quarta-feira, 7 de abril de 2021

REJEITAR A SI MESMO, A PIOR DAS REJEIÇÕES!

 

' O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem' Salmos 118:6 

. Rejeição é um dos piores sentimentos que o ser humano enfrenta. São várias as causas da rejeição as principais são quando nos tornamos vítimas  de abuso, abandono, falta da bênção. A pior das rejeições é quando rejeitamos a nossa própria identidade.  A condição humana decaída por si só já é um campo fértil para desenvolver sentimentos de rejeição. Em forma de acróstico vamos usar a própria palavra "REJEIÇÃO'  para levantar   possíveis efeitos  quando rejeitamos a própria identidade: 

R EJEITAR QUEM EU SOU.                                                                                    Rejeitar quem eu Sou é  a pior das rejeições. O ponto central da existência é o reconhecimento da própria identidade. Não há digitais iguais. O Salmo 139 trás a descrição em detalhes como cada ser humano  foi criado. Rejeitar a minha identidade coloca em cheque o meu destino, com isso,  todo um projeto que Deus traçou para a minha  vida desagua em fracasso. Quando a pessoa não acredita no que ela é ao passar por momentos de frustrações  transfere as pessoas e a Deus a responsabilidade. Reage quando recebe uma avaliação negativa. Perde a percepção da própria vida.

E SCOLHER CAMINHOS DE FUGA.                                                                     A fuga é o caminho mais fácil para quem se sente rejeitado. Nas minhas experiências profissionais como  Consultor de Carreira, Coach e discipulado, tenho deparado com pessoas  que desabafam de suas  frustrações por ter escolhido caminhos de fuga e não ter encarado seu próprio destino. Outros motivos escolher carreiras da moda ou carreiras que mais lhes dessem sucessos financeiros. Todo caminho de fuga leva a um só destino juntar-se a multidão.  A regra da multidão salve-se quem puder. Como se imaginar sendo um peixe num  grande aquário com milhares de  quantidade de peixes famintos disputando um punhado de ração. Olhando para esse cenário na vida real o que se colhe são  frustrações e sentimentos de rejeição,

J USTIÇA PRÓPRIA COMO RECURSOS DE DEFESA.                                        O resultado em  rejeitar a própria identidade  instala-se um sentimento negativista  de que tudo e todos estão contra a pessoa.  Há duas possíveis possibilidades: 1) escolher o isolamento social, criar uma concha para se proteger; 2)  bater de frente e  usar todas as armas que puder. Isso é  justiça própria como recursos de defesa.  Um tipo de  cegueira  espiritual onde o  julgamento é exercido  na força da carne. Normalmente são pessoas que se alimentam de vingança não aprenderam a linguagem do  amor nem do perdão. 

E SPERAR RECEBER SEMPRE UM SIM.                                                           São pessoas que não aceitam um  'não'.  Quando crianças normalmente  recebiam sempre 'sim'. Apreendi  muitas  lições da história de vida de Jia Jiang. Autor do livro 'Sem Medo da Rejeição''. O autor foi buscar através de experiências pessoais como superar o  próprio medo de ser rejeitado. Aprender  a  ouvir 'nãos' e se tornar mais confiante.   ( O Autor passou por 100 experiências em 100 dias - recomendo a leitura do livro). Uma das lições que compartilho: há momentos na vida que  é melhor ouvir um 'não' que um 'sim', mesmo que seja muito dolorido.  Nós, pais, entendemos isso:  nem sempre damos 'sim' a um pedido de um filho. Muitas vezes falhamos  em não explicar o 'por quê' do não. O  'por quê' é pedagógico fecha a porta para rejeição.  O próprio Senhor Jesus Cristo recebeu um 'não' do Pai, quando disse: "Se for possível passa de mim esse cálice'. O 'não' do Pai foi o grande 'sim' do seu amor por nós. Se você  se encaixa nesse tópico  saiba que pode estar tomado por um sentimento egoísta, narcisista e possessivo. Provavelmente já esteja enfrentando sérios problemas em querer agradar a todos com constantes 'sim', até se sacrificando financeiramente para não sofrer rejeição.  Rejeição é uma semente sempre  reproduzirá rejeição.

