"Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado" Tiago 4:17
O tema que vamos discorrer tem tudo a ver comigo, provavelmente com você também. Não deixe passar batido não procrastine a leitura desse texto: "Procrastinação - Agora não, Farei Depois!''. Significa: " colocar para frente: protrair o corpo. Adiar para outro momento; espaçar, adiar, protelar: protrair um prazo. Estender o tempo de duração de; prolongar, demorar: protrair o a viagem. Sinceramente é familiar para você? Então, vamos encarar como um problema que aflige a todos nós. Identificaremos alguns sintomas importantes:
1- Falta de Resolução.
Ser resoluto é ser determinado. Ter a capacidade de tomar as próprias decisões consciente das consequências e dos resultados. Em meio de tantas incertezas, concorrências desonestas, circunstâncias desfavoráveis é preciso ser resoluto nas tomadas de decisões. "Agora Não, Depois Farei" são atitudes mais frequentes da procrastinação. O ser humano é motivado pelo proposito. O propósito define a intenção, a prioridade e produtividade. As intenções determinam as prioridades. e as prioridades determinam a produtividade ( livro Única Coisa de Gary Keller Jay Papasan). A falta de resolução dar lugar a procrastinação um parasita que suga a energia e rouba sonhos.
2- Falta de Foco.
Ter foco na vida é fazer uma gestão inteligente da própria vida. Significa: 'ter um objetivo, ser determinado a alcançar ou atingir uma meta, ter prioridade em fazer algo não desvirtuando ou sabotando o foco ...' As estatísticas mostram duas causas principais mais frequentes para não atingirmos nossas metas: 1) falta de foco; (2) procrastinar as tarefas. Realizamos recentemente um Seminário Mordomia Cristã, o gráfico acima é resultado de uma pesquisa em que aponta um índice preocupante de pessoas que lutam com a procrastinação. Boa parte dos entrevistados são lideres em diversas esferas. O autor do livro ' O Poder da Ação', dr. Paulo Vieira, coloca o foco em três dimensões: 1) Foco visionário - elaborar com clareza as metas e objetivos, a ponto de construir uma imagem mental com nitidez; 2) Foco comportamental - dedicar tempo e atenção para produzir energia suficiente para gerar mudanças internas e externas; 3) Foco Consistente - capacidade de manter em mente o foco visionário e o comportamental por tempo suficiente para que as mudanças desejadas sejam consistentes em grande escala. A procrastinação é um desvio comportamental, coloca em cheque o cumprimento das metas.
3- Falta de Disciplina Pessoal.
Disciplina é a disposição de cumprir uma tarefa, uma missão, independente de gostar ou não. A disciplina inibe a procrastinação de agir em nossa vida. A falta de disciplina gera indiferença que pode causar danos a outras pessoas. Valores como respeito, amor, lealdade, cooperação vão perdendo no caminho da indisciplina. Ser uma pessoa disciplinada não significa que terá sucesso garantido em tudo que faz. A vida não funciona assim, é complexa, depende de meios, pessoas e oportunidades. Aprendemos com um provérbio Chinês "Para percorrer a jornada mais difícil, precisamos apenas dar um passo por vez; só não podemos parar de andar'. Precisamos ser disciplinados até para relaxar e ter tempo de entretenimento. Eclesiastes cap. 3 aponta diferentes tempos na vida. " Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todas as coisas debaixo do Céu" (Ecl. 1)
4- Falta de Amor Próprio.
O amor próprio é um valor intransferível de cada ser humano. Quando deixo de valoriza o que sou ninguém fará isso por mim. Quando procrastino a execução de um projeto importante que me levará ao sucesso estarei decretando o meu próprio fracasso. Quando empurro para frente uma tarefa importante que deve ser para hoje, quebro um valor moral; vai para conta da infidelidade. Infidelidade é um desvio de conduta; ao se tornar um hábito, inevitavelmente, afetará a relação com Deus e com as pessoas. Quando se chega a esse nível os sentimentos sabotadores tomam conta do coração, o mais frequente o sentimento de rejeição. Afloram pensamentos do tipo, Deus não me ama, as pessoas não me amam, não tenho nenhum valor. Já se instalou um quadro de disfunção emocional e falta de amor próprio.
5- Falta de Autorresponsabilidade
Gosto muito da aplicação do livro do dr Paulo Vieira "O Poder da Ação'. Em sua analise sobre o Poder da Ação bate duro com as 'historinhas' que costumamos contar quando procrastinamos uma tarefa. As 'historinhas' não servem para nada, a menos que nos contentemos com o nada. 'Tem poder quem age, e mais poder ainda quem age certo, no tempo certo na intensidade certa" ( Paulo Vieira). A autorresponsabilidade elimina as 'historinhas' e nos coloca no mesmo nível de deveres e direitos. Elimina todo tipo de procrastinação voluntária. O processo educativo começa na tenra idade. As crianças aprendem muito cedo a não cumprirem suas tarefas e são ágeis em contar 'historinhas'.
"O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria" Ecl.9:10.
Refletindo...
A pandemia que atingiu todo o Planeta está modelando um novo normal em todas as esferas da vida, família, social, profissional, espiritual e relacional. Adaptarmos a esse novo tempo é uma exigência global urgente e sem procrastinar. Essa nova realidade que se desenha nos levará a ações em tempo real. Para isso precisamos considerar os tópicos abordados: resolução, foco, disciplina pessoal, amor próprio e autorresponsabilidade. Qual é o seu nível de procrastinação? Reflita com o coração o texto de Eclesiastes 9:10. Amo esse texto Bíblico faz parte da minha vida desde adolescência. Nos momentos em que vacilo confronta-me para as minhas responsabilidades. Glória a Deus!
Por amor a Cristo!

Como sempre, gostei demais do artigo. Este me apanhou em cheio como uma perdizes fugindo do perdigueiro. A Procastinação ainda é um dos meus maiores problemas.
ResponderExcluirObrigado mais uma vez it. Arão por este exortando.
Isso aí parceiro!
ResponderExcluirComente você também: o que decide mais....?