Somos movidos por forças interiores que nos conduzem tanto ao sucesso quanto ao fracasso. A vida é tão engenhosa que podem ocorrer que pontos fortes se tornem obstáculos para uma vida vitoriosa. A personalidade humana possui fatores marcantes de pontos fortes e que carregam pontos fracos. Os grandes vultos da bíblia como Abraão, Jacó, Sansão, Saul, Davi, Paulo, lutaram com os seus pontos fracos. Todos nós lutamos com o nossos pontos fracos. Destacaremos os pontos fracos mais comuns.....
1- Dominado pelo Medo.
“... E Davi levantou-se, e fugiu, aquele dia, de diante de Saul,
e veio a Aquis, rei de Gate ( I Sm.21:10).
e veio a Aquis, rei de Gate ( I Sm.21:10).
O forte não elimina o medo. Exemplos como: Davi venceu um gigante, foge de Saul para não morrer. O profeta Elias agigantou-se contra as ameaças do rei Acabe, matou 850 profetas, em seguida fugiu das ameaças da idólatra Jezabel. O medo é um ponto fraco interiorizado em cada um de nós. Age sorrateiramente no momento quando mais precisamos de coragem. Muitos de nós por não cuidarmos do ponto fraco medo acabamos fugindo de grandes desafios e sucumbimos no percurso do caminho. Você passou por alguma experiência onde o medo interrompeu seu avanço em alguma área de sua vida?
2- Usar a Mentira como Defesa.
“... E disse Davi ao Sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio e me disse: Ninguém saiba deste negócio pelo qual eu te enviei e o qual te ordenei...”( I Sm. 21:2).
Difícil encontrar alguém que diga: nunca menti. A mentira é um ponto fraco muito usado como defesa. A mentira é um dos recursos do medo. Abraão mentiu com medo ao declarar que sua esposa era sua irmã. Na verdade, Sara, era sua meia irmã, o que está em questão que tratava-se de sua esposa, mentiu por medo. Davi ao fugir do rei Saul, inventou uma história que estava em missão a serviço do rei: argumentou que tratava-se de uma missão secreta e urgente. Uma mentira que causou uma tragédia a morte de 84 sacerdotes. A mentira tem se tornado um instrumento de "defesa' para omitir a verdade. Infelizmente quantos vivem na impunidade instigado, por Satanás, o pai da mentira.
Por mais que sejam fortes as circunstâncias nada justificará usar a mentira como argumento de defesa. Cada vez que abandonamos nossos pontos fortes acabamos alimentando as nossas fraquezas. É impossível passarmos pela vida e não sermos tentados a mentir. A tentação não é pecado enquanto não se tornar em ato consumado. E você? Vivenciou uma experiência usando o recurso da mentira?
3- Usar a Arma do Inimigo.
“...E disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe à mão nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era apressado. E disse o sacerdote: A espada de Golias, o a quem tu feste no vale do Carvalho, eis que ela qui está ...... e disse Davi não há outra semelhante; dá-ma” (1 Sm 21:8,9).
As forças contrárias se unem em efeito cascata. Davi é mais uma vez o nosso exemplo, tomado pelo medo do rei Saul inventou uma mentira, apropria-se da espada que era de Golias. Quantos de nós nos envolvemos em situações embaraçosas financeiramente? Para tentar sair dos embaraços apropriamos de recursos e meios que a bíblia não referenda. Isso faz algum sentido para você? O apóstolo Paulo alerta para o desvio de conduta - Quando se dá? Quando deixamos de lutar com as armas espirituais, substituindo-as pelas armas humanas: 'As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas' 2 Co 10:4. Vem a sua lembrança algum momento em que você caiu nessa armadilha?
4- Buscar Refúgio em Cavernas.
“....E Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão...” ( I Sm. 22.1.a)
Davi teve um declínio vertiginoso do palácio para uma caverna. O profeta Elias depois de uma extraordinária vitória contra os profetas de Baal se escondeu numa caverna. A caverna não combina com homens fortes. As cavernas de nossos dias podem significar: desvios morais, desvios espirituais e desvios dos padrões. Enquanto escrevo vem a mente poderosos homens dos negócios, da politica, lideranças religiosas, esconderam-se em cavernas imorais, estão encavernados em prisões por não cuidarem de seus pontos fracos.
5- Sacrificar a Família na Busca de Sucesso.
“... E Davi e os seus homens vieram à cidade, e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos” ( I Sm. 30:3).
Todos nós somos visionários temos objetivos e metas a vencer. Nessa busca pelo sucesso nada justifica deixar a família para trás. Davi, por duas vezes, se deixou levar pelo seu ponto fraco. Fugiu de Saul deixando para trás a sua mulher Mical. Nesse seu ímpeto de conquista se oferecia a guerrear até mesmo ao lado do inimigo do seu próprio povo. Numa de suas idas e vindas de batalha, retornou para junto de sua família já não mais a encontrou, havia sido sequestrada pelos inimigos.
Essa história se repete na vida de muitos de nós. Na busca de nossas realizações pessoais deixamos nossas famílias vulneráveis. Nada justifica sacrificar a família por mais promissor que seja o projeto de vida.
6- No sucesso Dominado pela Soberba.
"... Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: 'Pequei gravemente com o que fiz!..."( 2 Sm.24:10).
O sucesso pode abrir caminho para a soberba. Davi experimentou extraordinário salto na sua trajetória, De 400 homens que seguiam a sua liderança chegou a 1.300.000 soldados ( 2 Sam .24:9). Isso mexeu com a sua vaidade. Desagradou a Deus. O sucesso deixa de ser sucesso quando a soberba toma conta do coração. Muitos talentosos lideres e empreendedores sucumbem com o seu ponto fraco chamado soberba.
"... Por isso, por amor a Cristo , regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte"( 2 Co. 12:10)
Os pontos fracos são avisos indicando que estamos desviando de padrões inegociáveis. Como a luzinha do painel de um carro que aponta que algo precisa ser revisto. Os pontos fracos são agentes alimentadores entre outras coisas, soberba, altivez, vaidade desordenada. Contudo, pode se tornar um aliado de crescimento a exemplo do apostolo Paulo que aprendeu a lidar com as fraquezas: " Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte" 2 Co 12:10. A Bíblia faz esses registros negativos de seus heróis para aviso nosso. Precisamos investir em nossos pontos fortes e não descuidarmos das fraquezas. Amem! Por amor a Cristo!


Ti chegando lá meu ponto fraco o medo.
ResponderExcluirMeu ponto fraco tbm tem sido o medo!
ResponderExcluir