“ Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” ( Provérbios 31:30)
No dia 08 de março comemora-se o “ Dia Internacional da Mulher”. Uma data importante para homenagear pessoas especiais em nossa vida e a oportunidade em refletir do valor e do papel da mulher na família e na sociedade.
Mulher virtuosa é uma designação bíblica que denota uma pessoa dotada de virtudes. Para caracterizar uma mulher virtuosa sua trajetória de vida passa pelos desafiantes papéis de filha, esposa, nora, mãe, sogra, avó, bisavó, tataravó e empreendedora nas diversas áreas da sociedade. São papéis que vão abençoando gerações.
Importante ressaltar que Deus não criou uma super criação. Contudo criou a mulher com singularidades de gerar filhos, transmitir confiança, diligenciar o ambiente familiar, organizar e cuidar. Deus ao concluir sua mais perfeita obra fechou com chave de ouro toda obra de sua criação. Ao final se deleitou no que fez: “ Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. Descansou de suas obras.
Ao capacitá-la com muitas habilidades o Criador não teve o propósito de fazer da mulher uma máquina humana para simplesmente executar tarefas ou ser objeto sexual. Mas ser amada, honrada e valorizada. O livro de Provérbios descreve, no capítulo 31, qualidades de uma mulher virtuosa: uma mulher de força e polivalente. Destacaremos algumas dessas qualidades:
. Inspira confiança
(v.12) Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida”.
. Hábil na condução do lar
(v. 15 ) “ É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas”.
. Apoiadora do marido
(v.23) Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra”.
. Sábia na educação dos filhos
(v.26) “ Falas com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”.
. Empreendedora
( v.16) “... Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho”.
Todas essas virtudes são plenamente atingíveis a todas as mulheres. Como condição ser mulher sábia, com a missão de construir e edificar a sua própria família ( Pv. 14:1). O sentido da palavra 'Edificar' não se trata de construir suntuosas mansões, mas empenhar-se em edificar o caráter dos que estão sobre o seu abrigo maternal e dos seus cuidados. Com esse propósito a mulher virtuosa terá muito trabalho pela frente sem expectativas de recompensas. Encarar como uma nobre missão que requererá árduo e alto preço de renuncia. Por ser nobre e árdua nem todas mulheres estão dispostas a pagar o preço.
Encontramos na galeria Bíblica exemplos de Mulheres extraordinárias do passado e acrescentamos as as mulheres de hoje que cumpriram e cumprem papéis pelas quais foram criadas. São mulheres extraordinárias estão espalhadas pelo mundo e em múltiplas habilidades e funções, desde a administração da família, como pilotar um super sônico militar, conduzir uma modalidade olímpica, nas pesquisas científicas, comandar uma nação, conduzir grandes ministérios .... Alguns exemplos:
- Rute serviu a sua sogra, Noemi, em circunstâncias das mais difíceis para ambas. Fez o que fez não por ambicionar coisas grandes no futuro. Contudo a sua fidelidade e companheirismo a sua sogra rendeu-lhe dividendos que marcaram gerações, vindo a ser avó do maior rei das história de Israel. Não parou aí, da sua descendência veio o Senhor Jesus Cristo.
- Ester, órfã e exilada, chegou ao posto de rainha, serviu o seu povo num momento mais difícil de sua história. Olhando para as possibilidades de uma menina órfã e exilada, aos olhos humanos seria impossível alcançar alguma coisa em uma terra estrangeira. Que lição de vida! Para Deus não há impossibilidades nem improváveis.
- Débora, não recusou em servir o seu povo. Colocou-se na posição de juíza, suprindo uma lacuna masculina se colocou como comandante do exército e salvou o seu povo de um ataque inimigo ( Juízes 4). Reconhecida como “´mãe em Israel”.
- Maria, abdicou-se de uma vida normal, pagou um alto preço para ser a mãe do Salvador do mundo. A mulher quando decide temer a Deus encara sua missão como privilégio. Conscientemente assumi o ônus da missão, abdica-se de ter uma vida 'normal' no padrão do mundo. Ao decidir gerar filhos, cuidar de uma família, levar o marido ao topo de uma ascensão profissional, ser empreendedora, - isso significa abdicar-se de ter uma vida normal.
Faço uma Especial Homenagem a uma Mulher de '4 I's' ...
Inteligente....Inovadora.... Inspiradora ... Influenciadora....
A mulher homenageada chega ao 65 anos, jovial, bela e empoderada. Uma mulher de '4I's'. Inteligente! Com méritos acaba de se formar em Coaching. Continua sonhando e investindo na sua vida para crescer e contribuir. Sua história de vida é inspiradora! Como filha cuida da mamãe aos 89 anos. Como mãe, sogra e avó divide seu tempo e atenção para atender o chamado quando dela precisam. Uma avó muito concorrida pelos seis netos. Como esposa sendo forte e sábia para superar as tensões no casamento. Com sua sábia direção e resiliência soube lidar com o tempo e já se passaram 44 anos de casamento. inovadora/empreendedora! Cumpriu com galhardia uma carreira pública até a aposentadoria. Influenciadora! Como serva do Senhor, liderou grandes congressos de mulheres, atualmente coordena o curso Mulher que Prospera. Em parceria com o marido coordenando Escola da Família, Comitê da Universidade da Família, Coordenação e Supervisiona pequenos grupos em sua Igreja, Seminários e palestras.
Como marido faço essa justa e sincera homenagem a minha querida esposa, Elzi Garcia Salgado. Não se trata de uma super mulher, de uma mulher que decidiu não ficar na zona de ' ser normal' para cumprir um propósito de multiplicar os dons que Deus entregou em suas mãos. Encerro essa homenagem apropriando-me dos últimos versos de Proverbios 31 "Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que ateme ao Senhor, essa será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras"( Pv. 31:30,31)
- Nossa homenagem especialíssima as mulheres que abdicaram de seus projetos pessoais para servir a Deus de forma integral. São mulheres virtuosas e especiais; não procriam filhos biológicos, mas estão povoando os Céus, com filhos espirituais. São dignas de ser louvada!
A mulher que honra a Deus, jamais fracassará, - porque ela...
. Prioriza o seu relacionamento com Deus;
. Não abre mão do comprometimento com seu lar e com a sua família;
. Responde com eficácia seus compromissos profissionais e as tarefas assumidas;
. Dedica serviços para Deus através dos ministério da Igreja e na comunidade.
. Preza a sua feminilidade, porque entende que é um dom de Deus.
Oração de gratidão
“ Obrigado Senhor, por ter criado um ser tão especial e com tantas habilidades. Que cada mulher se sinta amada de Deus, tenha orgulho em ser mulher. Se veja como o senhor a vê. Tenha em mente que ser Mulher é um privilégio e não um fardo. Que o Senhor as abençoe rica e abundantemente. ” Amem!
Por amor a Cristo!


Nenhum comentário:
Postar um comentário