Os valores da fé acompanham homens e mulheres do Antigo quanto do Novo Testamento. Não se adquire numa religião, nem se adquire nos mercados religiosos. De onde nascem os valores da fé e como saber se estou vivendo por fé? A Bíblia está recheada de boas referencias de pessoas que passaram por grandes provas de fé:
- Os Valores da Fé não vendem ....
(a) Ilusionismo. O Evangelho da Salvação absolve o pecador da condenação da morte espiritual. Todos, igualmente, precisam de adestramento para enfrentar as batalhas do Reino das trevas, capitaneado pelo próprio Satanás: que veio para matar, roubar e destruir.
(b) Protecionismo. Não oferece seguro contra perseguição, pobreza, perdas.... Cada pecador salvo terá que carregar a sua própria cruz, testemunhar a fé cristã em meio as batalhas de um mundo tenebroso. Terá que prestar contas de seus próprios pecados, acertar a sua vida com sincero arrependimento. Os que abandonaram a Congregação dos santos retornem para não ser pego como as virgens imprudentes.
(c)) Prosperidade. Muitos já foram enganados com a teologia da prosperidade. No percurso da jornada há muitas surpresas. Deus prometeu a Abraão que seria rico e pai de nações: e foi. No percurso peregrinou em terras estranhas, passou fome e foi humilhado. Jó outro exemplo, homem integro, temente a Deus, rico, com uma abençoada família, no percurso da vida passou por duras provações e grandes perdas. O que não foi roubados desses homens os seus valores, semeiam para a eternidade.
2- Os difíceis testes de uma Fé aprovada
. Passar pelo teste politicamente correto - Os quatros jovens exilados da Babilônia foram surpreendidos ao receberem a notícia que foram selecionados a servir o rei. Não é coisa pequena para sonhadores, em condições de exilados e sem direitos a nada. Tiveram de submeter a um processo de qualificação e lavagem cultural. Os valores da fé, que carregavam no coração, pesou na hora de tomarem algumas decisões: rejeitaram participar das iguarias do rei, contaminadas de ingredientes idólatras. Impuseram condições passaram pelo teste: tornaram-se os melhores serviçais da corte. Palavras do rei: "Então, o rei falou eles (quatro); e entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei"( Daniel 1:19).
. Passar pelo teste do fogo - Os três jovens hebreus, cativos em Babilônia, tiveram que passar por um outro teste, desta vez mais forte: do fogo. O primeiro teste, não comer das iguarias do rei, desta vez, não se curvar a estatua para venerar o próprio rei. Os valores da fé decidiram por eles: lançados numa ardente fornalha, saíram ilesos. Mais uma vez não negociaram os seus valores. Veja o retorno da fidelidade a Deus: - os seus valores tiveram recompensas de prosperidade. O próprio rei reconheceu: "Então, o rei fez prosperidade a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia" Daniel 3: 19.
. Passar pelo teste do leão - Agora chegou a vez do jovem Daniel. Sua liderança no grupo dos quatro requereu, dele, um teste mais forte ainda: passar pela cova dos leões. Daniel já exercia uma posição importante no 'status' do rei. Sua capacidade e sabedoria, de gerir os negócios do rei, causaram inveja, ciúmes dos demais da equipe. Punido por não se curvar a estátua para adorar o rei , foi levado a cova dos leões, passou pelo teste da fidelidade a Deus: "O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele o livre' ( Dn. 6:16b). Deus resgatou Daniel numa situação que parecia morte certa. O leão pode representar os sistemas de governos, hostis, desagregadores e idólatras. Pesa sobre o cristão duras cargas de impostos, imposições e perseguição. Deus está atento a todas as coisas, no seu tempo virá o livramento. '
3- A Fé em que a Graça é suficiente. . Os valores da fé passa pelo teste do ' espinho na carne'. Todo cristão está incluído nesse teste. Nem o Apóstolo Paulo escapou: "Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim" 2 Cor 12,8,9. O Apostolo Paulo lutava com um tipo de enfermidade que ele mesmo chamou de 'espinho na carne'. Insistentemente pediu ao Senhor que tirasse dele. Deus não o atendeu. Deus responde a ele: " A Minha Graça Te Basta'. Você entendeu o recado de Deus? Uma grande lição tiramos aqui: Deus está revelando que há em cada um de nós muito mais pontos fortes que pontos fracos. Significa que não deixemos ser levados pelas nossas fraquezas. A Graça de Deus é suficiente.
. Os valores da fé passa pelo teste da hipocrisia. O Senhor Jesus Cristo abomina todo tipo de hipocrisia religiosa. Condenou os lideres religiosos pelas suas aparentes práticas. O Espirito Santo matou o casal Ananias e Safira, motivados pela hipocrisia religiosa, por mentirem ao ofertarem ao Senhor uma propriedade vendida ( Atos 6). Se esse critério do Espírito Santo se repetisse quantos ficariam vivos?
Refletindo....



Jamais negocio minha fé 🙏🙏
ResponderExcluirCéus! Que verdades profundas!
ResponderExcluirSeremos constantemente provados nesse mundo pecaminoso, com farturas, facilidades, modismos, "geitinho brasileiro",..., mas devemos nos manter na fé que o melhor está por vir em Cristo Jesus!!!
ResponderExcluirMuito bom este Artigo sobre Valores Inegociável.
ResponderExcluirTem sido posto no "balcão religioso" todo tipo de mercadorias e sido usado e recebido todo tipo de 'Moedas".
Que sejamos firmes e irredutíveis como os Jovens Hebreus na Babilônia e sejamos aprovados nos testes.