Estamos dedicando uma série de temas sobre mordomia cristã. A palavra mordomia é ser um administrador. Uma função importante trata-se de questões como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, outras. Para o cristão tem um peso mais extraordinário porque vai além de administrar no plano terreno. Qualificado a ser um administrar do próprio Deus, e isso, implica conexões com a eternidade. É o que a Bíblia diz: "Tudo que ligares na terra será ligado no Céu...' Mt. 18:18. Com esse nível de importância vamos desenvolver cinco razões: 'Mordomia Cristã - Qual o papel da Família ?' ....
2- A família deve receber o maior investimento neste mundo. Se concordamos que família é o maior bem aqui na terra, então, todas as atenções e investimentos devem priorizar a família. Deus planejou a família para ser um ambiente seguro para promoção da paz, longevidade de seus membros, transferir bênçãos geracionais. A família inteligente preserva a todo custo as instruções do fabricante. Há uma promessa de bênçãos para a família que praticar os mandamentos do Senhor: " Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos" Dt. 7:9. O casamento é um bem maior que deve ser investido em todo tempo. Estamos comemorando 45 anos de casamento (15/5). Houve períodos de acomodação, investimos superficialmente. Os investimentos que fizemos, participando de seminários, encontros de casais, para ajustes, foram maiores comparando se tivéssemos feito naturalmente, no tempo, na intensidade e na motivação certa. Pela graça de Deus construímos uma família abençoada, filhos casados e bem sucedidos. A experiência dos anos mostram que poderíamos ter investido mais intencionalmente, em áreas importantes, como nos relacionamentos, no emocional e ensino espiritual, no ambiente familiar. Mordomia Cristã inteligente coloca a família como investimento de prioridade.
3- Mordomia cristã começa na primeira infância. Um das negligências comuns da prática cristã a superficialidade como é tratado esse tema no ambiente familiar. Desinformação bíblica tratar mordomia cristã restrito as questões financeiras. A gestão da própria vida é a essência da mordomia cristã. Deus trata essa questão com muita seriedade: " Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse. Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão ao Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa" Dt. 6:1,2. Enquanto existir famílias neste mundo os decretos e ordenanças para a família estão em pleno vigor. O processo mais eficaz de aprendizado humano se desenvolve no ambiente familiar. A fase mais promissora de se ensinar é a primeira infância. Quando a família não cumpre o seu papel e quando deixamos de ensinar no tempo certo, colheremos resultados nefastos e toda sociedade sofre os danos. Provérbios 22:6 – ' Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele'. Família é um investimento para a eternidade. Uma criança treinada no ambiente familiar, a temer ao Senhor, assegurará uma vida de sabedoria, de justiça e longevidade saudável. O contrário, somente um milagre da Graça pode desfazer o mau ensino de uma criança na fase adulta. Mordomia cristã começa na primeira infância.
4- Mordomia cristã deve ser levado a sério antes do casamento. Os maiores índices de casamentos mal sucedidos deve-se a inabilidade de lidar com o dinheiro nos padrões bíblicos. Os filhos que não aprenderam na infância princípios básicos de finanças, - ganhar, gastar e poupar, chegam na adolescência achando que a vida é só gastar. Chegam na idade adulta muitos não estão prontos para o casamento, nem para assumirem a própria vida. Não aprenderam esse importante princípio Salomônico: " Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família" ( Pv 24:27). Interessante! Importante explorar o sentido da expressão "céu aberto". O jovem, enquanto solteiro, tem um caminho enorme para acertar e errar, semear e sonhar. Um período aberto para arrumar a vida para depois entrar na casa e formar a sua família. Faz sentido? Um jovem responsável, que prima pelos valores familiares, saberá o quanto pesará essa decisão de constituir a sua própria família. Os pais tem um papel importante nesse processo. " Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais" Jr. 29:6. As famílias estão diminuindo porque esses valores tem se perdido em um mundo egoísta onde as pessoas não querem ter trabalho com os outros. Cada geração o tamanho da família diminui. O jovem cristão pode retomar esses princípios traçados por Deus para a sua vida. Mordomia Cristã começa na preparação do jovem para o casamento e na jornada profissional.
5. A família é o ambiente para gerar o Shalom de Deus. A família é o principal ambiente para gerar o Shalom de Deus. Cristo é quem gera, em nós, a perfeita paz: " E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" Fp. 4:7. O termo Shalom em Hebraico é muito mais que expressar uma saudação ou viver em paz sem ser incomodado. Tem um sentido amplo, denota: ' integridade, totalidade, saúde, paz, bem-estar, segurança, solidez, tranquilidade, prosperidade, perfeição, plenitude, descanso, harmonia, ausência de agitação ou discórdia". Não é surpreendente? O Senhor Jesus Cristo possui todas essas características. É o Príncipe da Paz! Quem está em Cristo pode desfrutar do Shalom de Deus de forma completa. Mordomia Cristã plena é chegar nesse nível: viver o Shalom de Cristo. Por isso, Menos de Mim, Mais de Cristo!
' Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela' Salmos 127:1
Refletindo ....
Por amor a Cristo!
Irmão Arão sempre que leio suas postagens aprendo muito ... realmente a mordomia cristã não esta restrita a questão financeira mas de fato a boa e sábia gestão da própria vida.
ResponderExcluir