO para Jesus. Preciso menos de Mim e me dar todo a Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus por esse texto.
    Creio e todos os dia tento viver Gálatas 2:20
    "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."

    ResponderExcluir