quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

VALORES DA FÉ - MERCADOS DA RELIGIÃO!

Os valores da fé acompanham homens e mulheres do Antigo quanto do Novo Testamento.  Não se adquire numa religião, nem  se adquire nos mercados religiosos. De onde nascem os valores da fé e como saber se estou vivendo por fé? A Bíblia está recheada de boas referencias de pessoas que passaram por grandes provas de fé:

1- Os Valores da Fé Não se adquire na Religião                                                                       . A fé cristã está sofrendo grandes baixas. Por conta dos mercantilistas da religião da fé. Prometem o que não podem dar, usam princípios bíblicos para valorizar suas expertises e muitos caem nas armadilhas da religião.  A doutrina da fé cristã nasce de entrega voluntária, de sacrifício com derramamento de sangue: custou a vida de nosso Senhor Jesus Cristo

- Os Valores da Fé não vendem ....

(a) Ilusionismo. O Evangelho da Salvação absolve o pecador da  condenação da morte espiritual. Todos, igualmente, precisam de adestramento para  enfrentar as batalhas do Reino das trevas, capitaneado pelo próprio Satanás: que veio para matar, roubar e destruir. 

(b) Protecionismo. Não oferece seguro contra perseguição, pobreza, perdas....  Cada  pecador salvo terá que carregar a sua própria cruz, testemunhar a fé cristã em meio as batalhas de um mundo tenebroso. Terá que prestar contas de seus próprios pecados, acertar a sua vida com sincero arrependimento. Os que abandonaram a Congregação dos santos retornem para não ser pego como as virgens imprudentes.

(c)) Prosperidade. Muitos já foram enganados com a teologia da prosperidade. No percurso da jornada há muitas surpresas. Deus prometeu a Abraão que seria rico e pai de nações: e foi. No percurso peregrinou em terras estranhas, passou fome e foi humilhado. Jó outro exemplo, homem  integro, temente a Deus, rico, com uma abençoada família,  no percurso da vida passou por duras provações e grandes perdas.  O que não foi roubados desses homens  os  seus valores,  semeiam para a eternidade. 

2- Os difíceis  testes de uma Fé aprovada                                                                               

. Passar pelo teste politicamente correto -  Os quatros jovens exilados da Babilônia foram surpreendidos ao receberem a notícia que foram selecionados a servir o rei. Não é coisa pequena para sonhadores, em condições de exilados e sem direitos a nada. Tiveram de submeter a um processo de qualificação e lavagem cultural. Os valores da fé, que carregavam no coração, pesou na hora de tomarem algumas decisões: rejeitaram  participar das iguarias do rei,  contaminadas de ingredientes idólatras. Impuseram condições passaram pelo teste: tornaram-se os melhores serviçais  da corte. Palavras do rei: "Então, o rei falou eles (quatro); e entre todos, não foram achados outros  como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso,  passaram a assistir diante do rei"( Daniel 1:19).                                                                                                                                                                 

. Passar pelo teste do fogo -  Os  três jovens hebreus, cativos em Babilônia,  tiveram que passar por um outro teste, desta vez mais forte: do fogo. O primeiro teste, não comer das iguarias do rei, desta vez,  não se curvar a estatua para venerar  o  próprio rei.  Os valores da fé decidiram por eles: lançados numa ardente fornalha, saíram ilesos. Mais uma vez não negociaram os seus valores. Veja o retorno da fidelidade a Deus: -   os seus valores tiveram recompensas de prosperidade.  O próprio rei reconheceu:  "Então, o rei fez prosperidade a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia"       Daniel 3: 19.   

 . Passar pelo teste do leão -  Agora chegou a vez do jovem Daniel. Sua liderança  no grupo dos quatro requereu, dele, um teste mais forte ainda: passar pela cova dos leões. Daniel já exercia uma posição importante no 'status' do rei.  Sua capacidade e sabedoria, de gerir os negócios do rei,  causaram inveja, ciúmes dos demais da equipe.  Punido por não se curvar  a estátua para adorar o rei ,  foi  levado a cova dos leões,  passou pelo teste da fidelidade a Deus: "O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele o livre' ( Dn. 6:16b). Deus resgatou Daniel  numa situação que parecia morte certa. O leão pode representar os sistemas de governos, hostis, desagregadores  e idólatras.  Pesa sobre o cristão duras cargas de impostos, imposições e perseguição. Deus está atento a todas as coisas, no seu tempo virá o livramento.                   '

3- A Fé em que a Graça é suficiente.                                                                                         . Os valores da fé  passa pelo teste  do ' espinho na carne'.  Todo cristão está incluído nesse teste. Nem o Apóstolo Paulo escapou:  "Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim" 2 Cor 12,8,9. O Apostolo Paulo lutava com  um tipo de enfermidade que ele mesmo chamou de 'espinho na carne'. Insistentemente pediu ao Senhor que tirasse dele. Deus não o atendeu. Deus responde a ele: " A Minha Graça Te Basta'.  Você entendeu o recado de Deus? Uma grande lição tiramos aqui: Deus está revelando que há em cada um de nós muito mais  pontos fortes que  pontos fracos.  Significa que  não deixemos  ser levados  pelas nossas fraquezas. A Graça de Deus é suficiente.

. Os valores da fé passa pelo teste da hipocrisia.  O Senhor Jesus Cristo  abomina  todo tipo de hipocrisia religiosa. Condenou os lideres religiosos pelas suas aparentes  práticas. O Espirito Santo matou o casal Ananias e Safira, motivados pela hipocrisia religiosa,  por mentirem ao ofertarem ao Senhor uma propriedade vendida ( Atos 6).  Se esse critério do Espírito Santo  se repetisse quantos ficariam vivos?    

Refletindo....

. Nesse tempo de tantas desesperanças e descréditos das religiões é momento propicio para direcionar a fé nAquele que deu a sua própria vida por você, Jesus Cristo. Volte-se para Cristo! Os mercantilistas da fé estão mudando suas estratégias.  Por conta do isolamento social,  esses mercadores da fé estão criando 'Igrejas  Onlines', arrebanhando multidões de  membros das Igrejas Congregacionais. Outros mercadores estão trazendo confusão na mente dos crentes fracos ensinando que dizimar não é bíblico. Estão  engrossando seguidores através do Youtuber: quanto mais seguidores maiores os ganhos. Os filhos de Deus não serão  abençoados deixando de  investir  no Reino de Deus e abandonando suas Congregações.   

Por amor a Cristo! 








4 comentários:

  1. Seremos constantemente provados nesse mundo pecaminoso, com farturas, facilidades, modismos, "geitinho brasileiro",..., mas devemos nos manter na fé que o melhor está por vir em Cristo Jesus!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este Artigo sobre Valores Inegociável.
    Tem sido posto no "balcão religioso" todo tipo de mercadorias e sido usado e recebido todo tipo de 'Moedas".
    Que sejamos firmes e irredutíveis como os Jovens Hebreus na Babilônia e sejamos aprovados nos testes.

    ResponderExcluir