NVERTER OS VALORES                                                                                      Os valores trabalham  tanto a favor  como  contra. Duas máximas da vida: somos o que amamos e fazemos o que valorizamos. Depois disso colhe-se os resultados. Não colhemos fracassos, colhemos resultados.  O amor é um valor importante da vida. Se com certa frequência nos sentimos desamados por pessoas importantes em nossa vida inevitavelmente gera uma sentimento de rejeição. Permanecendo esse sentimento de rejeição a moeda de troca é ser indiferente com as pessoas. Outro valor importante é a fé em Deus. Quando o valor amor não faz  mais nenhum sentido a fé entra em declínio.  A inversão de valores  gera  aversão da espiritualidade instala-se uma barreira entra a pessoa e Deus.  A Bíblia diz aquele quem não ama  não conhece a Deus  (I João 4:8) . Tudo que ocupa o lugar de Deus a Bíblia denuncia como idolatria. É muito comum, até mesmo entre cristãos, para  superar a rejeição  desenvolver um ativismo  emocional buscando a aprovação das pessoas. É uma forma de idolatria.

Ç ORAÇÃO MARCADO PELO NEGATIVISMO                                                       O coração e o centro da vida. A Bíblia faz dezenas de referencias sobre a importância de cuidar do coração, não só no aspecto físico como o seu papel no aspecto das emoções e desejos. Provérbios 4:23, diz: ' Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida". Um coração marcado pelo abandono, abuso, palavras depreciativas vai gerar lixos emocionais que geram pensamentos e emoções tóxicas. Geralmente desenvolvem hábitos nocivos como amargura, ceticismo  e negativismo. A boa notícia que Deus é especialista em órgão humano e nada  é impossível a Ele recompor um coração enfermo: "Dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne" ( Ez. 36:26) 

A PRENDER COM AS REJEIÇÕES                                                                          A vida é um  permanente aprendizado. Aprendemos mais com os erros do que com os acertos. A grande sacada da vida é que amanhã eu posso ser melhor que hoje. Entender que a rejeição não é um destino mais oportunidade de correção de rotas.  Aceitar as rejeições como feedback para avaliar, corrigir e buscar novas soluções. Valorizar os por quês dos nãos. Nunca desperdiçar nenhuma rejeição. Na vida há sempre um dia de recomeço, que esse dia seja hoje. Procurar sempre o ponto de equilíbrio entre o sim e o não. Fazer uma permuta com Deus trocar o coração de pedra por um coração novo de carne. Aprender a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Uma virada de destino! 

0 OUVIR A VOZ DA PROPRIA CONSCIÊNCIA.                                       

A voz da consciência é a sua única voz. Procure ter um tempo com você  e com a sua consciência. Saia por um pouco da multidão agitada, das poluições  das redes sociais. Aquiete-se! Ouça o barulho das árvores, o cântico dos pássaros e sinta a presença do Espírito Santo. Esvazie-se das bagagens emocionais que causaram tantas dores e sentimentos de rejeição. Leve tudo para Cruz de Cristo! Receba o perdão de Deus por acreditar e deixar que tomassem conta do seu coração. Leia o Salmo 139, colocando o seu nome em cada pronome pessoal ( É Você...!)  ninguém mais. Amem!

'Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor' Romanos 8:38,39 

REFLETINDO...

 Por mais que a vida esteja sendo cruel com você saiba que Deus está atento as suas necessidades. O Salmo 27:10, diz: " Ainda que meu pai e minha me abandonem, contudo o Senhor me acolherá ". É o bastante! O perdão é o remédio terapêutico para curar as feridas traumáticas da rejeição. Libera o transgressor  da dívida física, moral e espiritual para viver o infinitamente mais de Cristo. 

Por amor a Cristo!  


Um comentário: